Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Quizânior de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415907890985144por
dc.contributor.advisor1PASSOS, Helder Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590913624385216por
dc.contributor.referee1PASSOS, Helder Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590913624385216por
dc.contributor.referee2SERRA, Maria Olília-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.contributor.referee3MARTINS, Marilda da Conceição-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8494018598780342por
dc.date.accessioned2021-06-28T13:57:39Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.citationANDRADE, Quizânior de Oliveira. O ensino de filosofia entre o proposto e o realizado: um olho nas orientações legais e outro na escola, à luz do pensamento de Deleuze e Guattari. 2020. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3331-
dc.description.resumoO objetivo geral da presente dissertação é compreender a influência dos instrumentos legais (LDB e suas alterações, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Filosofia) que dizem respeito à educação e a prática profissional em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de filosofia e sua influência sobre a escola e a prática da disciplina de filosofia. Discutimos o ensinar filosofia na perspectiva do pensamento de Deleuze e contextualização histórica, política e legal da disciplina de filosofia no Ensino Médio brasileiro. Para melhor compreensão dialogamos com Deleuze, a partir da noção de lei e ainda sua compreensão do que é a filosofia; então relacionamos o que “dizem”os instrumentos legais com o realizado na escola, especificamente no que diz respeito à prática na disciplina de filosofia, procuramos identificar relações entre o dito e o feito e assim construirmos uma reflexão sobre a influência das normativas da educação no dia-a-dia do CEM Dr. João Lula, no município de Timon-Ma, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, para então realizar analisar criticamente os dados coletados, este trabalho não objetiva insistir em modelos de ensino, mas compreender a filosofia do ensino da filosofia, como desafio nos dias atuais.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand the influence of legal instruments (laws, national curricular guidelines for high school, curricular guidelines, curricular guidelines for high School-philosophy) that relate to education and practice Professional in the classroom, withregard to the teaching of philosophy and its influence on the school and the practice of the discipline ofphilosophy. To better understand dialogue with Deleuze, from the notion of Law and still his understanding of what is philosophy? To then relate the legal instruments with the one held in the school, specifically with regard to practice in the discipline of philosophy, so that we can establish a relationship between the Said and the done and thus build a reflection on the influence of the norms of education in the day-to-day of the CEM Dr. João Lula, in the municipality of Timon-Ma.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-06-28T13:57:39Z No. of bitstreams: 1 QUIZANIOR-ANDRADE.pdf: 628596 bytes, checksum: eee55cf03e54bd1353c3e5cb96c2ea1d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T13:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QUIZANIOR-ANDRADE.pdf: 628596 bytes, checksum: eee55cf03e54bd1353c3e5cb96c2ea1d (MD5) Previous issue date: 2020-07-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeipor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLaweng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleO ensino de filosofia entre o proposto e o realizado: um olho nas orientações legais e outro na escola, à luz do pensamento de Deleuze e Guattaripor
dc.title.alternativePhilosophy teaching between what is proposed and what is done: one eye on legal guidelines and the other on the school, in the light of Deleuze and Guattari's thinkingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUIZANIOR-ANDRADE.pdfDissertação de Mestrado613,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.