PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – MESTRADO PROFISSIONAL - PPGCOM (PRO) : [35] Visualizar estatísticas
Todos os trabalhos estão sob a Licença UFMA salvo indicação em contrário.
Novos documentos depositados
O valor estratégico da comunicação: uma proposta de dashboard para visualizar, mensurar e avaliar os resultados da comunicação organizacional
Este estudo consistiu em uma pesquisa aplicada com foco na construção de uma ferramenta de mensuração e avaliação de resultados em comunicação a ser utilizada por profissionais da área e organizações que desejam acompanhar e adequar os esforços do campo aos seus objetivos estratégicos. O produto foi a criação de um dashboard que permite a visualização de dados e indicadores das atividades e relaciona essas informações com a finalidade de facilitar as percepções e entendimentos para possi...
INVESTIMENTO EM PROEJTOS CULTURAIS INCENTIVADOS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING CULTURAL DE MEIO: comentários à página da Lei Estadual de Incentivo à Cultura no Maranhão e proposta de site para encantamento de empresas patrocinadoras
Este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada que objetiva analisar o conteúdo da página on-line da Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão – LIC/MA e propor um site que forneça informações sobre os projetos culturais aprovados pela referida lei, bem como desperte o interesse de empresas locais e nacionais em patrociná-los. A metodologia a ser utilizada comtempla pesquisas bibliográfica e documental, além de aplicação de questionários com o setor empresarial maranhense. Como resultado, ...
COMUNICAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA: criação de um Hub de Inovação para Economia Criativa em São Luís (MA)
O presente trabalho relata uma pesquisa aplicada para criação de um Hub de Inovação com o objetivo de fortalecer a economia criativa de São Luís-MA por meio da comunicação comunitária. A concepção e o desenvolvimento desse Hub de Inovação apoiaram-se em uma metodologia que inclui revisão bibliográfica sobre as temáticas do estudo, levantamento documental para coleta de dados secundários relacionados ao setor da Economia Criativa, aplicação de questionários junto aos atores locais inserid...
MARKETING DIGITAL: uma proposta de ferramenta de auxílio à gestão da Comunicação para micro e pequenas empresas de serviços
Este trabalho se propôs a desenvolver um artefato de assistência à gestão da comunicação para micro e pequenas empresas do segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa cujo objetivo se fundamentou na utilização da Inteligência Artificial Generativa e das ferramentas de Processamento de Linguagem Natural. Para tanto, pesquisaram-se as principais dificuldades sobre Marketing relatadas pelo público-alvo, que são os micro e pequenos empresários. Foram utili...
“Cidadão em foco: caminhos para o HU-UFMA”. guia digital para democratização da comunicação dos cidadãos
Este estudo tem o objetivo de criar o guia digital “Cidadão em foco: caminhos para o HU-UFMA”, posteriormente enviado para whatsapp dos pacientes do Hospital Universitário da UFMA, com informações importantes, de forma resumida e interativa, para facilitar o acesso aos serviços da instituição, assim como acessar outros canais de comunicação do hospital e promover o exercício da cidadania. Determina-se como metodologia uma revisão bibliográfica que aprofundará temáticas como Comunicação ...
A cor da mídia: análise da visibilidade dos telejornalistas negros em São Luís/MA e produção de podcast acerca da temática
O presente trabalho propõe uma problematização acerca da visibilidade negra no telejornalismo, mais precisamente dos profissionais jornalistas negros nos telejornais em São Luís. Possui o objetivo de analisar e promover reflexões na sociedade sobre a presença desses atores, em uma sociedade marcada pelo racismo estrutural decorrente dos tempos da escravidão, e que respinga até hoje na comunidade negra, principalmente no que diz respeito ao campo profissional. Para o estudo dessa temática...
Librês: diretrizes sobre o uso dessa interlíngua em produtos audiovisuais
Esta pesquisa aplicada apresenta orientações a respeito do uso da interlíngua librês em legendas de produtos audiovisuais para pessoas surdas sem proficiência em língua portuguesa e que se comuniquem prioritariamente em Libras. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas projetivas realizadas com 26 pessoas surdas, as orientações a seguir foram estruturadas e passaram por processo de automatização por meio da criação de prompt de inteligência art...
Jornalismo digital e memória: uma proposta de protocolo para transformar acervos impressos em conteúdos digitais a partir da revista PLAYBOY
O presente trabalho é uma pesquisa aplicada ao campo da Comunicação. Buscou entender as possibilidades de utilização de um acervo impresso nas redes sociais, a partir da ressignificação dessa memória, e promover a sua inserção na rotina de produção jornalística digital. Apoiado na metodologia da História Cultural, foi feito um levantamento bibliográfico para revisarmos as categorias de análise: jornalismo digital, memória e nostalgia. Para fins de prática, o estudo utiliza a edição brasi...
Sustentabilidade e sua relação com o fazer de uma empresa: um estudo de caso do Programa Ecos no Sesc Maranhão
A sustentabilidade tornou-se um ativo dentro das empresas. O respeito ao meio ambiente, às formas de produção e às aquisições sustentáveis, mais do que uma tendência, se transformou em um elemento imprescindível na construção das marcas e no relacionamento com os diversos públicos. Em nosso trabalho faremos um estudo de caso do Programa de Sustentabilidade do Sesc, Ecos, especificamente do período de 2019 a 2022, período de implantação do Programa no Sesc Administração, apresentando não ...
Curadoria memética: a newsletter do meme
O presente trabalho busca apresentar a “newsletter” do meme, aqui chamada de “Memeletter”. A pesquisa em questão foi conduzida com o propósito de tornar a figura de linguagem conhecida como "meme" mais acessível e disponível para um público mais amplo. Esse estudo usou da curadoria digital para realizar a coleta dos memes e, consequentemente, criar os acervos que compõem as edições do informativo, servindo também como modelo para contextualizar a ferramenta que a curadoria, em seus mais ...
