O estabelecimento de um mestrado acadêmico visa propiciar uma atuação concreta e dinâmica da UFMA no estudo do Teatro e das demais artes da cena, contribuindo assim com avanços em áreas conexas como Artes Visuais, música. Neste sentido, o programa proporciona a configuração da UFMA como um núcleo de intercâmbio com outras instituições do Brasil e favorece a melhoria da qualidade do ensino oferecido não só na
área de Artes Cênicas, como também em áreas afins.
Todos os trabalhos aqui depositados estão sob a Licença UFMA.
Novos documentos depositados
Teatro negro: uma perspectiva decolonial a partir do Palco Giratório em São Luís
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da
Universidade Federal do Maranhão, teve como objetivo investigar a inserção de
discussões raciais no projeto Palco Giratório, com ênfase no Teatro Negro, na
perspectiva decolonial, a partir da análise do espetáculo Farinha com Açúcar ou sobre
a sustança de meninos e homens, obra teatral que compôs a programação em 2018,
em São Luís, Maranhão. Para isso, buscou-se dialogar com os principais conceitos
norteador...
PEDAGOGIA DO INANIMADO: Teoria da animação e prática pedagógica na construção do espetáculo
Este trabalho tem como objetivo criar uma metodologia cênica a partir da
compilação de estratégias, técnicas e práticas acessíveis de diferentes linguagens e
alinhadas ao trabalho teatral, visando servir de material de estudos para construção
de espetáculos voltados às Forma Animadas, partindo dos conceitos e padrões de
Composição Literária actancial de Julius Greimas, monomito de Joseph Campbell e
o recurso do cinema de Storytelling, perpassando pela compreensão de movimento
na animaçã...
Contos que o tempo conta: uma experiência de espetáculo com ator em máscara
A pesquisa em pauta apresenta a descrição e análise dos procedimentos que se
desenvolveram em função da criação, montagem e apresentação do espetáculo teatral
“Contos que o Tempo Conta”, produzido pela Companhia Oficina de Teatro de São Luís,
Maranhão, apresentado no ano de 2019, na linguagem cênica do Teatro de Máscara.
Desenvolvo um estudo no qual procuro dialogar com os mais representativos teóricos
estrangeiros e nacionais sobre o assunto, incursionando, inclusive, no universo da cul...
O ensino de música com violão aos educandos típicos e atípicos com deficiência visual à luz da base nacional comum curricular
Esta dissertação apresenta caminhos do ensino de música com violão a ser
desenvolvido com estudantes típicos e atípicos, com deficiência visual, na educação
básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela descreve uma
pesquisa realizada sobre o ensino de música com o violão e sinaliza os caminhos do
ensino de música segundo a BNCC. Depois, define o perfil do estudante com
deficiência visual e constrói exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas
com os estudantes na...
O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre
espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa
Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as
performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de
espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a
teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto...
Máscaras e masmorras: um estudo da máscara como elemento de transição do RPG de mesa para o palco
Este trabalho busca estudar a máscara como um elemento de transição do RPG de
mesa para o palco, em uma proposta que chamamos de RPG de palco, ou seja, a
adaptação de uma mesa de RPG para uma encenação cênica. Para embasar a
proposta, estudamos o jogo como ponto de origem comum do teatro, do jogo e das
formas animadas, analisando também como aspectos dos jogos de guerra e
aspectos interpretativos chegam ao RPG de mesa; e analisando pontos de contato
entre o teatro, RPG, performance e ri...
Produção, gestão e curadoria: um estudo sobre o SESC circo em São Luís – MA
Esta pesquisa visa analisar os processos de produção, gestão e curadoria do projeto
Sesc Circo realizado pelo Serviço Social do Comércio no Maranhão no período de
2017 a 2022 à luz das políticas culturais nacionais e locais, normativas institucionais
do Sesc, impactos pandêmicos no setor cultural e das vozes de artistas e grupos. A
partir do contato com artistas, grupos, pesquisadores, curadores da área e do
entendimento de que os modos de gestão dos festivais vão sendo atravessados por
...
Mediação artística na sala de aula: protagonismo juvenil na cena, suas reverberações
A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo potencializar o Protagonismo
Juvenil em Artes na formação de estudantes do 3o ano, entre as faixas etárias de 16 a 18 anos,
do Centro de Ensino Médio Setor Leste (Brasília-DF), a partir da Mediação Artística. Esta,
enquanto prática pedagógica, é o eixo fundante e norteador para a realização deste estudo,
atrelada às vivências dos estudantes part...
O TEATRO NA REDE: Estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandêmico do coronavírus
Esta pesquisa se propõe a analisar três apresentações cênicas virtuais que
aconteceram durante o período pandêmico da covid-19: O Canto da Liberdade Projeto Histórias de uma Boneca, da Cia Teatral de Fátima Carvalho (2020); As
palavras da Nossa Casa, do Núcleo Teatro de Imersão (2020-2021); e A Febre, da
Coletiva Ruidosa Alma (2021). Trata-se de uma investigação netnográfica, qualitativa
e exploratória em artes, tendo como contrapartida a obra "Imersos", do cineasta pesquisador Girlan...
O noiva: performance e performatividade no retrato
Este trabalho busca refletir acerca da construção das subjetividades masculinas, a partir da
relação empírica do meu corpo com o gênero masculino. O que fricciona essa relação e faz
disparar esta pesquisa é um retrato, intitulado O noiva, produzido por mim e por um amigo
artista, no ano de 2012, para ritualizar minha relação com minha companheira. Esse objeto
artístico permeia as criações e os acontecimentos desta pesquisa, que são refletidos em três
fases, as quais denomino: PERFOR...
