Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCONCEIÇÃO, Raylson Silva da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331782096424929por
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Tânia Cristina Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923951943288596por
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Tânia Cristina Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923951943288596por
dc.contributor.referee2MOSTAÇO, Edelcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151925947504672por
dc.contributor.referee3FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.date.accessioned2022-01-07T15:23:07Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Raylson Silva da. O encontro: do acontecimento a um olhar atento o espetáculo O Miolo da Estória.. 2021. 166 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3441-
dc.description.resumo“O ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento – o espetáculo O Miolo da Estória” é resultado de um estudo que foi afetado pela pandemia da Covid-19 que causou o confinamento de pessoas como medida sanitária. Medidas estas que causaram alterações significativas no andamento da pesquisa na qual estava pautada em estudar a recepção do espetáculo teatral Ensaio Sobre a Memória de Marcelo Flecha. Diante de tais circunstâncias foi necessário mudar o ângulo de visão da pesquisa para o estudo da análise do espetáculo teatral O Miolo da Estória colocando-me como pesquisador e sujeito desta pesquisa uma vez que faço reflexões sobre as minhas experiências sensoriais durante a recepção deste espetáculo ocorrido em 2013. Para isso, me debruço sobre duas metodologias: primeiro o método da autoetnografia quando realizo o resgate da minha memória dialogando com os estudos de Santaella e Merleau-Ponty sobre percepção, Dewey e Larrosa sobre experiência e Artaud, Boal e Dubatti sobre acontecimento fundamentando este estudo. Em seguida, faço uso da etnografia ao realizar uma análise técnica deste mesmo espetáculo pautado nas ferramentas de análises de espetáculos teatrais apresentadas por Pavis. Como ferramentas fiz uso da observação, caderno de registros, entrevistas, plataforma digital Zoom, WhatsApp e Instagram. A relevância deste estudo se sustenta na contribuição aos estudos de análises de espetáculos realizados em São Luís que não descartam o papel do pesquisador enquanto sujeito da própria pesquisa, além de enfatizar a importância da cultura popular e dos costumes da sociedade local que são repletas de histórias e crenças herdadas por gerações e que sobrevivem até os dias atuais.por
dc.description.abstract'THE ENCOUNTER: from the event to a closer look – the show O Miolo da Estória' is the result of a study that was affected by the Covid-19 pandemic. Due to the pandemic, people have been quarantined as a sanitary measure. This measure caused significant changes in the progress of the research aiming to study the reception of the theatrical spectacle "Ensaio Sobre a Memória" by Marcelo Flecha. Given these circumstances, it was necessary to change the approach of the research to study the analysis of the theatrical show 'O Miolo da Estória' placing myself as a researcher and subject of this research since I reflect on my sensory experiences during the reception of this show that occurred in 2013. For this, I focus on two methodologies: first, the method of self-ethnography, when I rescue my memory by dialoguing with the studies of Santaella and Merleau-Ponty on perception, Dewey and Larrosa on experience, and Artaud, Boal, and Dubatti about the event underlying this study. Then, I used ethnography while performing a technical analysis of the play using the tools of analysis of plays presented by Pavis. As tools, I acted through observation and used a notebook of records, interviews, digital platform Zoom, WhatsApp, and Instagram. This work contributes on studies of shows held in São Luís. These plays mustn't discard the role of the researcher as the subject of the research itself. Also, this work helps to emphasizing the importance of popular culture and customs of local society, which are full of stories and beliefs inherited by generations that survive to the present day.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-01-07T15:23:07Z No. of bitstreams: 1 Raylson Silva.pdf: 73635314 bytes, checksum: 79817a4ad4eb24cef2fa7d9cbbccdee1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-07T15:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raylson Silva.pdf: 73635314 bytes, checksum: 79817a4ad4eb24cef2fa7d9cbbccdee1 (MD5) Previous issue date: 2021-09-29eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise de espetáculo;por
dc.subjectPercepção;por
dc.subjectExperiência;por
dc.subjectAcontecimento;por
dc.subjectResgate da memóriapor
dc.subjectPlays analysis;eng
dc.subjectPerception;eng
dc.subjectExperience;eng
dc.subjectEvent;eng
dc.subjectMemory rescuepor
dc.subject.cnpqTeatropor
dc.titleO ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento o espetáculo O Miolo da Estória.por
dc.title.alternativeTHE ENCOUNTER: from the event to a closer look – the show O Miolo da Estória.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raylson Silva.pdfDissertação de Mestrado71,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.