Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFARIAS JÚNIOR, Antonio Pires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/054614107701070por
dc.contributor.advisor1OBREGON, Rosane de Fatima Antunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057021074983466por
dc.contributor.referee1OBREGON, Rosane de Fatima Antunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057021074983466por
dc.contributor.referee2ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468204044350566por
dc.contributor.referee3CAMPOS, Lívia Flavia de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.referee4MOURA, Mônica Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5034451123099716por
dc.date.accessioned2021-10-20T04:29:55Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationFARIAS JÚNIOR, Antonio Pires. A customização automotiva sob a ótica do design emocional. 2020. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3374-
dc.description.resumoO design tem atuado ao longo da história do mundo industrializado como agente responsável pela elaboração da materialidade. Neste contexto, é possível observar que o design assumiu papel relevante na modernidade, em especial no que diz respeito às particularidades do indivíduo. Produtos são elaborados e modificados à feição de atender melhor aos usuários, tornando-os objetos exclusivos, imbuídos de emoção e representação simbólica. Este cenário repete-se com produtos de produção relativamente simples, como uma peça básica de vestuário, mas também com produtos mais complexos a exemplo de um automóvel, que dentre os produtos pós Revolução Industrial, é um dos mais representativos socialmente, possuindo umas das culturas de customização mais amplas e difundidas mundialmente. Tendo em vista o exposto, faz-se necessário analisar as relações emocionais que interferem na concepção de projetos de customização automotiva. Nesse enfoque, a pesquisa objetivou analisar o papel do design emocional na estruturação de projeto de automóveis customizados. Para tanto, com base metodológica apoiada na pesquisa qualitativa, de caráter exploratória-descritiva, tendo como escopo usuários de carros customizados, e à luz dos conceitos do design emocional, foi possível analisar como são desenvolvidas as relações entre os indivíduos e os objetos. Como resultado, foi possível obter um substrato teórico acerca do papel do design emocional nos projetos de customização automotiva.por
dc.description.abstractDesign has acted throughout the history of the industrialized world as an agent responsible for the elaboration of materiality. In this context, it is possible to observe that design has assumed a relevant role in modernity, especially with regard to the individual's particularities. Products are designed and modified to better serve users, making them exclusive objects, imbued with emotion and symbolic representation. This scenario is repeated with relatively simple production products, such as a basic garment, but also with more complex products such as a car, which among the products after the Industrial Revolution, it is one of the most socially representative, having one of the most extensive and widespread customization cultures worldwide. In view of the above, it is necessary to analyze the emotional relationships that interfere in the design of automotive customization projects. In this focus, the research aimed to analyze the role of emotional design in structuring customized car projects. Therefore, based on a methodological basis supported by qualitative research, of an exploratory-descriptive nature, having as scope users of customized cars, and in the light of the concepts of emotional design, it was possible to analyze how the relationships between individuals and objects are developed. As a result, it was possible to obtain a theoretical substrate on the role of emotional design in automotive customization projects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-10-20T04:29:55Z No. of bitstreams: 1 PEDROROCHA.pdf: 4757840 bytes, checksum: 8a73b511e55cfce15ebba28c64762bf9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-20T04:29:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDROROCHA.pdf: 4757840 bytes, checksum: 8a73b511e55cfce15ebba28c64762bf9 (MD5) Previous issue date: 2020-12-10eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutomóvelpor
dc.subjectDesign emocionalpor
dc.subjectHedonismopor
dc.subjectIndividuaçãopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectCareng
dc.subjectEmotional designeng
dc.subjectHedonismeng
dc.subjectIndividuationeng
dc.subject.cnpqDesenho de Produtopor
dc.subject.cnpqPsicologia Cognitivapor
dc.titleA customização automotiva sob a ótica do design emocionalpor
dc.title.alternativeAutomotive customization from the perspective of emotional designeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROROCHA.pdfDissertação de Mestrado4,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.