Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Thamyla Maria de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4546667082500214por
dc.contributor.advisor1BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0492330410079141por
dc.contributor.advisor-co1BARRADAS FILHO, Alex Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766794669249883por
dc.contributor.referee1BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0492330410079141por
dc.contributor.referee2BARRADAS FILHO, Alex Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766794669249883por
dc.contributor.referee3SILVA, Francisco José da Silva e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770343284012942por
dc.contributor.referee4SANTOS, Rodrigo Pereira dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8613736894676086por
dc.date.accessioned2021-11-13T20:27:22Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationLIMA, Thamyla Maria de Sousa. Estudo dos métodos avaliativos de jogos digitais sérios: análise e aplicação. 2021. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3396-
dc.description.resumoJogos sérios podem ser definidos como aplicações de computador que combinam aspectos sérios (ensino e aprendizado) com aspectos lúdicos. Para avaliar seu poder de impacto sobre os alunos são utilizados os métodos avaliativos. Existe uma variedade de estudos na literatura que abordam os métodos avaliativos de jogos sérios. Estes se diferem na forma de aplicação, de análise dos resultados e tamanho da amostra. Neste trabalho, foi realizado um estudo dos métodos avaliativos, identificando características, tendências, vantagens e desvantagens desses métodos. Para realizar esse estudo, foi conduzido um Mapeamento Sistemático da Literatura. Ainda, a partir de critérios pré-definidos foram selecionados dois métodos de avaliação a serem aplicados em um experimento. Para realização desse experimento, desenvolveu-se dois jogos sérios relacionados a conceitos introdutórios de computação. O acesso a esses jogos se deu através de uma plataforma online que possibilita cadastro de professores e alunos, bem como a criação de salas virtuais. O experimento foi conduzido com 10 voluntários da área de Ciência da Computação e os dados coletados pela plataforma foram analisados e discutidos. Dessa forma, o estudo realizado neste trabalho permitiu identificar os métodos avaliativos utilizados na literatura e suas particularidades. Além disso, a análise de dados realizada permitiu verificar os aspectos mais relevantes a serem avaliados nos jogos digitais sérios. Como trabalhos futuros, cita-se a inserção de técnicas de inteligência artificial na coleta e análise dos dados e a aplicação da plataforma em uma amostra maior de participantes.por
dc.description.abstractSerious games can be defined as computer applications that combine serious aspects (teaching, learning) with playful aspects. To assess their impact on students, evaluation methods are used. There are a variety of articles in the literature that address the methods of evaluating serious games. These differ in the form of application, analysis of results and sample size. In this work, a study of the evaluation methods was carried out, identifying characteristics, trends, advantages and disadvantages of these methods. To carry out this study, a Systematic Literature Mapping was conducted. Also, based on pre-defined criteria, two evaluation methods were selected to be applied in an experiment. To carry out this experiment, two serious games related to basic introductory concepts were developed. Access to these games took place through an online platform that enables the registration of teachers and students, as well as the creation of virtual classrooms. The experiment was conducted with 10 volunteers from the Computer Science area and the data collected by the platform were analyzed and discussed. Thus, the study carried out in this work allowed to identify the evaluation methods used in the literature and their particularities. In addition, the data analysis performed allowed to verify the most relevant aspects to be evaluated in serious digital games. As future works, it can be cited the insertion of artificial intelligence techniques in the collection and analysis of data and the application of the platform in a larger sample of participants.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-11-13T20:27:22Z No. of bitstreams: 1 THAMYLA-LIMA.pdf: 9373215 bytes, checksum: d5b3f3128216df373953148bf9a07a1a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-13T20:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THAMYLA-LIMA.pdf: 9373215 bytes, checksum: d5b3f3128216df373953148bf9a07a1a (MD5) Previous issue date: 2021-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectMétodos avaliativospor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSerious gameseng
dc.subjectEvaluation methoseng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subject.cnpqTeoria da Computaçãopor
dc.titleEstudo dos métodos avaliativos de jogos digitais sérios: análise e aplicaçãopor
dc.title.alternativeStudy of evaluative methods for serious digital games: analysis and applicationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAMYLA-LIMA.pdfDissertação de Mestrado9,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.