Dicionário de gênero e mídia: informação para enfrentamento à violência contra a mulher
O presente trabalho é uma pesquisa aplicada que descreve a construção do Dicionário de Gênero como ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher, ainda persistente nos dias atuais, por meio da informação. O público-alvo do produto proposto neste estudo são as mulheres de São Luís do Maranhão e, ainda, quem mais se interessar em obter e contribuir com essa luta por meio de conhecimentos relacionados às temáticas de gênero, feminismos e violência de gênero. A elaboração prática d...
UM MANUAL DE COMUNICAÇÃO PARA O PODER JUDICIÁRIO MARANHENSE: Estratégias de promoção da política de conciliação e da cidadania no Tribunal de Justiça do Maranhão
A presente pesquisa discute e elabora um diagnóstico das estratégias de comunicação e marketing adotadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em seu perfil nas plataformas on-line que utiliza, com foco na Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos de Interesses, mais conhecida por Política de Conciliação. O trabalho baseia-se na necessidade da Justiça maranhense de implementar uma política eficaz de comunicação, tanto no ambiente analógico, quanto no ambiente digital,...
Proposta de plataforma digital para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo no Maranhão
Este estudo busca desenvolver uma plataforma digital1 para reunir informações sobre a trajetória do combate ao trabalho escravo no território maranhense com o objetivo de facilitar a comunicação do assunto a partir da atuação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão (COETRAE/MA). Considera-se ainda o processo colaborativo online, que surge fundamentado na inserção das tecnologias da informação e da comunicação na produção, no consumo e circulação de conteúdo...
Conhecendo o SUS: uma proposta de orientação e informação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no HU-UFMA por multiplataformas de comunicação.
Este trabalho tem o objetivo de oportunizar o acesso a informações e orientações junto ao público de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio de uma estratégia de comunicação, onde a ferramenta proposta é uma série de vídeos que serão distribuídos pelo sistema de rede interna para as multiplataformas de comunicação da instituição. Dessa forma, visamos fomentar o conhecimento acerca do SUS, a prevenção de doenças e a promoção da saúde,...
PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA SOBRE A SOCIOEDUCAÇÃO NO INSTAGRAM: case para a Fundação da Criança e do Adolescente
Esta pesquisa propõe formular um protocolo de comunicação pública sobre a temática da Socioeducação para o Instagram, com aplicação para a Fundação da Criança e do Adolescente. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de coleta de dados como bibliográfica sistematizada, documental, entrevistas e grupo focal, mesclado com a metodologia dos Processos Circulares. Para analisar tais dados, o segundo método a ser utilizado ...
Jornalismo e acessibilidade: a produção de jornalismo acessível às pessoas com deficiência auditiva e visual como nova perspectiva de mercado e participação social
Esse estudo tem a finalidade de desenvolver, no âmbito teórico, uma discussão a respeito do desenvolvimento de um jornalismo acessível como perspetiva de expansão do mecado de jornalístico e efetivação e ampliação da participação social de pessoas com deficiência auditiva e visual. No âmbito prático, e sem dissociar teoria e técnica, esse estudo desenvolverá, como aplicação desta pesquisa, um produto editorial intitulado “Jornalismo para incluir: um guia para notícias acessíveis”, com fo...
As relações públicas comunitárias como processo organizacional do Instituto Batucando a Esperança: proposta de um plano de ação de comunicação comunitária
Objetivou-se elaborar um plano de ação de comunicação comunitária para o Instituto Batucando a Esperança (IBE) - bairro Vila Palmeira em São Luís, MA com o propósito de auxiliar no seu processo de institucionalização. O instituto social tem como objetivo dar assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do ensino de música percussiva. Para o desevolvimento teórico deste trabalho foi necessário o uso dos estudos nas áeras de: comunicação co...
Memória do protagonismo da mulher empresária na Associação Comercial do Maranhão no século XXI
O intuito dessa dissertação é narrar a trajetória do grupo de mulheres empresárias, que fundou o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Maranhão, e mostrar como se deu esse protagonismo frente a uma entidade de classe secular e tradicionalmente machista, a mais antiga associação empresarial do Maranhão, fundada em 1854. Esse movimento, pioneiro no segmento do empreendedorismo feminino no estado, cresceu e se consolidou no final do século XX e se manteve crescente no séc...
MODELO DE MAPEAMENTO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: Uma proposta para a abordagem da comunicação organizacional ao caso do Cedeca Padre Marcos Passerini
Estudo de base metodológica teórico-empírica, de natureza qualitativa, cujo objeto empírico é a organização não governamental Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini. O objetivo é averiguar a contribuição da memória organizacional à comunicação organizacional para que o objeto empírico potencialize sua ação na sociedade. Por hipótese, o estudo entende que pelo potencial de produção de sentido, a memória organizacional oferta à comunicação organiza...
Práticas comunicacionais de combate ao trabalho escravo do ministério público do trabalho no Maranhão
Estudo sobre as práticas comunicacionais de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA). Realiza análise sobre as categorias comunicação e trabalho escravo, pautada nas abordagens de Kunsch (2003; 2016), Henriques (2012), Castells (2003; 2007; 2009; 2011; 2013), Lévy (1993; 1998; 2000), Moura (2009; 2016; 2020), Esterci (1994), entre outros. Tipifica a pesquisa como um estudo bibliográfico e documental, de caráter prospectivo, descritivo e analítico, co...
- 35 UFMA
- 35 Dissertação