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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Quem entrou quer ficar”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): “Those who entered want to stay”: analysis of student assistance in view of the demands of women students with children at the Federal University of Maranhão
Autor: SOARES , Brenda Vanessa Pereira 
Primeiro orientador: DIAS, Marly de Jesus Sá
Primeiro membro da banca: DIAS, Marly de Jesus Sá
Segundo membro da banca: FERREIRA, Maria Mary
Terceiro membro da banca: FAÇANHA, Josanne Cristina Ribeiro Ferreira
Resumo: A presente dissertação intitulada ““QUEM ENTROU QUER FICAR”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão” teve por objetivo analisar se, e de que forma, a assistência estudantil implementada pela Universidade em apreço (UFMA), tem garantido o direito social à educação das estudantes que são mães em seus cursos de graduação. A pesquisa se respaldou no reconhecimento da educação como direito humano fundamental que deve ser assegurada pelo Estado a todas e todos, tal como inscrito na atual Constituição. Mulheres que são mães enfrentam desafios frequentes para conciliar maternidade e vida acadêmica, o que remete a efetividade de ações que as oportunizem essa conciliação, desde seus ingressos até a finalização da formação em nível superior. A metodologia empregada contou com a tessitura entre teoria e empiria, momentos distintos, porém articulados. O primeiro, consubstanciado pelo aporte teórico e documental, que subsidiaram as discussões feitas. O segundo, composto por trabalho de campo, constituído por observações, entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mulheres que são mães, estudantes de cursos de graduação da UFMA, beneficiadas com o auxílio-creche proveniente da assistência estudantil da universidade entre os anos de 2018 a 2020. Os resultados revelaram que a maternidade segue como dilema para mulheres-mães que desejam seguir uma carreira acadêmica e profissional, dadas as condições impostas pela imbricação entre patriarcado, racismo e capitalismo. Nesse sentido, a efetivação do direito a educação, da Política Nacional de Assistência Estudantil são avanços importantes. Contudo, faz-se urgente ampliar o debate e fortalecer as conquistas, o que passa por lutas para ampliação de financiamento à consolidação de um projeto maior, em defesa da democracia, de políticas sociais que garantam direitos como a educação pública, de qualidade e com amparo à maternidade.
Abstract: The present dissertation entitled ""WHO WENT IN WANTS TO STAY": analysis of student assistance in the face of the demands of women students with children at the Federal University of Maranhão" aimed to analyze if, and in what way, the student assistance implemented by the University in question ( UFMA) has guaranteed the social right to education of students who are mothers in their undergraduate courses. The research was supported by the recognition of education as a fundamental human right that must be guaranteed by the State to all, as enshrined in the current Constitution. Women who are mothers face frequent challenges to reconcile motherhood and academic life, which points to the effectiveness of actions that provide them with this reconciliation, from their admission to the completion of higher education. The methodology used relied on the weaving between theory and empirical, distinct but articulated moments. The first, substantiated by the theoretical and documental contribution, which supported the discussions held. The second, consisting of fieldwork, consisting of observations, semi-structured interviews carried out with five women who are mothers, undergraduate students at UFMA, benefited from daycare assistance from the university's student assistance between the years 2018 to 2020 The results revealed that motherhood remains a dilemma for women-mothers who wish to pursue an academic and professional career, given the conditions imposed by the overlapping between patriarchy, racism and capitalism. In this sense, the realization of the right to education, of the National Student Assistance Policy are important advances. However, it is urgent to broaden the debate and strengthen the achievements, which involves struggles to increase funding for the consolidation of a larger project, in defense of democracy, of social policies that guarantee rights such as public education, with quality and with maternity support.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Auxílio-creche
Maternidades
Mulheres
UFMA
Student assistance
Childcare assistance
Maternity hospitals
Women
UFMA
Área(s) do CNPq: Serviço Social da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SOARES, Brenda Vanessa Pereira. “Quem entrou quer ficar”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão. 2021. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3405
Data de defesa: 20-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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