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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacional
Título(s) alternativo(s): Ombudsman communication: a case of organizational practice
Autor: NOBRE NETO, Pedro Germano 
Primeiro orientador: MOURA, Flávia de Almeida
Primeiro membro da banca: MOURA, Flávia de Almeida
Segundo membro da banca: SANTOS, Protásio Cézar dos
Terceiro membro da banca: IASBECK, Luiz Carlos Assis
Resumo: Esta dissertação resulta de uma pesquisa motivada pela necessidade de se entender as práticas comunicativas estabelecidas pela Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. Dessa forma, houve a necessidade de percepção da relação entre Ouvidoria e Comunicação por parte de um grupo de 39 ouvidores, caracterizado por um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e lançando mão de uma metodologia qualitativa que fez uso de uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias trabalhadas; pesquisa documental sobre a legislação e normativos vigentes; observação participante à medida que o pesquisador é ator do processo; questionário, a fim de traçar informações a partir dos ouvidores; e entrevista, na perspectiva de aprofundar as opiniões dos profissionais. Concluiu-se que a Ouvidoria deve levar em conta as singulares e circunstâncias dos usuários, bem como fortalecer os vínculos entre o serviço público e o cidadão. Além do texto dissertativo foi produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações, a saber: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria.
Abstract: This dissertation is the result of a research motivated by the need to understand the communicative practices established by the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the Ombudsman manifestation triad, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication. Thus, there was a need for perception of the relationship between Ombudsman and Communication by a group of 39 ombudsmen, characterized by an understanding of the social network as the construction of relational bonds between individuals and making use of a qualitative methodology that made use of a research bibliographic about the worked categories; documentary research on current legislation and regulations; participant observation as the researcher is an actor in the process; questionnaire, in order to draw information from the combudsmen; and interview, with a view to deepening the professionals' opinions. It was concluded that the Ombudsman should take into account the uniqueness and circumstances of users, as well as strengthen the links between the public service and the citizen. In addition to the dissertation text, a Communication Model in the Ombudsman's Office was produced, with two actions, namely: a training proposal and a guide with general guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office.
Palavras-chave: Ouvidoria pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Modelo
Public ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
Model
Área(s) do CNPq: Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: NOBRE NETO, Pedro Germano. Comunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacional. 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3483
Data de defesa: 22-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

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