Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3447
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão de estudantes deficientes no contexto da formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of disabled students in the context of teacher training |
Autor: | CUTRIM, Diná Freire |
Primeiro orientador: | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de |
Primeiro membro da banca: | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de |
Segundo membro da banca: | PORTELA, Edinólia Lima |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Regiana Sousa |
Resumo: | O objetivo principal da pesquisa foi analisar a formação de professores que atendem alunos com deficiencia incluídos nas salas regulares das séries finais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal. A pesquisa fundamenta-se no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, mais notadamente nos textos de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e colaboradores, buscando compreender como as condições sociais objetivas interferem na formação, especialmente na formação de professores. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo exploratória, que caracteriza as concepções de educação inclusiva da formação de professores e inclusão de estudantes deficientes incluídos nas salas regulares da rede pública municipal de São Luís. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, uso de questionário para caracterizar o perfil dos participantes e análises de documentos legais que norteiam a política municipal de educação. Foi possível verificar que a formação de professores acontece no município de forma desarticulada. As escolas do munícipio ainda estão se adaptando para receber os alunos deficientes nas salas regulares. O ensino na sala regular ainda é precário para o aluno deficiente, constatação revelada na fala dos professores que declararam não ter formação para trabalhar em sala inclusiva. Os conhecimentos dos professores acerca da política de formação docente e Educação Inclusiva são mínimos. Todos os professores afirmaram que os conhecimentos referentes à educação inclusiva não fizeram parte das suas trajetórias formativas, ao passo que reconheceram a necessidade da abordagem do tema de maneira a esclarecer as questões referentes à educação inclusiva. |
Abstract: | The main objective of the research was to analyze the training of teachers who serve students with disabilities included in the regular classroom of the final grades of elementary school of two schools in the municipal public network. The research is based on the Critical Theory of Society framework, most notably in the texts of Theodor W. Adorno, Max Horkheimer and collaborators, seeking to understand how objective social conditions interfere in training, especially in teacher training. As for the methodological approach, it is an empirical investigation, with a qualitative approach and an exploratory field research type, which characterizes the conceptions of inclusive education in teacher education and inclusion of disabled students included in the regular classrooms of the municipal public school of São Luis. The instruments for data collection were: a semi-structured interview, use of a questionnaire to characterize the profile of the participants and analysis of legal documents that guide the municipal education policy. It was possible to verify that teacher training takes place in the municipality in a very disjointed way. Schools in the municipality are still adapting to receive disabled students in regular classroom. Teaching in the regular classroom is still precarious for the disabled students, a finding revealed in the speech of the teachers who declared they had no training to work in an inclusive classroom. Teachers’ knowledge about teacher training policy inclusive Education is minimal. All teachers stated that knowledge regarding inclusive education was not part of their formative trajectories, while recognizing the need to approach the theme in order to clarify issues related to inclusive education. |
Palavras-chave: | Formação de professores Educação inclusiva Teoria crítica da sociedade Teacher training Inclusive education Critical theory of society |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | CUTRIM, Diná Freire. Inclusão de estudantes deficientes no contexto da formação docente. 2020.149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3447 |
Data de defesa: | 6-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DINÁ - CUTRIM.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.