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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3495
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | CALEIDOSCORPOS: CRIAÇÕES EM DANÇA ENTRE ESPAÇOS, PRESENÇAS E VIRTUALIDADES. |
Título(s) alternativo(s): | KALEIDOBODY: CREATIONS IN DANCE BETWEEN SPACES, PRESENCE AND VIRTUALITIES. |
Autor: | PORTELA, Leônidas de Souza Santos |
Primeiro orientador: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Primeiro coorientador: | BATISTA, Cássia Rejane Pires |
Primeiro membro da banca: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Segundo membro da banca: | BATISTA, Cássia Rejane Pires |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Narciso Larangeira Telles da |
Quarto membro da banca: | SILVA, Regiane Aparecida Caire da |
Resumo: | O estudo parte do diálogo entre corpo e espaço, sob a ótica da adaptação de um processo criativo em dança realizado do espaço de uma cidade para o espaço de uma casa. O objetivo geral é descrever esse processo e suas relações dialógicas entre artista, espaço e semiótica. Essa relação permitirá a reflexão sobre os diferentes lugares para a dança, a ressignificação do artista e seus processos criativos diante da atual situação de isolamento social por conta da pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o trabalho relaciona esse processo aos conceitos de Mindfulness (referente à habilidade de em qualquer situação se envolver no “aqui e agora” de forma aberta, curiosa e autêntica, antes de qualquer julgamento) e Arteterapia, tendo a linguagem da dança como uma ferramenta para estar no presente. O trabalho encontra aporte teórico-metodológico, além da pesquisa bibliográfica, nos estudos e experiências etnográficos, autoetnográficos e autobiográficos. O sujeito investigador, que também desenvolve atividades artísticas no campo da dança, faz associações das categorias teóricas, do saber da tradição e do registro vivo inscrito em seu corpo com sua experiência enquanto artista, situando a própria experiência na compreensão das dimensões temporais de passado, presente e futuro. Recorre-se ainda às contribuições epistemológicas de outros campos de conhecimento consagrados pela academia, destacando-se os estudos em Comunicação, Antropologia e Psicologia. A partir dessa abordagem, a pesquisa conclui que a dança se configura como uma miríade de possibilidades, do espetáculo às práticas terapêuticas, podendo tanto emocionar o público através da expressão cênica, quanto dirimir danos causados pela depressão e ansiedade na contemporaneidade. |
Abstract: | The study starts from the dialogue between body and space, from the perspective of adapting a creative process in dance carried out from the space of a city to the space of a house. The general objective is to describe this process and its dialogical relationships between artist, space and semiotics. This relationship will reflect on the different places for dance, the reinterpretation of the artist and his creative processes in face of the current situation of social isolation due to the COVID-19 pandemic. In this sense, the work relates this process to the concepts of Mindfulness (referring to the ability in any situation to engage in the "here and now" in an open, curious and authentic way, before any judgment) and Art Therapy, having the language of dance as a tool to be in the present. The work finds theoretical and methodological support, in addition to bibliographical research, in ethnographic, autoethnographic and autobiographical studies and experiences. The investigating subject, who also develops artistic activities in the field of dance, makes associations of theoretical categories, knowledge of tradition and the living record inscribed in his body with his experience as an artist, placing his own experience in the understanding of the temporal dimensions of the past, present and future. It also resorts to epistemological contributions from other fields of knowledge recognized by the academy, highlighting studies in Communication, Anthropology and Psychology. From this approach, the research concludes that dance is configured as a myriad of possibilities, from the spectacle to the therapeutic practices, being able to move the audience through the scenic expression, as well as to resolve the damages caused by depression and anxiety in contemporaneity. |
Palavras-chave: | Processo Criativo; Corpo; Dança; Espaço; Cidade; Casa; Mindfulness; Psicologia Positiva; Dança; Tempo presente; Terapia Creative Process; Body; Dance; Space; City; House; Mindfulness; Positive Psychology; Present time; Therapy |
Área(s) do CNPq: | Coreografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | PORTELA, Leônidas de Souza Santos. Caleidoscorpos: Criações em dança entre espaços, presenças e virtualidades. 2021. 103 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3495 |
Data de defesa: | 25-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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leonidas_portella.pdf | Dissertação de Mestrado | 35,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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