Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSIMÕES, Simone Cristina Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627104529850920por
dc.contributor.advisor1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.referee1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.referee2CASTELEIRA, Rodrigo Pedro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234110887343110por
dc.contributor.referee3SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0238645400960533por
dc.contributor.referee4MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee5NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2021-06-23T21:02:49Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationSIMÕES, Simone Cristina Silva. Concepções de gênero e sexualidade no curso de pedagogia UFMA/Codó: criando espirais de conhecimento com o olhar discente. 2020. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3326-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta uma cartografia, entendida sob os pressupostos dos estudos de Deleuze e Guatarri, das concepções de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Codó. Objetiva analisar as concepções de gênero e sexualidade, presentes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus VII – Codó/MA, no período de 2015 a 2019, sob a ótica das (os) discentes egressas (os), e suas possíveis contribuições na formação docente da região dos cocais. Para tal, alinha-se às teorizações do campo da pós-crítica com inspiração, principalmente, nos estudos decoloniais a fim de: 1) identificar as concepções de gênero e de sexualidade presentes no Projeto Pedagógico do Curso em Pedagogia (PPC) da UFMA, Campus VII – Codó/MA, tendo por base a reformulação curricular de 2018; 2) identificar concepções de gênero e sexualidade nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos pela primeira turma, após reativação do curso, que foi realizada no período de 2015 a 2019, pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFMA/Codó); 3) analisar as concepções de gênero e sexualidade, produzidas pelos (os) discentes recém formados na turma concluinte em 2019, por intermédio da realização de Oficina Pedagógica; 4) compreender as possíveis contribuições da presença dos estudos de gênero e sexualidade, assim como os possíveis enredos gerados pela falta destes na formação e atuação profissional na Educação Básica. Metodologicamente tem como procedimentos: análise documental do Projeto Político Pedagógico e das monografias associadas ao tema de pesquisa; a realização de Oficina Pedagógica, visando a produção coletiva de conteúdos que constituam uma cartografia, e, são analisados com o auxílio de Bardin (2011) e da Sociopoética de Gauthier (2005). Em conclusão, a pesquisa contribui com novos subsídios acerca da formação de professoras e professores das séries iniciais na perspectiva de fomentar discussões e trabalhos que promovam o entendimento das discussões sobre gênero e sexualidade nos espaços de formação.por
dc.description.abstractThis study presents a mapping of gender and sexuality theories in the undergraduate teaching course offered by the Federal University of Maranhao (UFMA) in Codó. It is based on the theories of Deleuze and Guatarri. The objective is to analyze the application of gender and sexuality theories in the teaching course of the University of Maranhao in Codó, Campus VII, from 2015 to 2019. The study presents possible contributions of gender and sexuality theories to the alumni from Cocais region of Maranhao State in Brazil. Therefore, this study is aligned to post-critical theories and it is inspired by decolonial works to: 1) Identify the policies of gender and sexuality at the teaching faculty handbook of the College of Education of the UFMA, Campus VII in Codó, Maranhao State, after the curricular guidelines from the year of 2018; 2) Identify the elements of gender and sexuality theories presented in the final papers written by the class in 2019; 3) Analyse the ideas of gender and sexuality at the papers made by the alumni of the class of 2015 through an activity called educational masterclass; 4) To acknowledge the contributions from the gender theories, and possible misunderstandings generated by their absence in teachers; undergrad studies, and their professional actions in the elementary schools. The methodology used was: documental analysis of the handbook of the College of Education in Codó and students’ papers; the use of Bardin and Gauthier theories to mapping the papers written in an educational masterclass conducted with the students. Therefore, this study contributes to the elementary school teaching and learning courses with new perspectives and comprehensive dialogues on gender and sexuality theories in their colleges or universities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-06-23T21:02:49Z No. of bitstreams: 1 SIMONE-SIMÕES.pdf: 6288142 bytes, checksum: 1b2a2f795c2c7c788bc92d8c9155b1d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-23T21:02:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIMONE-SIMÕES.pdf: 6288142 bytes, checksum: 1b2a2f795c2c7c788bc92d8c9155b1d8 (MD5) Previous issue date: 2020-09-25eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão/Codópor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectUndergraduateeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFederal University of Maranhão. UFMA. Codó.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleConcepções de gênero e sexualidade no curso de pedagogia UFMA/Codó: criando espirais de conhecimento com o olhar discentepor
dc.title.alternativeConceptions of gender and sexuality in the UFMA/Codó pedagogy course: creating spirals of knowledge with the student's eyeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE-SIMÕES.pdfDissertação de Mestrado6,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.