Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3362
Tipo do documento: Dissertação
Título: A “DESIDEALIZAÇÃO” DO OLHAR DO SUJEITO LÍRICO EM POEMAS, SONETOS E BALADAS: A REFORMULAÇÃO DO SENTIMENTO AMOROSO NA LÍRICA MODERNA DE VINICIUS DE MORAES.
Título(s) alternativo(s): THE "DEIDEALIZATION" OF THE LYRIC SUBJECT'S LOOK IN POEMS, SONNETS AND BALLETS: THE REFORMULATION OF THE LOVING FEELING IN VINICIUS DE MORAES MODERN LIRIC.
Autor: BRAGA, Cleyton de Sousa 
Primeiro orientador: QUEVEDO, Rafael Campos
Primeiro membro da banca: QUEVEDO, Rafael Campos
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, José Dino Costa
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Wandeilson Silva de
Resumo: Na intenção de refletirmos sobre a subjetividade, a poesia e o sujeito lírico frente às transformações literárias advindas com a modernidade (na conjuntura dos meados do século XIX para os anos iniciais do XX), esta dissertação tece algumas considerações a respeito da figuração do sentimento amoroso na poética de Vinicius de Moraes. Observa como a sua produção, ainda impregnada pela poesia romântica — no sentido da subjetividade lírica se mostrar mais sentimental, idealista — é ultrapassada pelos ideais modernos — a partir do entendimento de que o sujeito lírico se desprende da exclusividade do seu interior e se relaciona também com o mundo exterior. Isso ocorre, contudo, sem que o sujeito da poesia de Vinicius de Moraes se desligue por completo da natureza subjetiva, imaginativa e imitativa; aspectos, estes, frequentes no estudo da lírica. Para tanto, o principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a constituição de um sujeito lírico desidealizado na poética de Vinicius de Moraes, com base na “desromantização” presente no livro Poemas, Sonetos e Baladas (de 1946) a partir da reformulação do sentimento amoroso no tocante à subjetividade da (poesia) lírica na modernidade. Assim, quanto ao procedimento, o trabalho foi explorado com base na pesquisa bibliográfica, pautando o estudo sob uma perspectiva analítico-descritiva. Deste modo, estruturamos os capítulos para, inicialmente traçar um breve apanhado histórico literário sobre a lírica, dando atenção à poesia (lírica) romântica e às concepções de expressão do eu lírico e à temática amorosa, junto à subjetividade do sujeito lírico; em seguida, relacionar a subjetividade da natureza da lírica e do eu lírico com as manifestações de ruptura oriundas da modernidade, no que aproxima a subjetividade do sujeito com as questões exteriores do poeta lírico; e, no capítulo final da pesquisa, analisar em algumas poesias do livro Poemas, Sonetos e Baladas a “desidealização” de um sujeito lírico a partir da reformulação do sentimento amoroso na subjetividade da lírica moderna.
Abstract: In the intention of reflecting on subjectivity, poetry and the lyrical subject in the face of literary transformations brought about by modernity (in the context of the mid nineteenth century to the early years of the twentieth century), this dissertation makes some considerations about the figuration of the loving feeling in the poetics of Vinicius de Moraes. It observes how his production, still impregnated by romantic poetry — in the sense of lyrical subjectivity being more sentimental, idealistic — it is surpassed by modern ideals — based on the understanding that the lyrical subject is detached from the exclusivity of its interior and it also relates to the outside world. This occurs, by the way, without the subject of Vinicius de Moraes' poetry completely disconnecting from the subjective, imaginative and imitative nature; these aspects are frequent in the study of lyric. Therefore, the main objective of this work is to reflect on the constitution of a lyrical subject deidealized in the poetics of Vinicius de Moraes, based on the “deromantization” present in the book Poemas, Sonetos e Baladas (from 1946) after the reformulation of the loving feeling regarding the subjectivity of lyrical (poetry) in modern times. Thus, as for the procedure, the work was explored based on bibliographic research, guiding the study from an analytical-descriptive perspective. In this way, we structured the chapters to initially trace a brief literary historical overview about the lyric, paying attention to romantic (lyric) poetry and to the concepts of expression of the lyrical self and to the love theme, together with the subjectivity of the lyrical subject; then, to relate the subjectivity of the nature of the lyrical and the lyrical self with the rupture manifestations originating from modernity, in which the subject's subjectivity approaches the external issues of the lyrical poet; and, in the final chapter of the research, to analyze in some poems from the book Poemas, Sonetos e Baladas the “deidealization” of a lyrical subject based on the reformulation of the loving feeling in the subjectivity of modern lyrical.
Palavras-chave: Poesia lírica;
Sujeito lírico;
Sentimento amoroso;
Subjetividade;
Lírica na modernidade
Lyric poetry;
Lyrical subject;
Loving feeling;
Subjectivity;
Lyric in modernity
Área(s) do CNPq: Literatura Brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: BRAGA, Cleyton de Sousa. A “desidealização” do olhar do sujeito lírico em poemas, sonetos e baladas: a reformulação do sentimento amoroso na lírica moderna de Vinicius de Moraes. 2021. 158 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3362
Data de defesa: 22-Abr-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleyton.pdfDissertação de Mestrado63,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.