Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3498
Tipo do documento: Dissertação
Título: A motivação para a aprendizagem em Filosofia no ensino médio: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The motivation for learning philosophy in high school: a case study in the 3rd year of high school at Centro de Ensino Alves Cardoso in São Mateus do Maranhão
Autor: OLIVEIRA, Marinalva Gonçalves 
Primeiro orientador: BIANCHINI, Angelo Rodrigo
Primeiro membro da banca: BIANCHINI, Angelo Rodrigo
Segundo membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Terceiro membro da banca: COSTA, Cristiane Dias Martins da
Resumo: A pesquisa que aqui se apresenta constitui uma reflexão teórica e prática para a aprendizagem de Filosofia à luz da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. O interesse pelo tema nasceu das experiências construídas ao longo de dez anos como docente na disciplina Filosofia no ensino médio. Tal trabalho resulta de um estudo de caso de natureza qualitativa realizado com 20 alunos do terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino Alves Cardoso no município de São Mateus do Maranhão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a motivação para a aprendizagem na disciplina Filosofia no ensino médio, utilizando como estratégia metodológica a aplicação de uma Webquest1 . Tal objetivo materializa-se numa sequência didática para o ensino de Filosofia no 3º ano do ensino médio. Para este estudo nos fundamentamos em Marx e Vygotsky, entre outros. No desenvolvimento da pesquisa, buscamos analisar possibilidades pedagógicas na perspectiva da motivação para a aprendizagem de Filosofia; nesse sentido, partimos dos fundamentos filosóficos e psicológicos da Teoria Histórico Cultural para uma reflexão sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio da rede estadual do Maranhão, contrapondo-a às orientações formais constantes dos documentos da rede e finalmente propondo como possibilidade uma estratégia metodológica originária das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para o planejamento e elaboração da estratégia metodológica, consideramos os conhecimentos encontrados na tradição filosófica e o ato de filosofar como complementares, possibilitando ao aluno do ensino médio a reflexão acerca da sociedade hodierna com o apoio de conhecimentos já registrados na tradição filosófica. Para a análise da motivação para a aprendizagem de Filosofia no contexto escolar, utilizamos o suporte fornecido pelos estudos bibliográficos da teoria histórico cultural, mais especificamente a teoria da atividade de A. N. Leontiev. Partimos dos pressupostos que os motivos para qualquer atividade humana são erigidos socialmente e o conhecimento é o objeto que impulsiona a atividade do aprendiz, portanto, a organização do trabalho docente deve ter a motivação do aprendiz como ponto de chegada e não de partida. Como instrumentos para a coleta e análise de dados, foram utilizados questionários e a observação participante. Longe de apresentar resultados conclusivos, a pesquisa acena possibilidades do emprego da metodologia Webquest para planejamento de atividades de ensino de filosofia na perspectiva da motivação do aprendiz.
Abstract: The presented research constitutes a theoretical and practical reflection for learning Philosophy in the light of Vygotsky's Historical Cultural Theory. The interest in the theme arose from the experiences built over ten years as a teacher in the discipline Philosophy in high school. Such work results from a qualitative case study carried out with 20 students of the third year of high school at the Centro de Ensino Alves Cardoso school in the city of São Mateus in Maranhão. The general objective of the research was to analyze the motivation for learning in the Philosophy discipline in high school, using as a methodological strategy, the application of a Webquest, such objective materializes in a didactic sequence for the teaching of Philosophy in the 3rd year of high school. For this study we are based on Marx and Vygotsky among others. In the development of the research we seek to analyze pedagogical possibilities in the perspective of motivation for learning Philosophy, in this sense we start from the philosophical and psychological foundations of Cultural Historical Theory for a reflection on the teaching of philosophy in the High School of the Maranhão state network, contrasting it to the formal guidelines contained in the network's documents and finally proposing as a possibility a methodological strategy originating from Information and Communication Technologies. For the planning and elaboration of the methodological strategy, we consider the knowledge found in the philosophical tradition and the act of philosophizing as complementary, enabling the high school student to reflect on today's society with the support of knowledge already recorded in the philosophical tradition. For the analysis of the motivation for learning Philosophy in the school context, we used the support provided by the bibliographic studies of cultural historical theory, more specifically the theory of activity of AN Leontiev, we start from the assumptions that the reasons for any human activity are socially erected and knowledge is the object that drives the learner's activity so the organization of the teaching work must have the learner's motivation as the point of arrival and not as point of departure. As instruments for data collection and analysis, questionnaires and participant observation were used. Far from presenting conclusive results, the research suggests possibilities of using the Webquest methodology to plan activities for teaching philosophy in the perspective of the learner's motivation.
Palavras-chave: aprendizagem;
ensino de Filosofia;
teoria histórico cultural;
tecnologias de informação e comunicação;
learning.
Philosophy teaching;
cultural historical theory;
information ommunication Technologies.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: OLIVEIRA, Marinalva Gonçalves. A motivação para a aprendizagem em Filosofia no ensino médio: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhão. 2021. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3498
Data de defesa: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINALVA_OLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado4,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.