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Tipo do documento: Dissertação
Título: GAMIFICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS POR APRENDIZES DE LÍNGUA ADICIONAL.
Título(s) alternativo(s): GAMIFICATION AND MOBILIZATION OF INDIVIDUAL STRATEGIES BY ADDITIONAL LANGUAGE APPRENTICES.
Autor: ARAÚJO, Natyara Carvalho 
Primeiro orientador: ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva
Primeiro membro da banca: ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva
Segundo membro da banca: BRAGA, Junia Fidelis de Carvalho
Terceiro membro da banca: CARNEIRO, Mônica Fontinelle
Quarto membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Resumo: Esta pesquisa, que se insere no âmbito da Linguística Aplicada, consiste em uma investigação acerca da mobilização de estratégias individuais de aprendizagem na aquisição de línguas adicionais através da gamificação. Com o objetivo geral de identificar as implicações do uso das plataformas de gamificação na mobilização das estratégias individuais de aprendizagem de línguas adicionais. Para compreender esse fenômeno, descrevemos as principais ferramentas encontradas nas plataformas e buscamos compreender a relação entre a gamificação e a mobilização das estratégias individuais de aprendizagem, fixando nossa investigação especificamente na identificação de estratégias Metacognitivas e Afetivas propostas por Oxford (1990). Com isso, notamos, por meio do exame de seus objetivos, que a pesquisa oxfordiana dá ênfase à perspectiva do aprendiz, foco das pesquisas em LA no nosso contexto atual, além de considerar a existência de diversos fatores que contribuem para aprendizagem. Nesse sentido, para alcançarmos o que foi objetivado em nossa pesquisa, tomamos como base epistemológica e metodológica a Teoria da Complexidade (MORIN, 2011). Para compreendermos a aprendizagem, um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), orientamo-nos pelos estudos de Larsen-Freeman (1997) acerca do processo de aprendizagem. Para tanto, realizamos a descrição das principais ferramentas encontradas nas plataformas Kahoot! e Socrative. De caráter exploratório, este estudo tem seu corpus constituído pelos questionários respondidos por aprendizes de língua espanhola como língua adicional. As perguntas do questionário foram elaboradas e analisadas com base em estratégias Metacognitivas e Afetivas, idealizadas a partir da proposta de Oxford (1990), em seu inventário. Os resultados obtidos apontam para uma significativa contribuição dos games para a mobilização das estratégias Metacognitivas e Afetivas relacionadas com as ações de aprender e relacionar com conteúdo já conhecido; de descobrir coisas novas, de monitorar e avaliar a própria aprendizagem; de ter momentos para rir e relaxar; de correr riscos de forma inteligente e de se autogratificar.
Abstract: Inserted at the scope of Applied Linguistics, this research consists of an investigation about the mobilization of individual learning strategies in the acquisition of additional languages through what is called "gamification" - with general objective of identifying the implications of using gamification platforms in mobilizing individual strategies for learning additional languages. To understand this event, we describe the main tools that are found on the platforms and aim to understand the relationship between gamification and the mobilization of individual learning strategies, focusing our investigation especially on the identification of Metacognitive and Affective strategies proposed by Oxford (1990). Thereby, after examinating its objectives, we noted that Oxford research gives emphasis at the learner perspective, wich is the focus of researches in AL in our current context, in addition to considering the existence of several factors that together contribute to learning process. In this perspective, to achieve what was desiderd in our study, we took the Complexity Theory as an epistemological and methodological basis (MORIN, 2011). To understand learning process, a Complex Adaptive System (CAS), we were guided by Larsen-Freeman's studies (1997) about it. In the process of doing this, we describe the main tools found on Kahoot! and Socrative. This study, wich is exploratory, has its content constituted by questionnaires answered by Spanish language learners as an additional language. The questions found in the questionnaire were elaborated and analyzed based on Metacognitive and Affective strategies, that were idealized from the proposal of Oxford (1990), in its inventory. The results we obtained give us an appointment to a significant contribution of the benefits of using games to the mobilization of Metacognitive and Affective strategies, that are linked to the actions of learning and relating to already known content; to discover new things, to monitor and evaluate self learning; of having moments to laugh and relax; of taking risks smartly and to get self-gratification.
Palavras-chave: Aprendizagem de língua adicional;
sistemas adaptativos complexos;
gamificação;
estratégias de aprendizagem
Additional language learning;
complex adaptive systems;
gamification;
gamification;
learning strategies
Área(s) do CNPq: Línguas Estrangeiras Modernas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: ARAÚJO, Natyara Carvalho. Gamificação e mobilização de estratégias individuais por aprendizes de língua adicional.. 2021. 150 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3381
Data de defesa: 2-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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