Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3422
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização de um simulador como ferramenta pedagógica para facilitar o ensino da Difração no Ensino Médio.
Título(s) alternativo(s): The use of a simulator as a pedagogical tool to facilitate the teaching of Diffraction in high school.
Autor: MARQUES, Aldo Alberto Câmara 
Primeiro orientador: BATISTA, Jerias Alves
Primeiro membro da banca: BATISTA, Jerias Alves
Segundo membro da banca: DINIZ, Eduardo Moares
Terceiro membro da banca: REGO, Hênio Henrique Aragão
Resumo: Durante o processo de ensino o professor sempre encontra muitas dificuldades na sua jornada, seja pelo fato do conteúdo de Física ser muito complexo e de difícil assimilação, seja pelo fato de alunos já estarem muitos desmotivados e eles já vêm com uma ideia que a Física é uma matéria não muito atrativa, abstrata e que é repassada por meio de fórmulas. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo mostrar que a Física tem muitas aplicações, tanto para a tecnologia ou nos fenômenos naturais e, dessa forma, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas, além disso, também mostrará que a Física está entrelaçada em diversas áreas da ciência. Nesse sentido, o foco desse trabalho é o assunto da Difração, fenômeno Físico de características ondulatórias, assunto este que, por muitas vezes, não é trabalhado nas escolas de Ensino Médio e, quando é visto, é de forma muito resumida. Por isso a importância da aplicação desta pesquisa. A ferramenta pedagógica utilizada para facilitar o desenvolvimento desse conteúdo foi por meio de um software, o qual reproduz diversas simulações de fenômenos ondulatórios. O referencial teórico utilizado para auxiliar o desenvolvimento desta pesquisa é Jerome Brunner, acerca de suas concepções da Teoria cognitivista, nela o ensino se dá de forma ativa e não passiva, o aluno tem grande participação nesse processo. A aplicação deste produto educacional foi desenvolvida na Escola da rede pública CEM ANEXO SÃO CRISTÓVÃO III/ SÃO BERNARDO, com alunos do 2ª ano. Devido a pandemia da Covid-19, a aplicação desta pesquisa se fez toda de forma remota, seguido as normas de distanciamento social estabelecidas pela Organização mundial de Saúde. A utilização deste software tem por finalidade tornar as aulas de Física mais atrativas, a fim de despertar mais interesse no aluno por essa matéria.
Abstract: During the teaching process, the teacher always encounters many difficulties in his journey, either because the content of Physics is very complex and difficult to assimilate, or because students are already highly motivated and they already come with an idea that Physics is a material that is not very attractive, abstract and that is passed on through formulas. In view of this problem, the present work aims to show that Physics has many applications, both for technology or in natural phenomena and, thus, making classes more attractive and dynamic, in addition, it will also show that Physics is intertwined in different areas of science. In this sense, the focus of this work is the subject of Diffraction, a physical event with undulating characteristics, a subject that, many times, is not worked on in high schools and, when it is seen, it is very summarized. Hence the importance of applying this research. The pedagogical tool used to facilitate the development of this content was through software, which reproduces several simulations of wave phenomena. The theoretical framework used to assist the development of this research is Jerome Brunner, about his conceptions of the cognitive theory, in which teaching takes place in an active and not passive way, the student has great participation in this process. The application of this educational product was developed at the public school CEM ANNEX SÃO CRISTÓVÃO III / SÃO BERNARDO, with 2nd year students. Due to the Covid-19 pandemic, the application of this research was done all remotely, following the rules of social distance established by the World Health Organization. The purpose of this software is to make Physics classes more attractive, in order to arouse more interest in the student in this matter.
Palavras-chave: Ensino de Física;
Simulador;
Difração
Physics teaching;
simulator;
Diffraction
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: MARQUES, Aldo Alberto Câmara. A utilização de um simulador como ferramenta pedagógica para facilitar o ensino da Difração no Ensino Médio.. 2021. 176 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede NacionalCCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3422
Data de defesa: 23-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aldo Alberto Câmara Marques.pdfDissertação de Mestrado70,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.