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Tipo do documento: Dissertação
Título: A divulgação científica presente na revista Ciência Hoje das Crianças: diálogos sobre o que é e quem faz ciência.
Título(s) alternativo(s): The scientific dissemination present in the magazine Ciência Hoje das Crianças: dialogues about what science is and who does science.
Autor: SANTOS, Stella Chystine Câmara dos
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Tatiana Galieta do
Terceiro membro da banca: SILVA, Antonio José da
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral investigar a Divulgação Científica (DC) na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), com foco nas representações sobre Ciência e cientista. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e de tipologia documental. Seu corpus foi composto a partir de uma dimensão temporal estabelecida entre o período de março de 2016 a junho de 2019. As análises foram realizadas a partir do referencial da análise de conteúdo, em que emergiram dez categorias, são elas: individualista-elitista; gênero e posição; representatividade; origem dos(as) cientistas; autoria dos textos; fazer Ciência; (des) contextualização da Ciência; dimensão lúdica; dimensão combativa; e dimensão multimidiática. Em nossas análises foi possível perceber que, em relação a representação dos (as) cientistas, a revista CHC evidencia uma visão controversa ao ainda trazer exemplos individualistas, que podem contribuir para uma visão da Ciência feita, exclusivamente, por homens geniais. Em contrapartida, em certos momentos, demonstra a representação de mulheres cientistas, resultado bastante importante quando levamos em consideração as lutas travadas por mais equidade de gênero no espaço científico. A CHC trouxe, predominantemente, exemplos de cientistas que tiveram sua origem na Europa ou que de lá descenderam, o que reforça estereótipos sobre a epistemologia das Ciências. Em relação às representações da Ciência presentes na revista, há uma dualidade em que, em certos momentos se tem a Ciência sendo mostrada como dura, rígida, construída a partir de um método científico único, como um manual a ser seguido e que prioriza as Ciências da Natureza. Por outro lado, em algumas ocorrências há uma tentativa de trazer uma Ciência mais diversa e complexa feita a partir de uma pluralidade de atores que trocam informações entre si. Essa dualidade encontrada em nossos resultados pode nos mostrar que ocorre uma disparidade entre o fazer científico e os (as) cientistasreais e o modo que chega aos materiais de DC, algo que pode gerar diversos equívocos sobre seus entendimentos à população. Já em relação às características da DC presentes na revista CHC, destacamos os elementos que visavam atrair a atenção dos leitores e tornar a revista mais lúdica. A revista CHC traz, mesmo que de forma inicial, o combate às informações falsas que circulam na sociedade sobre a Ciência. E além disso, possui indícios de uma maior dinamicidade e dialogicidade promovidas por meio do uso das mídias digitais, uma vez que embora a revista ainda não tenha explorado toda a sua potencialidade, já apresenta características importantes ao relacionar os canais de mídia impressa e digital. Com base em nossas discussões, tencionamos para uma reorientação sobre como os materiais de DC vem sendo produzidos, em especial a representação acerca da Ciência e de cientistas, para um repensar em que se leve consideração a diversidade e pluralidade do cientista e do saber científico, bem como, as novas demandas sociais e tecnológicas presente na sociedade atual, tendo em vista que esses materiais podem auxiliar na construção dos conhecimentos da população.
Abstract: The present work mainly aimed to investigate Science Popularization (SP) in the magazine Ciência Hoje das Crianças (CHC), focusing on the representations of Science and scientists. This documental research has a qualitative approach, whose corpus was assembled from a temporal dimension stablished between March 2016 to June 2019. Analyses were carried out based from the referential on content analysis, from which ten categories emerged: individualist-elitist; gender and position; representativity; origin of scientists; text authorship; making Science; Science (de)contextualization; ludic dimension; combative dimension; and multimediatic dimension. Regarding representations of scientists during our analyses, CHC showed a controversial vision as it still brings individualistic examples, which may contribute to a vision of Science made exclusively by genius men. On the other hand, female scientists were also represented at times, a very important result as fights for more gender equity in the scientific field have been raised. CHC predominantly displayed examples of scientists originated from Europe or descended from such continent, which may lead to a revalidation of stereotypes on Science epistemologies. In relation to the representations of Science found in the magazine, a duality is present as Science is sometimes shown as tough, rigid, built upon one unique scientific method, and as a manual to be followed, prioritizing the Natural Sciences. Nonetheless, many aspects were found to display a more diverse, and complex Science made by a plurality of actors share information to each other. Such duality is found in our results, which may indicate a disparity between making Science and the real scientists, and the form this goes in SP materials, which may lead people to misunderstanding it. Regarding the characteristics of SP in CHC magazine, notorious elements could be found which aimed to attract the attention of readers, thus making the magazine more ludic. This way, CHC efforts, although tentatively, combating fake news about Science that spread in society. Furthermore, we found relevant indications of more dynamicity, deepening, and dialogicity as important characteristics when relating both mediatic ways, despite the magazine not having fully explored the potentialities of it. Based on our discussions, we point out to a reorientation of how SP materials are made, especially the representations of Science and scientists, to rethink the way Science is and is made so that diversity and plurality are taken in consideration, as well as to the new social and technological demands present in our current society, in order to make such materials can help populations build knowledge.
Palavras-chave: Divulgação Científica;
Ciência. Cientistas;
Mídias;
Ensino de Ciências
Science Popularization;
Science;
Scientists;
Media;
Science education
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SANTOS, Stella Chystine Câmara dos. A divulgação científica presente na revista Ciência Hoje das Crianças: diálogos sobre o que é e quem faz ciência.. 2021.125 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3412
Data de defesa: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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