Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/33
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Janete de Jesus Serrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9203659368889031por
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Márcia Manir Miguelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:27Z-
dc.date.available2013-02-08pt_BR
dc.date.issued2012-12-14pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Janete de Jesus Serra.ERA UMA VEZ UM LUGAR... : um estudo da espacialidade na literatura infantojuvenil clássica e contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/33-
dc.description.resumoA pesquisa que segue tem como intento perscrutar as imbricações interdisciplinares entre a Literatura InfantoJuvenil e a Geografia Humanista Cultural, especificamente nos contos de fadas Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, de Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm, bem como nas obras juvenis brasileiras: O Rio e eu, de Lygia Bojunga Nunes e Ana Z. aonde vai você?, de Marina Colasanti, objetivando enfatizar as afinidades teóricas entre Arte e Ciência. Considerando, sob a ótica da teoria da Geografia Humanista Cultural, o espaço como uma categoria essencial desse gênero para a diegese do universo maravilhoso feérico de tais narrativas, aborda-se as concepções de espaço, lugar, paisagem, mundo vivido e ser no mundo, a fim de desvelar o complexo relacionamento entre arte literária, imaginário, memória e simbologia, intrinsecamente associados à subjetividade, à percepção e à experiência dos lugares tanto nos seus aspectos positivos, quanto negativos. Assim, a análise enfatizará as diferentes formas de relacionamento com o mundo vivido na criação literária infantojuvenil, por meio da metodologia fenomenológica existencialista, como um tipo de compreensão teórica que valoriza a experiência humana como maneira precípua de entender o envolvimento pessoal do homem com o mundo e com os outros homens que nele vivem. Nessa perspectiva, busca-se delimitar como a topoanálise, a topofilia, a topofobia se manifestam nas obras literárias infantojuvenis clássicas e contemporâneas, a partir do aporte teórico conceitual que abrange a multiplicidade das representações espaciais.por
dc.description.abstractThe following research has as intent the investigation of the interdisciplinary links between the Children s and Young People s Literature and the Cultural Humanistic Geography, specifically in the Grimm Brothers fairy tales Little Red Riding Hood and Rapunzel, as well as in the Brazilian books for young people: The River and Me, of Lygia Bojunga Nunes and Ana Z., where are you going?, of Marina Colasanti, with the intention of focusing the theoretical affinities between Art and Science. Considering, by the light of the Cultural Humanistic Geography, the space as an essential category of this gender to the comprehension of the wonderful and fairy universe of these narratives, are broached the conceptions of space, place, landscape, lived world (Lebenswelt) and Being-in-the-World, to discover the complex relationship between literary art, imaginary, memory and symbolism, deeply associated to subjectivity, perception and experience of the places, in their positives and negatives aspects. Therefore, the analysis will emphasize the different ways of relationship with the lived world in the literary creation for children and young people, using the existentialist phenomenological methodology, as a type of theoretical comprehension that valorizes the human experience as an essential way to understand the personal involvement of man with the world and with the other men that lives in it. In this perspective, it is delimited how the topoanalysis, the topophilia and the topophobia are manifested in the classical and contemporary literary works, since the theoretical support that covers the multiplicity of the spatial representations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANETE.pdf: 736783 bytes, checksum: 33f39eac9feeb792d1c40f06015008d3 (MD5) Previous issue date: 2012-12-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectPlaceeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectExperienceeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEra uma vez um lugar... : um estudo da espacialidade na literatura infantojuvenil clássica e contemporâneapor
dc.title.alternative"Once upon a time a place...": a study of spatiality in classical and contemporary infantojuvenil literatureeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JANETE.pdf719,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.