Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Nathalia Cristina Ramos Araújo e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319444317475988por
dc.contributor.advisor1COSTA, Ramon Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2433489969000388por
dc.contributor.referee1COSTA, Ramon Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2433489969000388por
dc.contributor.referee2SANTOS, Marcio Carneiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231237935065420por
dc.contributor.referee3SILVA, Marcelo Pereira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2011486771825354por
dc.date.accessioned2022-01-05T16:02:36Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Nathalia Cristina Ramos Araújo e. Jornada de consumo no mercado educacional privado: Proposta de estratégias de Comunicação Mercadológica para a Instituição de Ensino Superior Centro Universitário UNDB.. 2021. 138 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3437-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo apresentar a jornada de consumo no mercado da educação superior privada de São Luís/MA, com base em levantamento bibliográfico e na análise do perfil e interesses dos estudantes que acessam o ensino superior, entendendo os seus critérios de escolha, necessidades e motivações. Com a investigação, propomos um manual com estratégias de Comunicação Mercadológica para uma instituição de ensino da rede particular – o Centro Universitário UNDB – para a melhoria do relacionamento da instituição com seus públicos. A pesquisa justifica-se tanto pela relevância social da educação privada para o desenvolvimento do país, quanto pela necessidade que as instituições têm de conhecer melhor o comportamento do seu consumidor e os marcadores que orientam a escolha do potencial aluno. O trabalho utilizou aporte teórico sobre a expansão do Ensino Superior Privado, tendências para a área educacional, comportamento do consumidor e tendências de consumo dos estudantes. Para a metodologia, optamos pelo método qualitativo para o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória-descritiva, que envolveu análise bibliográfica, aplicação de questionários com estudantes do Ensino Médio e observação de ingressantes do ensino superior no Centro Universitário UNDB.por
dc.description.abstractThis study aims to present the consumption journey in the private higher education market of São Luís/MA, based on bibliographic survey and analysis of the profile and interests ofstudents who access higher education, understanding their criteria of choice, needs and motivations. As a result of the research, we propose a handbook with Marketing Communication strategies for a private educational institution - UNDB University Center - to improve the institution's relationship with its public. The research is justified both by the social relevance of private education for the development of the country, and by the necessity that institutions have to better understand the behavior of their consumers and the indicators that guide the choice of the potential student. The study is based on theoretical contributions about the expansion of private higher education, educational trends, consumer behavior and student consumption trends. For this study's methodology, we opted for the qualitative method for the development of an exploratory-descriptive research, which involves literature review, questionnaire application with high school students and observation of newcomers to higher education at UNDB University Center.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-01-05T16:02:35Z No. of bitstreams: 1 Nathalia Ramos.pdf: 60585267 bytes, checksum: d1ce292df59ce3fb09239fbc333084ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-05T16:02:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nathalia Ramos.pdf: 60585267 bytes, checksum: d1ce292df59ce3fb09239fbc333084ec (MD5) Previous issue date: 2021-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Mercadológica;por
dc.subjectEnsino Superior Privado;por
dc.subjectComportamento do Consumidorpor
dc.subjectMarketing Strategies;eng
dc.subjectPrivate Higher Education;eng
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.subject.cnpqRelações Públicas e Propagandapor
dc.titleJORNADA DE CONSUMO NO MERCADO EDUCACIONAL PRIVADO: Proposta de estratégias de Comunicação Mercadológica para a Instituição de Ensino Superior Centro Universitário UNDB.por
dc.title.alternativeCONSUMPTION JOURNEY IN THE PRIVATE EDUCATIONAL MARKET IN SAO LUÍS: proposal of marketing communication strategies for the UNDB University Center.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia Ramos.pdfDissertação de Mestrado59,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.