Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES , Brenda Vanessa Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678863946759855por
dc.contributor.advisor1DIAS, Marly de Jesus Sá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576152814937497por
dc.contributor.referee1DIAS, Marly de Jesus Sá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576152814937497por
dc.contributor.referee2FERREIRA, Maria Mary-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813463162883226por
dc.contributor.referee3FAÇANHA, Josanne Cristina Ribeiro Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595800379681473por
dc.date.accessioned2021-11-22T14:25:55Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationSOARES, Brenda Vanessa Pereira. “Quem entrou quer ficar”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão. 2021. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3405-
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada ““QUEM ENTROU QUER FICAR”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão” teve por objetivo analisar se, e de que forma, a assistência estudantil implementada pela Universidade em apreço (UFMA), tem garantido o direito social à educação das estudantes que são mães em seus cursos de graduação. A pesquisa se respaldou no reconhecimento da educação como direito humano fundamental que deve ser assegurada pelo Estado a todas e todos, tal como inscrito na atual Constituição. Mulheres que são mães enfrentam desafios frequentes para conciliar maternidade e vida acadêmica, o que remete a efetividade de ações que as oportunizem essa conciliação, desde seus ingressos até a finalização da formação em nível superior. A metodologia empregada contou com a tessitura entre teoria e empiria, momentos distintos, porém articulados. O primeiro, consubstanciado pelo aporte teórico e documental, que subsidiaram as discussões feitas. O segundo, composto por trabalho de campo, constituído por observações, entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mulheres que são mães, estudantes de cursos de graduação da UFMA, beneficiadas com o auxílio-creche proveniente da assistência estudantil da universidade entre os anos de 2018 a 2020. Os resultados revelaram que a maternidade segue como dilema para mulheres-mães que desejam seguir uma carreira acadêmica e profissional, dadas as condições impostas pela imbricação entre patriarcado, racismo e capitalismo. Nesse sentido, a efetivação do direito a educação, da Política Nacional de Assistência Estudantil são avanços importantes. Contudo, faz-se urgente ampliar o debate e fortalecer as conquistas, o que passa por lutas para ampliação de financiamento à consolidação de um projeto maior, em defesa da democracia, de políticas sociais que garantam direitos como a educação pública, de qualidade e com amparo à maternidade.por
dc.description.abstractThe present dissertation entitled ""WHO WENT IN WANTS TO STAY": analysis of student assistance in the face of the demands of women students with children at the Federal University of Maranhão" aimed to analyze if, and in what way, the student assistance implemented by the University in question ( UFMA) has guaranteed the social right to education of students who are mothers in their undergraduate courses. The research was supported by the recognition of education as a fundamental human right that must be guaranteed by the State to all, as enshrined in the current Constitution. Women who are mothers face frequent challenges to reconcile motherhood and academic life, which points to the effectiveness of actions that provide them with this reconciliation, from their admission to the completion of higher education. The methodology used relied on the weaving between theory and empirical, distinct but articulated moments. The first, substantiated by the theoretical and documental contribution, which supported the discussions held. The second, consisting of fieldwork, consisting of observations, semi-structured interviews carried out with five women who are mothers, undergraduate students at UFMA, benefited from daycare assistance from the university's student assistance between the years 2018 to 2020 The results revealed that motherhood remains a dilemma for women-mothers who wish to pursue an academic and professional career, given the conditions imposed by the overlapping between patriarchy, racism and capitalism. In this sense, the realization of the right to education, of the National Student Assistance Policy are important advances. However, it is urgent to broaden the debate and strengthen the achievements, which involves struggles to increase funding for the consolidation of a larger project, in defense of democracy, of social policies that guarantee rights such as public education, with quality and with maternity support.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-11-22T14:25:55Z No. of bitstreams: 1 BRENDA-SOARES.pdf: 1911079 bytes, checksum: 61a16cc64f2821b1956c3cbf5b23ad23 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-22T14:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRENDA-SOARES.pdf: 1911079 bytes, checksum: 61a16cc64f2821b1956c3cbf5b23ad23 (MD5) Previous issue date: 2021-07-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectAuxílio-crechepor
dc.subjectMaternidadespor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectUFMApor
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectChildcare assistanceeng
dc.subjectMaternity hospitalseng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectUFMAeng
dc.subject.cnpqServiço Social da Educaçãopor
dc.title“Quem entrou quer ficar”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhãopor
dc.title.alternative“Those who entered want to stay”: analysis of student assistance in view of the demands of women students with children at the Federal University of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDA-SOARES.pdfDissertação de Mestrado1,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.