Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3487
Tipo do documento: Dissertação
Título: CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM DISCURSOS DA ESTRUTURA CURRICULAR EM DUAS LICENCIATURAS EM FÍSICA.
Título(s) alternativo(s): SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY IN STRUCTURE SPEECHES CURRICULUM IN TWO DEGREES IN PHYSICS.
Autor: OLIVEIRA, Esteves Fernandes de 
Primeiro orientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Segundo membro da banca: GUSMÃO, Marta Silva dos Santos
Terceiro membro da banca: PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes
Resumo: As constantes transformações da sociedade, impulsionadas pela ciência e a tecnologia e, consequentemente, a necessidade de o futuro profissional de educação lidar com essas questões, motivaram as reflexões deste estudo, norteado pelo seguinte questionamento: “Como o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) têm se mobilizado para inserir discussões sobre a relação Ciência - Tecnologia - Sociedade no processo de formação inicial do professor?”. Na tentativa de encontrar respostas a esse questionamento, tomou-se como objetivo de pesquisa a análise da estrutura curricular do curso de licenciatura em Física da UFAM e da UFMA, no intuito de constatar onde e como se fazem presentes, na formação inicial de professor, discussões sobre a ciência e a tecnologia e suas relações com a sociedade. A análise teve como base pressupostos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de princípios da Análise de Discurso francesa, expressos em textos de Eni Orlandi, desenvolvidos no Brasil. O corpus da pesquisa foi constituído por disciplinas da matriz curricular dos cursos e de respostas de docentes, destas instituições, dadas para entrevistas e para um questionário. Com a análise, foi possível inferir que o curso de licenciatura da UFAM, embora sem uma disciplina específica para tratar da temática, dispõe de uma estrutura curricular com espaços que permitem tratar do assunto, uma vez que o conteúdo programático de algumas disciplinas está voltado para uma formação do professor, comprometido com a transformação social. Na concepção de dois docentes da instituição, o curso ainda precisa avançar para conceber uma formação eficiente sobre a temática. Na UFMA, o curso também não apresenta uma disciplina específica, mas foi possível identificar disciplinas com elementos que podem ser considerados pontos de partida para reflexões de saberes sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma vez que nas ementas são tratados temas como “as novas tecnologias e a mediação pedagógica” e “o desenvolvimento das Ciências”, propícias à prática de educação pela abordagem CTS. Na concepção dos docentes entrevistados, o quadro de professores, constituído em sua maioria por bacharéis, e um PPPC antigo, dificulta a inserção de discussões sobre o tema na formação inicial do docente.
Abstract: The constant transformations of a society driven by science and technology and, consequently, the need for the future education professional to deal with these questions motivated the reflections of this study, guided by the question: how does the Physics Degree course at the Universidade Federal do Amazonas (UFAM) and at the Universidade Federal do Maranhão (UFMA) have mobilized to insert discussions on the Science - Technology - Society relation, in the initial teacher education process? In an attempt to find clues to this question, the research objective was to analyze the curricular structure of the Physics Degree course at UFAM and UFMA, to see where and how discussions on science and technology and their relations with society are present in the initial teacher education. We based the analysis on assumptions of Science- Technology-Society, and principles of French Discourse Analysis, expressed in texts by Eni Orlandi, developed in Brazil. Disciplines in the curriculum of the courses and responses from professors of these institutions, given for interviews and a questionnaire, formed the research corpus. With the analysis, it was possible to infer that the Physics Degree course at UFAM, although without a specific discipline to deal with the theme, has a curricular structure that allows dealing with the subject, since the syllabus of some disciplines focuses on teacher training, committed to social transformation. At the conception of two professors, the course still needs to advance to conceive efficient formation on the subject. At UFMA, the Physics Degree course also does not present a specific discipline on the theme, but, we noticed subjects in the curriculum that can be considered starting points for reflections on Science, Technology, and Society (STS) since their syllabus deal with themes such as 'new technologies and pedagogical mediation' and 'the development of Sciences’, conducive to the practice of education through the STS approach. In the view of interviewed professors, the teaching staff formed by a majority of bachelors, and an old PPPC makes it hard to include discussions on the topic in the initial teacher education.
Palavras-chave: Ciência e Tecnologia;
Ensino de Física;
Formação inicial de professores;
Análise de Discurso
Science and Technology;
Physics Teaching;
Initial Teacher Training;
Discourse Analysis
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: OLIVEIRA, Esteves Fernandes de. Ciência-Tecnologia-Sociedade em discursos da estrutura curricular em duas licenciaturas em Física.. 2021. 147 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3487
Data de defesa: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esteves O..pdfDissertação de Mestrado62,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.