Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLINDOSO, Klécia Patrícia de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4350637146147377por
dc.contributor.advisor1CHAI, Cássius Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7954290513228454por
dc.contributor.referee1CHAI, Cássius Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7954290513228454por
dc.contributor.referee2CALDAS, José Manuel Peixoto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612322297457083por
dc.contributor.referee3CARNEIRO, Monica Fontenelle-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.date.accessioned2021-12-15T00:46:33Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationLINDOSO, Klécia Patrícia de Melo. Justiça juvenil restaurativa e habilidades da terapia comportamental dialética: uma análise da aplicabilidade do DEAR MAN nos procedimentos realizados no Núcleo de Justiça Restaurativa do CIJJUV. 2021. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Direito/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3420-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a possibilidade de aplicação da habilidade do DEAR MAN da Terapia Comportamental Dialética (DBT) em processos de mediação de conflitos realizada no Núcleo de Justiça Restaurativa do Centro Integrado de Justiça Juvenil (CIJJUV). Para alcançar o supracitado objetivo, inicialmente, estuda a criação do conceito de adolescência, realiza a caracterização do grupo enquanto vulnerabilizado socialmente e traça ponderações sobre a evolução dos direitos da criança e do adolescente no ordenamento jurídico pátrio e nas normas internacionais de direitos humanos, bem como aponta fatores de risco para a prática de atos infracionais. Também verifica o perfil atualizado do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Maranhão e aponta a necessidade de uma aproximação crítica à cultura de institucionalização de jovens em conflito com a Lei. Em seguida, versa sobre a mediação de conflitos, com base nos diferentes modelos de interpretação jurídica e sua relação com a construção de práticas adequadas para o tratamento de tais conflitos, e sobre a Justiça Juvenil Restaurativa, com base nos marcos normativos pertinentes e na compreensão criminológica crítica acerca da reação social ao ato infracional. Em ato contínuo, efetua comentários sobre a DBT, a pertinência da sua aplicação para adolescentes, a possibilidade de desenvolvimento de habilidades por meio de um treinador proposta no âmbito da teoria e o grupo de habilidades de efetividade nos objetivos representado pelo mnemônico DEAR MAN. No capítulo subsequente, traça reflexões acerca do processo metodológico adotado ao longo do presente trabalho, o qual se utiliza das estratégias metodológicas da pesquisa-ação e da análise do discurso. Por fim, verifica a possibilidade de utilização das habilidades DEAR MAN na Justiça Restaurativa Juvenil, ancorada na metodologia da pesquisa-ação, a partir da realização de grupos focais com as facilitadoras responsáveis pelos processos restaurativos do Núcleo de Justiça Restaurativa do CIJJUV. Conclui que a aplicação do DEAR MAN não é completamente compatível com os métodos já existentes, haja vista que essa técnica prevê o desenvolvimento de habilidades que não ocorrem naturalmente em processos restaurativos como consequência direta.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the possibility of applying the DEAR MAN skills of Dialectical Behavior Therapy (DBT) in conflict mediation processes carried out at the Center for Restorative Justice of the Integrated Center for Juvenile Justice (Centro Integrado de Justiça Juvenil - CIJJUV). To achieve the aforementioned objective, initially, it studies the creation of the concept of adolescence, characterizes the group as socially vulnerable and outlines considerations on the evolution of the rights of children and adolescents in the national legal system and in international human rights standards, as well as it points out risk factors for the practice of infractions, it verifies the updated profile of adolescents in compliance with socioeducational measures in the State of Maranhão and points out the need for a critical approach to the institutionalization culture of young people in conflict with the Law. deals with the mediation of conflicts, from the different models of legal interpretation and its relationship with the construction of adequate practices for the treatment of conflicts, and with the Restorative Juvenile Justice, based on the relevant normative frameworks and on the critical criminological understanding of the social reaction to the offense. It continuously comments on DBT, the relevance of its application to adolescents, the possibility of developing skills through a coach proposed in the scope of theory and the group of effectiveness skills in the objectives represented by the mnemonic DEAR MAN. In the subsequent chapter, it outlines reflections on the methodological process adopted throughout this work, which uses the methodological strategies of action research and discourse analysis. Finally, it verifies the possibility of using DEAR MAN skills in Juvenile Restorative Justice, based on the methodology of action-research, from the realization of focus groups with the facilitators responsible for the restorative processes of the CIJJUV Restorative Justice Center. It concludes that the application of DEAR MAN is not completely compatible with existing methods, given that this technique provides for the development of skills that do not occur naturally in restorative processes as a direct consequence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-12-15T00:46:33Z No. of bitstreams: 1 KLÉCIA PATRÍCIA-LINDOSO.pdf: 5272228 bytes, checksum: 207919d729af0a0ad28d001ad128afe8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-15T00:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLÉCIA PATRÍCIA-LINDOSO.pdf: 5272228 bytes, checksum: 207919d729af0a0ad28d001ad128afe8 (MD5) Previous issue date: 2021-07-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DIREITO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriança e adolescentepor
dc.subjectJustiça Juvenil Restaurativapor
dc.subjectTerapia comportamental dialéticapor
dc.subjectDEAR MANpor
dc.subjectChild and teenagereng
dc.subjectRestorative Juvenile Justiceeng
dc.subjectDialectical behavior therapyeng
dc.subjectDEAR MANeng
dc.subject.cnpqDireitopor
dc.titleJustiça juvenil restaurativa e habilidades da terapia comportamental dialética: uma análise da aplicabilidade do DEAR MAN nos procedimentos realizados no Núcleo de Justiça Restaurativa do CIJJUVpor
dc.title.alternativeRestorative juvenile justice and dialectical behavior therapy skills: an analysis of the applicability of DEAR MAN in procedures performed at the CIJJUV Restorative Justice Centereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA - PPGDIR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLÉCIA PATRÍCIA-LINDOSO.pdfDissertação de Mestrado5,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.