Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3497
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre o ensino de Filosofia: análise do cinema como recurso didático
Título(s) alternativo(s): Reflections on the teaching of Philosophy: analysis of cinema as a didactic resource
Autor: LIMA, Rico Pinheiro 
Primeiro orientador: FONTENELLE, Plínio Santos
Primeiro membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Segundo membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Terceiro membro da banca: COSTA, Luís Inácio Oliveira
Resumo: A dissertação aqui apresentada é uma reflexão sobre o ensino da filosofia no ensino médio, visando avaliar um recurso didático e sua eficaz intrusão na qualidade do ensino dessa disciplina ao propor uma discussão sobre como a filosofia foi ensinada ao longo da história da educação do Brasil para vislumbrar o aspecto que o jovem atual herdou e, se isso, tem influência de como o aluno enxerga a disciplina filosofia. O objetivo geral é provar que um recurso didático, que é o cinema, pode melhorar o interesse do discente junto à tão combalida disciplina. Além de classificarmos o ensino da filosofia, também classificamos o aluno atual dentro da sua cultura, logo, seu modo de enxergar o mundo. Isso se deve ao fato de, entendendo o aluno podemos propor um ensino diverso daquele que ele está acostumado. A feitura do nosso processo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino dessa disciplina aliada a uma reflexão da atual situação da filosofia e uma saída através do já citado recurso didático que é o cinema. Usamos o método qualitativo para interpretar nossa pesquisa. O fato de os pesquisados serem alunos dentro da sua comunidade contribuiu para isso, assim, classificamos também nossa pesquisa como pesquisa-participante. Com o intento de provar nossa argumentação, fizemos também uma experiência na escola com uma aula prática. Foi usado para isso a técnica de recolhimento de dados chamada grupo focal, para tentar perceber nos alunos dessa comunidade suas angústias, suas vontades, sua relação com a filosofia e, por fim, se o cinema, como recurso didático, é eficaz como propusemos. Essa prática foi capaz de elucidar que dentro do universo pequeno que é o grupo focal, houve uma representatividade que podemos classificar como franca, do cinema como recurso didático. Os alunos afirmaram dentro da técnica que uma aula com um recurso atende muito mais as suas expectativas do que somente uma aula expositiva e “dialogada”. A experiência foi realizada nos idos de setembro de 2019 com os alunos do segundo ano do ensino médio da escola C.E. Vicente Maia.
Abstract: The dissertation presented here is a reflection on the teaching of philosophy in high school aiming to evaluate a didactic resource and its effective intrusion in the quality of teaching of this discipline by proposing a discussion about how philosophy was taught throughout the history of education in Brazil to glimpse the aspect that the current youth inherited and whether it has an influence on how the student sees the discipline philosophy. The general objective is to prove that a didactic resource, which is the cinema, can improve the student's interest in such a weak discipline. In addition to classifying the teaching of philosophy, we also classify the current student within his culture, his way of seeing the world. This is due to the fact that, understanding the student, we can propose a teaching different from the one he is used to. The completion of our process was a bibliographic research on the teaching of this discipline combined with a reflection on the current situation of philosophy and an exit through the already mentioned didactic resource that is cinema. We use the qualitative method to interpret our research. The fact that respondents are students within their community contributed to this, so we also classify our research as participant research. With the intention of proving our argument, we also had an experience at school with a practical class. For this purpose, the data collection technique called the focus group was used to try to perceive in the students of this community their anxieties, their desires, their relationship with philosophy and, finally, whether cinema, as a didactic resource, is effective as we proposed. This practice was able to elucidate that within the small universe that is the focus group, there was a representativeness, which we can classify as frank, of cinema as a didactic resource. Students stated within the technique that a class with a resource meets their expectations much more than just an expository and “dialogued” class. The experiment was carried out in September 2019 with students of the second year of high school at the school C.E. Vicente Maia.
Palavras-chave: cinema;
recurso didático;
ensino;
Filosofia.
cinema;
didactic resource;
teaching;
Philosophy.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Ensino-Aprendizagem
Cinema
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: LIMA, Rico Pinheiro. Reflexões sobre o ensino de Filosofia: análise do cinema como recurso didático. 2020. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3497
Data de defesa: 3-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rico_Lima.pdfDissertação de Mestrado4,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.