O artista da dança: Uma perspectiva de formação na cidade de São Luís
“O artista da dança: uma perspectiva de formação na cidade de São Luís” tem como
parâmetro meu percurso artístico profissional, intensificado em experiências, práticas e
na produção de contextos e ambientes de experimentação e estudo para pesquisadores
da dança e as artes cênicas na capital do Maranhão. Nesse contexto, destaco o festival
Conexão Dança, um conjunto de ações interessadas na diversidade de linguagens,
perspectivas de criação e pesquisa no universo artístico contemporâne...
Quadro de antagônicos: aplicabilidade físico-energética no processo criador da Pequena Companhia de Teatro
Esta pesquisa visa analisar como o Quadro de Antagônicos (QdA) se consolida nos
processos criadores na Pequena Companhia de Teatro (PCT), com sede em São
Luís, Maranhão, desenvolvido e aplicado na preparação de seus atores e na
composição de personagens. Adotaremos, como unidade de análise para este
estudo de caso os espetáculos: Entrelaços (2009); Pai&Filho (2010); e Velhos caem
do céu como canivetes (2013). Como metodologias complementares, procederemos
com: uma revisão do método adot...
O teatro de animação e o espetáculo “a canga”
Nesta dissertação desenvolvo uma análise do Teatro de Animação presente no espetáculo A
Canga montado pelo grupo Laboratório de Expressões Artísticas (LABORARTE), na categoria
de Teatro de Atores e Bonecos. Tomo como suporte documental para o desenvolvimento da
referida análise, fragmentos de anotações de minhas observações e relatos de artistas, técnicos
agentes das entidades promotoras e lideranças de movimentos sociais que participaram do
trabalho em questão e que expõem a origem...
O ator brincante: um brinquedo-treinamento nos passos do boi
O estudo tem por objetivo refletir acerca dos procedimentos de treinamento de ator e criação
de espetáculos desenvolvidos no âmbito da Santa Ignorância Cia. de Artes, em São Luís (MA)
entre 2009 e 2019, a partir das corporeidades dos brincantes de bumba meu boi. Está estruturado
de acordo com seis principais partes do enredo da brincadeira e articula suas formulações
tomando por referência conceituações teóricas, cadernos de montagem do período
correspondente, entrevista com os ator...
Dramaturgia de afetos: impressões e expressões artísticas de jovens moradores da comunidade Vila Luizão.
A pesquisa intitulada DRAMATURGIA DE AFETOS: impressões e expressões
artísticas de jovens moradores da Comunidade Vila Luizão teve como objetivo a
escrita coletiva de textos dramatúrgicos com dez adolescentes/moradores do
referido bairro, através de encontros semanais via plataforma Google Meet. Tivemos
como metodologia de trabalho a pesquisa narrativa, a qual nos proporcionou escutar
os áudios enviados pelos (as) moradores (as) participantes da pesquisa, através do
grupo de WhatsA...
“E eu não sou palhaça?! dramavivências de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil”.
Esta pesquisa apresenta questões sobre gênero e noções que potencializam as criações de
mulheres palhaças, nos permitindo refletir e discutir os caminhos criativos da arte da palhaçaria
feita por mulheres, utilizando como instrumento de estudo obras de palhaças das regiões Norte
e Nordeste do Brasil. Aciona-se teóricas como Regina Horta (1995), Alice Viveiros de Castro
(2005), Lélia Gonzalez (1984), Conceição Evaristo (2008) e Ermínia Silva ( 1996), bem como
os autores Mário Bolognes...
MOSTRA ONLINE DE TEATRO NA ESCOLA: CRIANDO OUTROS TERRITÓRIOS PARA A PRÁTICA DA MEDIAÇÃO TEATRAL EM CONTEXTO MARANHENSE
A pesquisa de título “Mostra Online de Teatro na Escola: criando outros territórios
para a prática da mediação teatral em contexto maranhense.”, de abordagem
qualitativa e de natureza intervencionista e descritiva, pretendeu acionar a
metodologia da pesquisa-ação ao propor uma intervenção de formação de
plateia em artes cênicas no estado do Maranhão, na qual envolvam-se três
instâncias artístico-pedagógicas (professores, alunos e artistas), a partir da
produção de uma mostra online de t...
CALEIDOSCORPOS: CRIAÇÕES EM DANÇA ENTRE ESPAÇOS, PRESENÇAS E VIRTUALIDADES.
O estudo parte do diálogo entre corpo e espaço, sob a ótica da adaptação de um
processo criativo em dança realizado do espaço de uma cidade para o espaço de
uma casa. O objetivo geral é descrever esse processo e suas relações dialógicas
entre artista, espaço e semiótica. Essa relação permitirá a reflexão sobre os
diferentes lugares para a dança, a ressignificação do artista e seus processos
criativos diante da atual situação de isolamento social por conta da pandemia da
COVID-19. ...
O ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento o espetáculo O Miolo da Estória.
“O ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento – o espetáculo O Miolo da Estória” é
resultado de um estudo que foi afetado pela pandemia da Covid-19 que causou o
confinamento de pessoas como medida sanitária. Medidas estas que causaram alterações
significativas no andamento da pesquisa na qual estava pautada em estudar a recepção do
espetáculo teatral Ensaio Sobre a Memória de Marcelo Flecha. Diante de tais circunstâncias
foi necessário mudar o ângulo de visão da pesquisa para o est...
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UFMA tem por objetivo a promoção de qualificação em pesquisa para os artistas e docentes em artes.