Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3340
Tipo do documento: Dissertação
Título: Maranhão e os grandes projetos: desdobramentos do desenvolvimento local no eixo da Estrada de Ferro Carajás
Título(s) alternativo(s): Maranhão and large projects: developments in local development along the Carajás Railroad axis
Autor: SETÚBAL , Talita de Fátima Conceição 
Primeiro orientador: MESQUITA, Benjamin Alvino de
Primeiro membro da banca: MESQUITA, Benjamin Alvino de
Segundo membro da banca: AZAR, Zaira Sabry
Terceiro membro da banca: MARTINS, Cynthia Carvalho
Resumo: A pesquisa problematiza o Desenvolvimento Local no Maranhão a partir do contexto de emergência do Programa Grande Carajás e da implantação da Estrada de Ferro Carajás. Destaca-se o poder econômico da empresa Vale e o conjunto de impactos socioambientais decorrentes do funcionamento da ferrovia como contraposição a visão predominante imposta pela globalização econômica de que a escala local seria o ambiente sinérgico e estratégico ideal para o equacionamento dos conflitos e para o alcance de respostas satisfatórias as desigualdades socioeconômicas. Esta perspectiva considera os segmentos empresariais como fundamentais para o estímulo do chamado Desenvolvimento Local, ao passo em que relativiza a importância do Estado na mediação dos interesses entre o local e o global. A pesquisa qualitativa foi construída através do resgate do panorama histórico que retrata a implementação e execução de Grandes Projetos no Maranhão. Foram feitas análises dos relatórios de sustentabilidade da Vale para demarcar a concepção de Desenvolvimento Local na perspectiva da empresa, bem como entrevistas com moradores que vivem nas proximidades da estrada de Ferro Carajás, a fim de traçar um comparativo entre as propostas empresariais e a realidade vivenciada pelos segmentos mais pauperizados que vivem às margens da Ferrovia. Conclui-se que a escala local tem refletido tanto os efeitos históricos de empreendimentos ineficazes à dinamização produtiva do território, como também tem sido utilizado pela Vale para a promoção de estratégias de controle social em benefício da empresa através de ações compensatórias destinadas às comunidades impactadas pela ferrovia. A pesquisa também aponta os limites do uso do IDH-M como indicador de mensuração do desenvolvimento em áreas de conflitos entre populações e grandes empreendimentos.
Abstract: The research problematizes Local Development in Maranhão from the emergency context of the Grande Carajás Program and the implementation of the Carajás Railway. It is worth highlighting the economic power of the company Vale and the set of socio-environmental impacts resulting from the operation of the railway as a counterpoint to the prevailing view imposed by economic globalization that the local scale would be the ideal synergistic and strategic environment for resolving conflicts and reaching satisfactory responses to socioeconomic inequalities. This perspective considers the business segments as fundamental to stimulate the so called Local Development, while relativizing the importance of the State in mediating interests between the local and the global. The qualitative research was built through the rescue of the historical panorama that portrays the implementation and execution of Major Projects in Maranhão. Analyzes were made of Vale's sustainability reports to demarcate the concept of Local Development from the company's perspective, as well as interviews with residents who live near the Carajás Railway, in order to draw a comparison between the business proposals and the reality experienced by the most impoverished segments that live on the banks of the Railway. It is concluded that the local scale has reflected both the historical effects of ineffective ventures to the productive dynamism of the territory, as well as has been used by Vale to promote social control strategies for the benefit of the company through compensatory actions aimed at the communities impacted by the railroad. The research also points out the limits of the use of the HDI-M as an indicator of measuring development in areas of conflict between populations and large enterprises.
Palavras-chave: Desenvolvimento local
Programa Grande Carajás
Maranhão
Ferrovia Carajás
Local development
Grande Carajás Program
Maranhão
Carajás Railway
Área(s) do CNPq: Estudos do Poder Local
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SETÚBAL, Talita de Fátima Conceição. Maranhão e os grandes projetos: desdobramentos do desenvolvimento local no eixo da Estrada de Ferro Carajás. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3340
Data de defesa: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA-SETÚBAL.pdfDissertação de Mestrado1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.