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Tipo do documento: Dissertação
Título: A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO UNIVERSO DO CONHECIMENTO QUÍMICO: uma proposta para a promoção da educação científica no Ensino Fundamental.
Título(s) alternativo(s): THE INCLUSION OF THE VISUALLY IMPAIRED STUDENT IN THE UNIVERSE OF CHEMICAL KNOWLEDGE: a proposal for the promotion of education science in elementary school.
Autor: MARTINS, Fabiane Silva
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Terceiro membro da banca: SILVA, Camila Silveira da
Quarto membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Quinto membro da banca: BEZERRA, Cícero Wellington Brito
Resumo: O presente trabalho versa sobre o Ensino de Ciências/Química para estudantes com deficiência visual, como uma proposta de aprimorar esse processo e favorecer a Alfabetização Científica. Quando nos reportamos para o ensino de Química evidenciamos que é uma disciplina que se utiliza bastante de recursos visuais, assim, esta pesquisa teve como objetivo subsidiar a construção de um instrumento de aprendizagem para o público com deficiência visual, que visasse facilitar a aprendizagem efetiva de conteúdos de Ciências/Química no processo de educação científica do Ensino Fundamental. Para orientar as nossas discussões utilizamos em nosso referencial teórico autores como Chassot (2003), Camargo (2016), Krasilchik (2000), Sasseron e Carvalho (2011), Santos e Mortimer (2001), Mantoam (2003), Mazzota (2005), bem como documentos oficiais que regulamentam a educação como a lei n.º 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a Lei Brasileira de Inclusão de n.º 13.146 de 2015 e a Base Nacional Curricular Comum de 2017, dentre outros. Nossa abordagem adentrou na pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, fizemos uso do Estudo de Caso e os instrumentos de coleta de dados construídos se pautaram nas técnicas da entrevista e de questionário no formato de formulário Google Forms. Os sujeitos de pesquisa configuraram-se em um grupo de professores de ciências de escolas pertencentes ao polo Anil da Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados obtidos nos permitiu sugerir que os professores possuem pouco conhecimento sobre as especificidades de um estudante deficiência visual. Além disso, pontuamos que esses colaboradores declararam não se acharem capacitados para atender à demanda de alunos com DV, assim como revelaram que as escolas não oferecem suporte para o trabalho docente nessa área. A partir da pesquisa realizada, elaboramos um e-book com orientações didáticas para a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de Química, no que concerne ao conteúdo de modelos atômicos e assim, esperamos que este trabalho contribua para a prática profissional dos professores de Ciências do Ensino Fundamental e para a aprendizagem de conteúdos químicos por parte de estudantes com deficiência visual.
Abstract: The present work deals with the Teaching of Science/Chemistry for students with visual impairment, as a proposal to improve this process and favor Scientific Literacy. Science Teaching, in the current educational paradigm, is understood as fundamental for the formation of critical and participative subjects in decisions for social well-being. When we report to the teaching of Chemistry, we evidence that it is a discipline that makes a lot of use of visual resources, thus, this research had as general objective to subsidize the construction of a learning instrument for the visually impaired public, which aims to facilitate effective learning of Science/Chemistry contents in the scientific education process of Elementary School. To guide our discussions, we used in our theoretical framework authors such as Chassot (2003), Camargo (2016), Krasilchik (2000), Sasseron and Carvalho (2011), Santos and Mortimer (2001), Mantoam (2003), Mazzota (2005), as well as official documents that regulate education such as the Law of Guidelines and Bases of Education 9394/96, the Brazilian Inclusion Law nº 13,146 of 2015 and the Common National Curriculum Base of 2017, among others. Our approach went into qualitative exploratory research. As for the procedures, we used the Case Study and the constructed data collection instruments were based on interview and questionnaire techniques in the form of a Google Forms form. The research subjects were configured in a group of science teachers from schools belonging to the Anil pole of the Municipal Department of Education. The analysis of the data obtained allowed us to suggest that teachers have little knowledge about the specifics of a visually impaired student, in addition, we pointed out that these collaborators declared that they were not able to meet the demand of students with VI, as well as revealed that schools do not support teaching work. From the research carried out, we developed an e-book with didactic guidelines for the inclusion of students with visual impairment in chemistry classes, regarding the content of atomic models and thus, we hope that this work can contribute to the professional practice of science teachers Elementary School and for learning chemical content by students with visual impairments.
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
Deficiência Visual;
Recursos Didáticos Adaptados
Science Teaching;
Visually Impaired;
Adapted Didactic Resources
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VII
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MARTINS, Fabiane Silva. A inclusão do estudante com deficiência visual no universo do conhecimento químico: uma proposta para a promoção da educação científica no Ensino Fundamental.. 2021. 176 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica/CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ ) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3493
Data de defesa: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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