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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de filosofia entre o proposto e o realizado: um olho nas orientações legais e outro na escola, à luz do pensamento de Deleuze e Guattari
Título(s) alternativo(s): Philosophy teaching between what is proposed and what is done: one eye on legal guidelines and the other on the school, in the light of Deleuze and Guattari's thinking
Autor: ANDRADE, Quizânior de Oliveira 
Primeiro orientador: PASSOS, Helder Machado
Primeiro membro da banca: PASSOS, Helder Machado
Segundo membro da banca: SERRA, Maria Olília
Terceiro membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Resumo: O objetivo geral da presente dissertação é compreender a influência dos instrumentos legais (LDB e suas alterações, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Filosofia) que dizem respeito à educação e a prática profissional em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de filosofia e sua influência sobre a escola e a prática da disciplina de filosofia. Discutimos o ensinar filosofia na perspectiva do pensamento de Deleuze e contextualização histórica, política e legal da disciplina de filosofia no Ensino Médio brasileiro. Para melhor compreensão dialogamos com Deleuze, a partir da noção de lei e ainda sua compreensão do que é a filosofia; então relacionamos o que “dizem”os instrumentos legais com o realizado na escola, especificamente no que diz respeito à prática na disciplina de filosofia, procuramos identificar relações entre o dito e o feito e assim construirmos uma reflexão sobre a influência das normativas da educação no dia-a-dia do CEM Dr. João Lula, no município de Timon-Ma, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, para então realizar analisar criticamente os dados coletados, este trabalho não objetiva insistir em modelos de ensino, mas compreender a filosofia do ensino da filosofia, como desafio nos dias atuais.
Abstract: This research seeks to understand the influence of legal instruments (laws, national curricular guidelines for high school, curricular guidelines, curricular guidelines for high School-philosophy) that relate to education and practice Professional in the classroom, withregard to the teaching of philosophy and its influence on the school and the practice of the discipline ofphilosophy. To better understand dialogue with Deleuze, from the notion of Law and still his understanding of what is philosophy? To then relate the legal instruments with the one held in the school, specifically with regard to practice in the discipline of philosophy, so that we can establish a relationship between the Said and the done and thus build a reflection on the influence of the norms of education in the day-to-day of the CEM Dr. João Lula, in the municipality of Timon-Ma.
Palavras-chave: Lei
Filosofia
Ensino
Law
Philosophy
Teaching
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: ANDRADE, Quizânior de Oliveira. O ensino de filosofia entre o proposto e o realizado: um olho nas orientações legais e outro na escola, à luz do pensamento de Deleuze e Guattari. 2020. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3331
Data de defesa: 24-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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