Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3390
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caracterização de identidade cultural em projeto gráfico de curta animação
Título(s) alternativo(s): Characterization of cultural identity in short animation graphic project
Autor: MENDONÇA, Nikole Melo de 
Primeiro orientador: OBREGON, Rosane de Fatima Antunes
Primeiro membro da banca: OBREGON, Rosane de Fatima Antunes
Segundo membro da banca: CAMPOS, Lívia Flavia de Albuquerque
Terceiro membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Quarto membro da banca: VANZIN, Tarcísio
Resumo: A animação brasileira para entretenimento é um produto que assume destaque em território nacional e internacional. Animações produzidas no Brasil passaram a ser exibidas em todas as regiões do território, sendo exportadas para vários países, obtendo indicações e premiações em grandes festivais internacionais. No contexto da modernidade efervescida pelas Tecnologias da Informação e Comunicação baseada na internet, o fácil e rápido acesso aos conteúdos digitais cada vez mais voláteis, encontram-se também as animações de curta duração, pois necessitam de forma ágil e concisa transmitir uma mensagem. Neste cenário, emerge o foco para a expressão da culturalidade na linguagem gráfica das animações, tendo em vista a importância da valorização do patrimônio cultural. Considerando tarefa do designer a transposição de uma identidade ao produto através da linguagem visual, a presente pesquisa pretende compreender como estruturar um projeto gráfico de animação de forma a promover uma narrativa animada com expressividade da identidade cultural. Com base metodológica estruturada em uma pesquisa de caráter qualitativo com viés exploratório-descritivo e, através de uma abordagem indutiva, procedeu-se com uma pesquisa observacional e analítica para identificar projetos gráficos na animação brasileira “Irmão do Jorel”, compilando os elementos da narrativa da identidade cultural e analisando as suas estruturações. Como contribuição da pesquisa realizada foi possível propor um conjunto de 14 recomendações para estruturação de projeto gráfico de animação na promoção da narrativa com foco na identidade cultural. Os resultados apontaram para um mapeamento de 32 recursos dispostos em 6 grupos distintos entre ambiente construído e objetos; geografia e o ambiente natural; manifestações culturais e típicas; sociedade; caracterização de personagem e estilos gráficos, como pontos de inserção de elementos gráficos na narrativa de culturalidade em uma animação.
Abstract: Brazilian entertainment animation is a product that stands out in national and international territory. Animations produced in Brazil began to be shown throughout territory regions, being exported to various countries, obtaining nominations and awards at major international festivals. In the context of the effervescent modernity by internet-based Information and communication technologies, the easy and fast access to increasingly volatile digital content are short-lived animations, as they need to convey a message quickly and concisely. In this scenario, the focus emerges for the expression of culturality in the graphic language of animations, given the importance of valuing cultural heritage. Considering the designer's task to transpose an identity to the product through visual language, this research aims to understand how to structure an animation graphic project to promote an animated narrative with expressiveness of cultural identity. With methodological basis structured in a qualitative research with exploratory-descriptive bias and, through an inductive approach, was proceed an observational and analytical research to identify graphic designs in the Brazilian animation "Irmão do Jorel", compiling elements on the narrative of cultural identity and analyzing the structuring of those. As a research contribution, it was possible to propose a set of 14 recommendations for structuring a graphic animation project to promote the narrative with a focus on cultural identity. The results pointed to a mapping of 32 resources arranged in 6 distinct groups between built environment and objects; geography and the natural environment; cultural and typical events; society; characterization and graphic styles, as insertion points of graphic elements in the narrative of culturality in an animation.
Palavras-chave: Design gráfico
Cultura
Linguagem
Desenho animado
Graphic design
Culture
Language
Animated cartoon
Área(s) do CNPq: Desenho Industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: MENDONÇA, Nikole Melo de. Caracterização de identidade cultural em projeto gráfico de curta animação. 2020. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3390
Data de defesa: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIKOLE-MENDONÇA.pdfDissertação de Mestrado9,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.