Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Valdilene de Jesus Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015812127482258por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2LACERDA, Marcelo de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8705977158867837por
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2022-02-23T14:07:13Z-
dc.date.issued2022-01-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Valdilene de Jesus Oliveira. Tecnologia e Trabalho Docente: O desafio de engajar alunos no ensino remoto.. 2022. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3491-
dc.description.resumoO cenário atual de crise pandêmica impôs novas demandas a todos os setores, especialmente ao setor educacional, com a diversidade de tempo e espaço do trabalho docente, quando foi suspenso o ensino presencial e implantado o ensino remoto emergencial, mediado pelas tecnologias, para a continuidade do processo pedagógico. Nessa perspectiva, esse estudo possui como temática a relação entre o ensino remoto, a tecnologia e o engajamento, partindo do pressuposto da mudança de metodologia para gerar o engajamento do aluno no ensino remoto. Seu objetivo geral é: identificar nas produções acadêmicas as mudanças ocorridas no trabalho docente durante o ensino remoto emergencial. São seus objetivos específicos: analisar as mudanças no trabalho docente; verificar como os professores contribuíram para engajar os alunos no ensino remoto; compreender como as metodologias ativas podem contribuir para o engajamento dos alunos. O referencial teórico apoia-se, dentre outros, nas contribuições de: Castells (1999); Coutinho (2011); Kenski (2007) Lévy (1996, 1999); Moran, Masetto e Behrens (2000); Schwab (2016); Silva, Andrade e Brinatti (2020); Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004); Meyer e Turner (2006); Bacich e Moran (2018); Bottentuit Junior (2019); Camargo e Daros (2018); Fonsêca (2008); Gouveia (2009); Prass (2012); Sousa (2013); Valente (2018); Vygotsky (2002); Zabala (1998); Gil (2002); Cervo, Bervian e Silva (2007). A opção metodológica foi definida como de natureza qualitativa, cujo procedimento técnico inicial foi a pesquisa bibliográfica, posteriormente foi realizado um estudo exploratório, com alguns professores. Realizou-se, ainda, uma análise em artigos empíricos, acerca do trabalho desenvolvido pelos professores da educação básica no contexto de ensino remoto, para melhor compreensão dessa pesquisa. Verificou-se que um dos principais desafios dos professores foi o pouco conhecimento sobre as tecnologias digitais para a continuidade do ensino. Alguns não conheciam aplicativos ou plataformas como o Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, e foram aprendendo durante o seu percurso, muitas vezes, sem apoio da instituição.por
dc.description.abstractThe current scenario of pandemic crisis imposed new demands on all sectors, especially on the educational sector, with the diversity of time and space of teaching work, when face-to-face teaching was suspended and remote teaching, mediated by technologies, was implemented for the continuity of the pedagogical process. From this perspective, this study has as its theme the relationship between remote learning, technology and engagement, based on the assumption of a change in methodology to generate student engagement in remote education. Its general objective is: to identify the changes in teaching work during emergency remote teaching in academic productions. Its specific objectives are: to analyze changes in teaching work; verify how teachers contributed to engage students in remote learning; understand how active methodologies can contribute to student engagement. The theoretical framework is based, among others, on the contributions of: Castells (1999); Coutinho (2011); Kenski (2007) Lévy (1996, 1999); Moran, Masetto and Behrens (2000); Schwab (2016); Fredricks, Blumenfeld and Paris (2004); Meyer and Turner (2006); Bacich and Moran (2018); Bottentuit Junior (2019); Camargo and Daros (2018); Fonsêca (2008); Gouveia (2009); Prass (2012); Sousa (2013); Valente (2018); Vygotsky (2002); Zabala (1998); Gil (2002); Cervo, Bervian and Silva (2007). The methodological option was defined as of a qualitative nature, whose initial technical procedure was the bibliographic research, later an exploratory study was carried out, with some teachers. An analysis was also carried out in empirical articles, about the work developed by teachers of basic education in the context of remote teaching, for a better understanding of this research. It was found that one of the main challenges facing the teachers was the lack of knowledge about digital technologies for the continuity of teaching. Some did not know applications or platforms like Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, and learned along the way, often without support from the institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-02-23T14:07:13Z No. of bitstreams: 1 Valdilene de J.2.pdf: 43762674 bytes, checksum: 1be22ccd791bf76e0a96ab5ee5462935 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-23T14:07:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdilene de J.2.pdf: 43762674 bytes, checksum: 1be22ccd791bf76e0a96ab5ee5462935 (MD5) Previous issue date: 2022-01-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino remoto emergencial;por
dc.subjectTrabalho docente;por
dc.subjectTecnologia;por
dc.subjectEngajamento;por
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectEmergency remote teaching;eng
dc.subjectTeaching work;eng
dc.subjectTechnology;eng
dc.subjectEngagement;eng
dc.subjectActive Methodologieseng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleTecnologia e trabalho docente: O desafio de engajar alunos no ensino remoto.por
dc.title.alternativeTechnology and teaching work: The challenge of engaging students in teaching remote.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdilene de J.2.pdfDissertação de Mestrado42,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.