Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3326
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de gênero e sexualidade no curso de pedagogia UFMA/Codó: criando espirais de conhecimento com o olhar discente |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of gender and sexuality in the UFMA/Codó pedagogy course: creating spirals of knowledge with the student's eye |
Autor: | SIMÕES, Simone Cristina Silva |
Primeiro orientador: | MACHADO, Raimunda Nonata da Silva |
Primeiro membro da banca: | MACHADO, Raimunda Nonata da Silva |
Segundo membro da banca: | CASTELEIRA, Rodrigo Pedro |
Terceiro membro da banca: | SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos |
Quarto membro da banca: | MOTTA, Diomar das Graças |
Quinto membro da banca: | NUNES, Iran de Maria Leitão |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma cartografia, entendida sob os pressupostos dos estudos de Deleuze e Guatarri, das concepções de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Codó. Objetiva analisar as concepções de gênero e sexualidade, presentes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus VII – Codó/MA, no período de 2015 a 2019, sob a ótica das (os) discentes egressas (os), e suas possíveis contribuições na formação docente da região dos cocais. Para tal, alinha-se às teorizações do campo da pós-crítica com inspiração, principalmente, nos estudos decoloniais a fim de: 1) identificar as concepções de gênero e de sexualidade presentes no Projeto Pedagógico do Curso em Pedagogia (PPC) da UFMA, Campus VII – Codó/MA, tendo por base a reformulação curricular de 2018; 2) identificar concepções de gênero e sexualidade nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos pela primeira turma, após reativação do curso, que foi realizada no período de 2015 a 2019, pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFMA/Codó); 3) analisar as concepções de gênero e sexualidade, produzidas pelos (os) discentes recém formados na turma concluinte em 2019, por intermédio da realização de Oficina Pedagógica; 4) compreender as possíveis contribuições da presença dos estudos de gênero e sexualidade, assim como os possíveis enredos gerados pela falta destes na formação e atuação profissional na Educação Básica. Metodologicamente tem como procedimentos: análise documental do Projeto Político Pedagógico e das monografias associadas ao tema de pesquisa; a realização de Oficina Pedagógica, visando a produção coletiva de conteúdos que constituam uma cartografia, e, são analisados com o auxílio de Bardin (2011) e da Sociopoética de Gauthier (2005). Em conclusão, a pesquisa contribui com novos subsídios acerca da formação de professoras e professores das séries iniciais na perspectiva de fomentar discussões e trabalhos que promovam o entendimento das discussões sobre gênero e sexualidade nos espaços de formação. |
Abstract: | This study presents a mapping of gender and sexuality theories in the undergraduate teaching course offered by the Federal University of Maranhao (UFMA) in Codó. It is based on the theories of Deleuze and Guatarri. The objective is to analyze the application of gender and sexuality theories in the teaching course of the University of Maranhao in Codó, Campus VII, from 2015 to 2019. The study presents possible contributions of gender and sexuality theories to the alumni from Cocais region of Maranhao State in Brazil. Therefore, this study is aligned to post-critical theories and it is inspired by decolonial works to: 1) Identify the policies of gender and sexuality at the teaching faculty handbook of the College of Education of the UFMA, Campus VII in Codó, Maranhao State, after the curricular guidelines from the year of 2018; 2) Identify the elements of gender and sexuality theories presented in the final papers written by the class in 2019; 3) Analyse the ideas of gender and sexuality at the papers made by the alumni of the class of 2015 through an activity called educational masterclass; 4) To acknowledge the contributions from the gender theories, and possible misunderstandings generated by their absence in teachers; undergrad studies, and their professional actions in the elementary schools. The methodology used was: documental analysis of the handbook of the College of Education in Codó and students’ papers; the use of Bardin and Gauthier theories to mapping the papers written in an educational masterclass conducted with the students. Therefore, this study contributes to the elementary school teaching and learning courses with new perspectives and comprehensive dialogues on gender and sexuality theories in their colleges or universities. |
Palavras-chave: | Gênero Sexualidade Formação docente Pedagogia Universidade Federal do Maranhão/Codó Gender Sexuality Undergraduate Education Federal University of Maranhão. UFMA. Codó. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SIMÕES, Simone Cristina Silva. Concepções de gênero e sexualidade no curso de pedagogia UFMA/Codó: criando espirais de conhecimento com o olhar discente. 2020. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3326 |
Data de defesa: | 25-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIMONE-SIMÕES.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.