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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e diversidade de gênero: experiências escolares de travestis em São Luís-Ma
Título(s) alternativo(s): Education and gender diversity: school experiences of transvestites in São Luís-Ma
Autor: RIBEIRO, Ruy Tadeu Costa 
Primeiro orientador: ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana
Primeiro membro da banca: ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana
Segundo membro da banca: JESUS, Jaqueline Gomes de
Terceiro membro da banca: COSTA, Márcio José de Araújo
Quarto membro da banca: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Resumo: Atribui-se o entendimento de identidade de gênero como as identificações subjetivas ao que se compreende como características femininas e masculinas, ou como fruto das desconstruções sociais de que o sexo biológico é o definidor das identidades, comportamentos, gostos pessoais e desejos sexuais dos indivíduos. Opor-se às percepções biologicistas, na maioria das vezes, resulta na compreensão de fuga da normalidade social, tendo as exclusões como respostas às tentativas de exercer o direito de existência. Entre os meios excludentes, destacam-se os ambientes escolares, que gozam do discurso de serem palco do encontro das diversidades, mas se restringem quando encontram-se diante das discussões sobre a diversidade de gênero, como a necessidade de pensar uma educação inclusiva às travestis. Sabe-se que, desde seus primórdios, a escola desempenhou um papel a serviço da padronização de pensamento, modos e distinção de sujeitos, através de seus mecanismos de ordenação, hierarquização e classificação. O presente estudo buscou, portanto, compreender de que forma se dá a relação da educação com a diversidade de gênero a partir das experiências escolares de travestis e suas repercussões em seus processos de subjetivação, objetivando, com isso, levantar uma análise das experiências escolares de travestis problematizando as relações da educação com a diversidade de gênero e, consequentemente, discutindo a história da relação entre educação e diversidade de gênero na sociedade brasileira, relacionando as experiências escolares de travestis e suas repercussões no processo de subjetivação e refletindo sobre perspectivas de uma educação que compreenda diversidade de gênero a partir dos discursos das travestis. Para isso, foi desenvolvido um estudo classificado como pesquisaação, com abordagem qualitativa, entrevistando três travestis que vivenciaram o sistema educacional de São Luís, independentemente do nível escolar (se fundamental, médio ou superior), através de um questionário semiestruturado, com entrevistas gravadas e transcritas fidedignamente, inspirando-se nos conceitos de Foucault sobre a análise do discurso para realizar a análise de dados. Notou-se, assim, que a passagem de pessoas que confrontam as normas biologicistas de gênero na escola, são marcadas por vivências excludentes e capazes de interferir na construção subjetiva de suas identidades e convívio social, restringindo suas perspectivas de futuro e oportunidades trabalhistas. Entretanto, embora lhes tenha sido uma ambiente aversivo, reconhecem a importância da educação formal, propondo uma urgente necessidade do sistema escolar se reformular para que garanta o direito do acesso e permanência de todas as pessoas, opondo-se a todas as formas de discriminação e normatização das expressões individuais. Por fim, o presente estudo discorre para além das experiências escolares, apresentando-se como motivação para o desenvolvimento de novos estudos e o aprofundamentos de diversas discussões.
Abstract: We give the understanding of gender identity as subjective identifications which we comprehend as male and female characteristics or as side effects of social deconstructions about biological sex be the indicator of individuals’ identities, behaviors, personal likes and sexual desires. Be against of biological perceptions, in most time, results in the comprehension of escape from social normality, having exclusions as answers to attempts to exercise the right to exist. Among excluding means, we highlight schools environments that owns the speech of being the center of diversities meeting but become restricted when they are against discussions about gender diversity like thinking about an included education for travestis. Since its beginning, the school performed a function in service of thoughts modes and discrimination standardization about people by mechanisms of ordination, hierarchization and classification. This study was searching, therefore, understand how is the relationship between education and gender diversities from travestis’ school experiences and the repercussions in their subjectivationprocess. The goal of this study is achieve analysis about travestis’ school experiences bringing questions about the relationship between education and gender diversities, consequently, discussing the history of the relationship between education and gender diversity in Brazilian society correlating travestis school experiences and their repercussions in the process of subjectivation and thinking about perspectives of an education that can understand gender diversity from travestis speech. For this, was developed a study classified as action research, with qualitative approach, interviewing three travestis who experienced the educational system in São Luis, regardless of school level (basic education, high school or higher education) by a semi-structured interview, faithfully recorded and transcribed, taking inspiration from Foucault’s concepts about speech analysis to execute data analysis. Then, was noticed that excluding experiences, able to interfere in subjective construction of their identities and social coexistation, that can restrict future perspectives and labor opportunities, are marked in people that confront biological norms of gender in school. However, even it was an aversive environment, they valorize the importance of formal education, proposing an urgent need to school system in order to guarantee for all people the right of access and stay, against all ways of discrimination and standardization of individuals’ expressions. Finally, this study goes beyond the school experiences, showing itself as motivation to develop new studies and to increase the study about several discussions.
Palavras-chave: Educação
Escola
Identidade de gênero
Travestis
Education
School
Gender Identity
Travestis
Área(s) do CNPq: Psicologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: RIBEIRO, Ruy Tadeu Costa. Educação e diversidade de gênero: experiências escolares de travestis em São Luís-Ma. 2020. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3350
Data de defesa: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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