Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Esteves Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331089595142646por
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee2GUSMÃO, Marta Silva dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041390600721249por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561662950186599por
dc.date.accessioned2022-02-21T15:31:37Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Esteves Fernandes de. Ciência-Tecnologia-Sociedade em discursos da estrutura curricular em duas licenciaturas em Física.. 2021. 147 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3487-
dc.description.resumoAs constantes transformações da sociedade, impulsionadas pela ciência e a tecnologia e, consequentemente, a necessidade de o futuro profissional de educação lidar com essas questões, motivaram as reflexões deste estudo, norteado pelo seguinte questionamento: “Como o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) têm se mobilizado para inserir discussões sobre a relação Ciência - Tecnologia - Sociedade no processo de formação inicial do professor?”. Na tentativa de encontrar respostas a esse questionamento, tomou-se como objetivo de pesquisa a análise da estrutura curricular do curso de licenciatura em Física da UFAM e da UFMA, no intuito de constatar onde e como se fazem presentes, na formação inicial de professor, discussões sobre a ciência e a tecnologia e suas relações com a sociedade. A análise teve como base pressupostos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de princípios da Análise de Discurso francesa, expressos em textos de Eni Orlandi, desenvolvidos no Brasil. O corpus da pesquisa foi constituído por disciplinas da matriz curricular dos cursos e de respostas de docentes, destas instituições, dadas para entrevistas e para um questionário. Com a análise, foi possível inferir que o curso de licenciatura da UFAM, embora sem uma disciplina específica para tratar da temática, dispõe de uma estrutura curricular com espaços que permitem tratar do assunto, uma vez que o conteúdo programático de algumas disciplinas está voltado para uma formação do professor, comprometido com a transformação social. Na concepção de dois docentes da instituição, o curso ainda precisa avançar para conceber uma formação eficiente sobre a temática. Na UFMA, o curso também não apresenta uma disciplina específica, mas foi possível identificar disciplinas com elementos que podem ser considerados pontos de partida para reflexões de saberes sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma vez que nas ementas são tratados temas como “as novas tecnologias e a mediação pedagógica” e “o desenvolvimento das Ciências”, propícias à prática de educação pela abordagem CTS. Na concepção dos docentes entrevistados, o quadro de professores, constituído em sua maioria por bacharéis, e um PPPC antigo, dificulta a inserção de discussões sobre o tema na formação inicial do docente.por
dc.description.abstractThe constant transformations of a society driven by science and technology and, consequently, the need for the future education professional to deal with these questions motivated the reflections of this study, guided by the question: how does the Physics Degree course at the Universidade Federal do Amazonas (UFAM) and at the Universidade Federal do Maranhão (UFMA) have mobilized to insert discussions on the Science - Technology - Society relation, in the initial teacher education process? In an attempt to find clues to this question, the research objective was to analyze the curricular structure of the Physics Degree course at UFAM and UFMA, to see where and how discussions on science and technology and their relations with society are present in the initial teacher education. We based the analysis on assumptions of Science- Technology-Society, and principles of French Discourse Analysis, expressed in texts by Eni Orlandi, developed in Brazil. Disciplines in the curriculum of the courses and responses from professors of these institutions, given for interviews and a questionnaire, formed the research corpus. With the analysis, it was possible to infer that the Physics Degree course at UFAM, although without a specific discipline to deal with the theme, has a curricular structure that allows dealing with the subject, since the syllabus of some disciplines focuses on teacher training, committed to social transformation. At the conception of two professors, the course still needs to advance to conceive efficient formation on the subject. At UFMA, the Physics Degree course also does not present a specific discipline on the theme, but, we noticed subjects in the curriculum that can be considered starting points for reflections on Science, Technology, and Society (STS) since their syllabus deal with themes such as 'new technologies and pedagogical mediation' and 'the development of Sciences’, conducive to the practice of education through the STS approach. In the view of interviewed professors, the teaching staff formed by a majority of bachelors, and an old PPPC makes it hard to include discussions on the topic in the initial teacher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-02-21T15:31:37Z No. of bitstreams: 1 Esteves O..pdf: 64230977 bytes, checksum: 28f6d8a9859eade7e1c3a368ad83912a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-21T15:31:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Esteves O..pdf: 64230977 bytes, checksum: 28f6d8a9859eade7e1c3a368ad83912a (MD5) Previous issue date: 2021-09-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência e Tecnologia;por
dc.subjectEnsino de Física;por
dc.subjectFormação inicial de professores;por
dc.subjectAnálise de Discursopor
dc.subjectScience and Technology;eng
dc.subjectPhysics Teaching;eng
dc.subjectInitial Teacher Training;eng
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleCIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM DISCURSOS DA ESTRUTURA CURRICULAR EM DUAS LICENCIATURAS EM FÍSICA.por
dc.title.alternativeSCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY IN STRUCTURE SPEECHES CURRICULUM IN TWO DEGREES IN PHYSICS.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esteves O..pdfDissertação de Mestrado62,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.