Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOBRE NETO, Pedro Germano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768840963364502por
dc.contributor.advisor1MOURA, Flávia de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7307805971520569por
dc.contributor.referee1MOURA, Flávia de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7307805971520569por
dc.contributor.referee2SANTOS, Protásio Cézar dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366575648240693por
dc.contributor.referee3IASBECK, Luiz Carlos Assis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6106366803299900por
dc.date.accessioned2022-02-14T15:10:04Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.citationNOBRE NETO, Pedro Germano. Comunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacional. 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3483-
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de uma pesquisa motivada pela necessidade de se entender as práticas comunicativas estabelecidas pela Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. Dessa forma, houve a necessidade de percepção da relação entre Ouvidoria e Comunicação por parte de um grupo de 39 ouvidores, caracterizado por um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e lançando mão de uma metodologia qualitativa que fez uso de uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias trabalhadas; pesquisa documental sobre a legislação e normativos vigentes; observação participante à medida que o pesquisador é ator do processo; questionário, a fim de traçar informações a partir dos ouvidores; e entrevista, na perspectiva de aprofundar as opiniões dos profissionais. Concluiu-se que a Ouvidoria deve levar em conta as singulares e circunstâncias dos usuários, bem como fortalecer os vínculos entre o serviço público e o cidadão. Além do texto dissertativo foi produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações, a saber: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research motivated by the need to understand the communicative practices established by the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the Ombudsman manifestation triad, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication. Thus, there was a need for perception of the relationship between Ombudsman and Communication by a group of 39 ombudsmen, characterized by an understanding of the social network as the construction of relational bonds between individuals and making use of a qualitative methodology that made use of a research bibliographic about the worked categories; documentary research on current legislation and regulations; participant observation as the researcher is an actor in the process; questionnaire, in order to draw information from the combudsmen; and interview, with a view to deepening the professionals' opinions. It was concluded that the Ombudsman should take into account the uniqueness and circumstances of users, as well as strengthen the links between the public service and the citizen. In addition to the dissertation text, a Communication Model in the Ombudsman's Office was produced, with two actions, namely: a training proposal and a guide with general guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2022-02-14T15:10:04Z No. of bitstreams: 1 PEDRO GERMANO NOBRE.pdf: 2689050 bytes, checksum: 9e936fc4699db9a75d97b6443dffc961 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T15:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDRO GERMANO NOBRE.pdf: 2689050 bytes, checksum: 9e936fc4699db9a75d97b6443dffc961 (MD5) Previous issue date: 2021-09-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOuvidoria públicapor
dc.subjectPráticas comunicativaspor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectModelopor
dc.subjectPublic ombudsmaneng
dc.subjectCommunicative practiceseng
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectModeleng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleComunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacionalpor
dc.title.alternativeOmbudsman communication: a case of organizational practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO GERMANO NOBRE.pdfDissertação de Mestrado2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.