Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3344
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dança e decolonialidade no palco da escola: experiência pedagógica no ensino fundamental II.
Título(s) alternativo(s): Dance and decoloniality on the school stage: pedagogical experience in elementary school II.
Autor: SILVA, Thaís de Brito 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Primeiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Segundo membro da banca: BATISTA, Cássia Rejane Pires
Terceiro membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Resumo: A dança como linguagem artística é conteúdo obrigatório no ensino básico. Conquista que aconteceu na década de 80 pela luta da arte na educação, marcada historicamente pela hegemonia epistemológica eurocêntrica nas escolas. Fortalecendo assim o preconceito, a negação das artes dos grupos minoritários étnicos, e contribuindo para um comportamento etnocêntrico por parte da comunidade escolar. Em uma realidade observada na Escola Municipal Severiano de Azevedo-Anexo Sertãozinho, constatou-se alunos/as e funcionários/as distantes dos discursos sobre dança e a rejeição pelas culturas afro ameríndias. Notou-se um desafio de ensinar dança no Ensino Fundamental II como reflexo de uma educação colonialista, na qual os saberes instalados nas manifestações culturais de matriz africana e indígena foram calados no Brasil pela arte hegemônica europeia, como forma de catequização, política e dominação de uma classe. No presente estudo, o objetivo foi desenvolver uma experiência pedagógica com os/as alunos/as do Ensino Fundamental II que possibilite uma educação decolonial por meio da investigação sobre danças que têm suas origens nos rituais afros e indígenas. No que concerne a metodologia, como visa gerar uma solução mediante ao problema e envolve interesse local, esta pesquisa é de natureza aplicada teórico-prática, com abordagem do problema quanti-qualitativa e de caráter exploratório. Para avaliar a relação dança e escola, os instrumentos técnicos adotados foram levantamentos bibliográficos, estudo de caso, pesquisa-ação, entrevista com a direção da escola e com o corpo discente. E, devido ao estudo estar voltado para um tema que há poucas referências acadêmicas; configurou-se também uma abordagem descritiva, uma vez que se pretendeu expor as características das danças étnicas e ritualísticas do Maranhão, especificamente de Icatu. Articulou-se nesse trabalho diálogos de cunho sociológico, antropológico, educacional e artístico utilizando referências teóricas de Stuart Halls, Néstor Canclini, Homi Bhabha, Aníbal Quijano e o semiólogo argentino Mignolo. Os temas correlacionados às danças e ritual foram fundamentados nas abordagens de Roger Garaudy, Lícia Shancez, Isabel Marques, Rudolf Laban, Dubatti e Zeca Ligiéro.
Abstract: The dance as an artistic language is a mandatory content in the elementary school. An achievement that occurred in the 80´s by the struggle for art in the education, historically marked by the Eurocentric epistemological hegemony in the schools. This reinforces the prejudices, the denial of the arts from the ethnical minority groups and contributing for an ethnocentric behavior in the school community. In a reality observed in the Severiano de Azevedo City School – Anexo Sertãozinho, one may verify that students and staff are distant to the speech about arts and the rejection by the afros-amerindian culture. A challenge of teaching dance in the elementary school II is noted as a reflex of a colonialist education, which the knowledge installed in the afros-indigenous matrix culture were silenced in Brazil by the European hegemonic arts, as a form of catechization, politics and domination of a class. In the present study, the objective was to develop a pedagogical experience with the students from the elementary school II which enables a decolonial education using investigations about dances that originates from afros-indigenous rituals. With regards to the methodology, as it aims to develop a solution to a problem and involves a local interest, this research is of a theorical-pratical applied nature, with a quanti-qualitative problem approach and an exploratory character. In order to evaluate the dance/school relationship, the technical instruments adopted was bibliographic survey, study cases, research-action, interview with the school principal and students. And, due to the study focused on a theme that present few academic references, a descriptive approach was also set up, once it was intended to exhibit the ethnical and ritualistic dances characteristics from Maranhão, specifically from Icatu. In this work, dialogs of sociological, anthropological, educational and artistic nature were articulated using theoretical references from Stuart Halls, Néstor Canclini, Homi Bhabha, Aníbal Quijano and the Argentinian semiologist Mignolo. The themes correlated to the dances and rituals were based on the approaches of Roger Garaudy, Lícia Shancez, Isabel
Palavras-chave: Danças
Escola
Ensino fundamental II
Decolonialidade
Dances
Elementary School
Decoloniality
Afros-amerindians culture
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SILVA, Thaís de Brito. Dança e decolonialidade no palco da escola: experiência pedagógica no ensino fundamental II. 2020. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3344
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaisdeBrito.pdfDissertação de Mestrado13,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.