Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Thaís Lemos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3444383530669048por
dc.contributor.advisor1FURTADO, Cássia Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918por
dc.contributor.referee1FURTADO, Cássia Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918por
dc.contributor.referee2ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468204044350566por
dc.contributor.referee3CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.referee4MENEGAZZI, Douglas Luiz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427668789393916por
dc.date.accessioned2021-10-20T02:24:27Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.citationLIMA, Thaís Lemos. Narrativas do design em livros digitais: experiência de leitura e compreensão literal do usuário infantil da geração alpha. 2020. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3371-
dc.description.resumoResumo Considerando as possiblidades multimídia e estímulos sensoriais que livros digitais infantis podem possuir, é importante pensar esses recursos como elementos narrativos, ou seja, que complementam, repetem ou adicionam significado ao enredo central. No entanto, nem sempre recursos multimídia interativos contribuem efetivamente para a compreensão desses leitores. Desta maneira, esta pesquisa faz um Estudo de Caso, usando três livros do aplicativo de leitura infantil TecTeca, tendo como foco a investigação do nível de compreensão literal do conteúdo que o usuário leitor, da Geração Alpha, pode obter após a leitura. Assim, na definição dos sujeitos da pesquisa referentes à Geração Alpha, contou-se com a participação voluntária de 24 crianças entre seis e dez anos de idade, realizado em três instituições distintas: três grupos de três crianças na Escola 1 (particular), três grupos de duas crianças na Escola 2 (particular), e três grupos de três crianças na Escola 3 (pública). Tendo isso, fez-se uso de listas de verificação, observação do usuário, grupos focais e método criativo sensível para obtenção de dados quali-quantitativos para a avaliação do nível de compreensão desses participantes. Os principais resultados encontrados validam essa relação entre as narrativas do design de livros digitais e as percepções que as crianças têm da história. Por fim, são feitas recomendações para melhorar o desempenho dos livros digitais avaliados, no aplicativo TecTeca.por
dc.description.abstractConsidering the multimedia possibilities and sensory stimuli that digital children's books can have, it is important to think of these resources as narrative elements, that is, that complement, repeat or add meaning to the central plot. However, interactive multimedia resources do not always contribute effectively to the reader’s comprehension of the history. So that, this research makes a Case Study, using three books from the children's reading application TecTeca, focusing on the investigation of the level of literal understanding of the content that the user-reader, of Generation Alpha, can obtain after reading. Thus, in the definition of the research subjects referring to the Alpha Generation, there was the voluntary participation of 24 children between six and ten years old, held in three different institutions: three groups of three children in School 1 (private), three groups of two children at School 2 (private), and three groups of three children at School 3 (public). With that in mind, checklists, user observation, focus groups and a sensitive creative method were used to obtain qualitative and quantitative data to assess the level of comprehension of these participants. The main results found validate this relationship between digital book design narratives and children's perceptions of history. Finally, recommendations are made to improve the performance of the digital books evaluated, in the TecTeca application.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-10-20T02:24:27Z No. of bitstreams: 1 ThaísLemosLima.pdf: 11344275 bytes, checksum: 970c6034c989936f42e126426b7de80b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-20T02:24:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThaísLemosLima.pdf: 11344275 bytes, checksum: 970c6034c989936f42e126426b7de80b (MD5) Previous issue date: 2020-07-13eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivros digitaispor
dc.subjectGeração dlphapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectNarrativas do Designpor
dc.subjecteBookseng
dc.subjectAlpha generationeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectNarratives of Designeng
dc.subject.cnpqDesenho de Produtopor
dc.subject.cnpqBiblioteconomiapor
dc.titleNarrativas do design em livros digitais: experiência de leitura e compreensão literal do usuário infantil da geração alphapor
dc.title.alternativeDesign Narratives in Digital Books: Reading Experience and Literal Comprehension of the Alpha Generation Child Usereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaísLemosLima.pdfDissertação de Mestrado11,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.