Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3469
Tipo do documento: Dissertação
Título: Costurando narrativas pelos fios da coordenação pedagógica em contexto curricular da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Sewing narratives through the threads of pedagogical coordination in the curriculum context of early childhood education
Autor: AGUIAR, Maria José de Melo e Alvim 
Primeiro orientador: SANTOS, Maria José Albuquerque
Primeiro membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: SOUSA, Maria Goreti da Silva
Quarto membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Quinto membro da banca: FERNANDES, Filipe Santos
Resumo: A tessitura desta pesquisa dá-se na costura de um estudo sobre o coordenador pedagógico, compreendido como sujeito de narrativas, que atravessam seu percurso autoformativo ao desenvolver atividades no âmbito da Educação Infantil, e do currículo, enquanto artefato cultural que se processa nas inter-relações sociais e pedagógicas. O interesse pela pesquisa reverbera a necessidade de comunicar experiências transcorridas na dinâmica formativa dos fazeres e saberes do coordenador, enquanto profissional que precisa ser conhecido no decurso da vida formativa e culmina no questionamento definidor da pesquisa: “como o coordenador pedagógico poderá desenvolver suas atividades frente ao currículo da Educação Infantil potencializada pela sua escrita autobiográfica?”. O objetivo central se consolida em conhecer o coordenador pedagógico em suas atividades junto ao currículo pela narrativa autobiográfica com vistas à construção de um produto educacional. E, desdobra-se nos objetivos específicos que visam: investigar a história da coordenação pedagógica no bojo de suas atividades pedagógicas diante do currículo da Educação Infantil; identificar a inter-relação da perspectiva autobiográfica como estratégia autoformativa junto ao coordenador pedagógico; construir um Caderno Narrativo em colaboração com coordenador pedagógico em contribuição ao seu percurso autoformativo. Esta pesquisa de abordagem qualitativa estabelece uma metodologia sob o viés bibliográfico e documental através da revisão de literatura ancorada em estudos de Giroux (1986), Cunha (1997), Kramer e Souza (2003), Libâneo (2004), Horta (2007), Gomes (2009), Placco e Souza (2012), Placco e Almeida (2012), Goodson (2018) e os documentos mais atuais da Educação Infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCCEI)), e as pesquisas de Benjamin (1987), Larrosa (2002), Josso (2007), Jovchelovitch e Bauer (2010), Sousa e Cabral (2015)e Souza e Meireles (2017), encaminham-na à abordagem autobiográfica, dispondo de cartas autobiográficas para recolha de informações acerca do coordenador pedagógico que se assume como sujeito da pesquisa, lançando mão de ferramentas das Tecnologias da informação e comunicação (TICs) (e-mail e whatsapp), em detrimento da pandemia da COVID-19. Após a recolha e a sistematização dos dados processou-se a análise descritiva e interpretativa, respeitando representações e apreensões postas pelas escritas de si, vindo a compor a construção do produto educacional, o qual traz no escopo de sua estrutura a compilação de sugestões ao processo de autoformação, mediatizado na formação continuada do coordenador pelas cartas autobiografadas, como material para continuidade de futuras pesquisa na perspectiva narrativa/autobiográfica.
Abstract: The weaving of this research takes place in the sewing of a study on the pedagogical coordinator, understood as the subject of narratives, which cross his self-formative path when developing activities in the scope of Early Childhood Education, and the curriculum, as a cultural artifact that takes place in the inter-social and pedagogical relations. The interest in research echoes the need to communicate experiences in the formative dynamics of the coordinator's activities and knowledge, as a professional who needs to be known in the course of his formative life and culminates in the defining question of the research: “how the pedagogical coordinator can develop his activities in front of to the curriculum of Early Childhood Education enhanced by its autobiographical writing?”. The main objective is to get to know the pedagogical coordinator in his activities along with the curriculum through the autobiographical narrative with a view to the construction of an educational product. And, it unfolds in the specific objectives that aim: to investigate the history of pedagogical coordination in the midst of its pedagogical activities before the curriculum of Early Childhood Education; identify the interrelation of the autobiographical perspective as a self-formative strategy with the pedagogical coordinator; to build a Narrative Notebook in collaboration with a pedagogical coordinator to contribute to its self-formative path. This research with a qualitative approach establishes a methodology under the bibliographic and documentary bias through the literature review anchored in studies by Giroux (1986), Cunha (1997), Kramer and Souza (2003), Libâneo (2004), Horta (2007), Gomes (2009), Placco and Souza (2012), Placco and Almeida (2012), Goodson (2018) and the most current documents of Early Childhood Education (DCNEI; BNCCEI), and the research by Benjamin (1987), Larrosa (2002), Josso (2007), Jovchelovitch and Bauer (2010), Sousa and Cabral (2015) and Souza and Meireles (2017), lead it to the autobiographical approach, having autobiographical letters to collect information about the pedagogical coordinator who assumes himself as the research subject, using ICT tools (email and whatsapp), to the detriment of the Covid-19 pandemic. After collecting and systematizing the data, a descriptive and interpretive analysis was carried out, respecting representations and apprehensions placed by the writings of the self, coming to compose the construction of the educational product, which brings within the scope of its structure the compilation of suggestions to the process. of selftraining, mediated in the coordinator's continuing education through autobiographical letters, as material for the continuation of future research in the narrative / autobiographical perspective.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
Currículo
Educação infantil
Narrativa autobiográfica
Pedagogical coordination
Curriculum
Child education
Autobiographical narrative
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: AGUIAR, Maria José de Melo e Alvim. Costurando narrativas pelos fios da coordenação pedagógica em contexto curricular da educação infantil. 2021. 242 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3469
Data de defesa: 5-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA - FERREIRA.pdfDissertação de Mestrado20,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.