Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Naysa Christine Serra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8275676022121207por
dc.contributor.advisor1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3COSTA, Maria da Piedade Resende da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791098416503955por
dc.contributor.referee4FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee5FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.date.accessioned2021-10-21T13:11:04Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Naysa Christine Serra. O processo ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão – Campus Dom Delgado. 2021. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3377-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo geral investigar como vem ocorrendo o processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de licenciatura, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Dom Delgado, na perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, com quatro docentes que ministram a disciplina de LIBRAS, nos cursos de licenciatura da UFMA, e 98 discentes das respectivas turmas. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto contendo 13 questões relacionadas ao objeto investigado. Os resultados da pesquisa revelam que, dentre os 17 cursos de licenciatura, do Campus Dom Delgado, somente cinco cursos estavam ofertando a disciplina de LIBRAS aos discentes da UFMA; há a necessidade de maiores esclarecimentos em relação aos objetivos da disciplina LIBRAS; a carga horária da disciplina de LIBRAS foi considerada aquém do necessário em relação ao bilinguismo; as metodologias utilizadas pelos docentes nas aulas de LIBRAS são diversificadas; porém, o uso de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem da língua sinalizada era esporádico; as plataformas e os aplicativos mais utilizados pelos docentes e discentes eram o YouTube, Hand Talk e Alfabeto LIBRAS. A disciplina de LIBRAS é de suma relevância no contexto da prática docente inclusiva. Nesse sentido, os achados da pesquisa correspondem ao fato de que, para a concretização da educação bilíngue, sob a perspectiva da inclusão educacional, a formação inicial docente, de boa qualidade, é extremamente necessária. O desfecho primário deste estudo corresponde à visibilidade do aprendizado da LIBRAS na Educação Superior, e o desfecho secundário visa contribuir de maneira crítico-reflexiva sobre as formações de professores bilíngues (LIBRAS/Português) nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how the teaching-learning process of Brazilian Sign Language (LIBRAS) has been occurring in undergraduate courses at the Federal University of Maranhão (UFMA), Dom Delgado Campus, in the perspective of Inclusive Education. For this, we developed an exploratory research, descriptive, with qualitative approach, with four teachers who teach the discipline of LIBRAS in undergraduate courses at UFMA, and 98 students from their respective classes. The data were collected through a mixed questionnaire containing 13 questions related to the object investigated. The results of the research reveal that among the 17 undergraduate courses in the Dom Delgado Campus, only five courses were offering the discipline of LIBRAS to the students of UFMA; there is a need for further clarification regarding the objectives of LIBRAS; the workload of the discipline of LIBRAS was considered short of what is necessary in relation to bilingualism; the methodologies used by teachers in LIBRAS classes are diverse; however, the use of digital technologies in the teaching-learning process of sign language was sporadic; the platforms and applications most used by teachers and students were YouTube, Hand Talk and LIBRAS Alphabet. The subject of LIBRAS is of utmost relevance in the context of inclusive teaching practice. In this sense, the findings of the research correspond to the fact that for the realization of bilingual education, under the perspective of educational inclusion, the initial teacher training, of good quality, is extremely necessary. The primary outcome of this study corresponds to the visibility of the learning of LIBRAS in Higher Education, and the secondary outcome aims to contribute in a critical-reflexive way about the bilingual teacher education (LIBRAS/Portuguese) in the undergraduate courses of the Federal University of Maranhão.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-10-21T13:11:04Z No. of bitstreams: 1 NAYSA-SILVA.pdf: 2873013 bytes, checksum: c703b3b906bb641787c31fb1eb5426e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-21T13:11:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAYSA-SILVA.pdf: 2873013 bytes, checksum: c703b3b906bb641787c31fb1eb5426e2 (MD5) Previous issue date: 2021-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO processo ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão – Campus Dom Delgadopor
dc.title.alternativeThe teaching-learning process of the Brazilian sign language in undergraduate courses at the Federal University of Maranhão – Dom Delgado Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYSA-SILVA.pdfDissertação de Mestrado2,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.