Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CORRÊA, Nilton da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7058878742907347 | por |
dc.contributor.advisor1 | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0504326528660511 | por |
dc.contributor.referee1 | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0504326528660511 | por |
dc.contributor.referee2 | NERES, Raimundo Luna | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000824780344739 | por |
dc.contributor.referee3 | SILVA, Alessandro Costa da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4716407733343855 | por |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T14:50:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Nilton Da Silva. Educação ambiental e queimadas: a construção de conceitos no ensino de ciências para formação de sujeitos ecológicos. 2020. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3406 | - |
dc.description.resumo | O desgaste do meio ambiente desencadeado por ações e comportamentos da sociedade contemporânea impulsionou os paradigmas políticos, econômicos e educacionais para necessidade de formação de sujeitos com atitudes e comportamentos ecologicamente corretas, baseadas nos pressupostos sustentável. Quando nos referirmos ao Ensino de Ciências e Educação Ambiental, o professor de ciências como mediador de um processo de ensino, desempenha um papel de suma importância nos estímulos de ações com ideários ecologicamente aceitáveis. Nesse sentido, a presente dissertação abordou uma discussão sobre Educação Ambiental, queimadas e a construção de saberes no ensino de ciências para formação de sujeitos ecológicos. Os referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões basearam-se principalmente em Angotti (2011); Carvalho (2012); Cachapuz (2011); Chassot (2014); Delizoicov (2011); Leff (2015); Loureiro; Torres (2014); Segura (2001) dentre outras. A pesquisa se classifica, segundo os métodos empregados, como estudo de caso, sustentada em Gil (2017), Bardin (2011), Franco (2009). O estudo utilizou a perspectiva da abordagem de pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu em dezessete escolas do Ensino Fundamental, zona rural do município de Codó/MA. Teve como sujeito de pesquisa, professores de Ciências com os quais foram aplicados questionários e entrevistas sobre a concepção de EA e Queimadas no município de Codó/MA. Os resultados apontaram que os professores têm mais ações teóricas do que práticas sobre problemas ambientais locais, bem como trabalham instrumentos pedagógicos tradicionais e reduzidos no tocante a implementação da educação ambiental no espaço escolar. A categoria que se apresentou em maior quantidade em relação as unidades de significados retiradas das concepções dos professores como resposta ao foco desta investigação convergiu para à promoção de conscientização ambiental dos estudantes. Percebeu-se ainda que o tem sobre queimadas é quase invisível como ação pedagógica entre os professores. O produto desta pesquisa configurou-se em um paradidático que buscou contribuir no trabalho pedagógico do professor de ciências a problemática das queimadas na cidade de Codó/MA. | por |
dc.description.abstract | The wear and tear on the environment triggered by contemporary society's actions and behaviors boosted the political, economic and educational paradigms for the need to train individuals with ecologically correct attitudes and behaviors, based on sustainable assumptions. When referring to Science Education and Environmental Education, the science teacher as the mediator of a teaching process, plays an extremely important role in stimulating actions with ecologically acceptable ideas. In this sense, the present dissertation approached a discussion about Environmental Education, fires and the construction of knowledge in science teaching for the formation of ecological subjects. The theoretical frameworks used to guide the discussions were based mainly on Angotti (2011); Carvalho (2012); Cachapuz (2011); Chassot (2014); Delizoicov (2011); Leff (2015); Laurel; Torres (2014); Segura (2001) among others. The research is classified, according to the methods employed, as a case study, supported by Gil (2017), Bardin (2011), Franco (2009). The study used the perspective of the qualitative research approach whose data collection took place in seventeen elementary schools, rural area of the municipality of Codó / M. It had as a research subject, Science teachers with whom questionnaires and interviews about the concept of AE and Queimadas were applied in the city of Codó / MA. The results showed that teachers have more theoretical than practical actions on local environmental problems, as well as working with traditional and reduced pedagogical instruments regarding the implementation of environmental education in the school space. The category that presented itself in greater quantity in relation to the units of meanings taken from the teachers' conceptions in response to the focus of this investigation converged towards the promotion of environmental awareness among students. It was also noticed that it has over burns is almost invisible as a pedagogical action among teachers. The product of this research was configured in a paradidactic that sought to contribute in the pedagogical work of the science teacher to the problem of burning in the city of Codó / Maranhão. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-11-22T14:50:48Z No. of bitstreams: 1 NILTON-CORREA.pdf: 19289899 bytes, checksum: 36554315a52757f1d5f8d2a45185b456 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-22T14:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NILTON-CORREA.pdf: 19289899 bytes, checksum: 36554315a52757f1d5f8d2a45185b456 (MD5) Previous issue date: 2020-10-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VII | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Queimadas e sujeito ecológico | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Burnings and ecological subject | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.title | Educação ambiental e queimadas: a construção de conceitos no ensino de ciências para formação de sujeitos ecológicos | por |
dc.title.alternative | Environmental education and fires: the construction of concepts in science teaching for the formation of ecological subjects | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NILTON-CORREA.pdf | Dissertação de Mestrado | 18,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.