Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MARTINS , Alexandrina Colins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8233629667006297 | por |
dc.contributor.advisor1 | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8685001139434354 | por |
dc.contributor.referee1 | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8685001139434354 | por |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, Maria José Albuquerque | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813056400960470 | por |
dc.contributor.referee3 | FARIAS, Isabel Maria Sabino de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4537311001790225 | por |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T14:21:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Alexandrina Colins. A coordenação pedagógica como assessoria de formação continuada: o pensar e o agir na proposição de ações formativas na escola. 2020. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3322 | - |
dc.description.resumo | A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ASSESSORIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: o pensar e o agir na proposição de ações formativas na escola, pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, teve por objetivo geral desenvolver intervenção pedagógica colaborativa junto às coordenadoras participantes, por meio de um curso de formação continuada para coordenadores/as pedagógicos/as de escolas públicas municipais de São Luís com o foco no conteúdo ‘proposição de formação continuada para os profissionais da educação’, visando a elaboração de orientações teórico metodológicas, para proposiç de ações formativas nas escolas, materializada em um Livreto. Para o alcance do que nos propomos, lançamos mão da metodologia colaborativa, com base em Ibiapina (2008, 2016), que possibilitou a participação de um grupo de coordenadoras pedagógicas, que atuam em escolas públicas municipais integrantes do Núcleo/Anil da SEMED de São Luís. O aprofundamento teórico sobre às temáticas Coordenação Pedagógica e Formação Continuada se basearam no pensamento de autores/as como: Almeida e Placco (2010); Canário (2004); Cruz (2017); Domingues (2014); Imbernón (2011); Libâneo (2004); Nóvoa (2001); Pimenta (2015); Tardif (2012)0 Saviani (2005); Vasconcellos (2002). A geração dos dados empíricos, foram produzidos com a utilização dos seguintes instrumentos de pesquisa: um Questionário e Reuniões Pedagógicas e Encontros Formativos Reflexivos. O questionário diagnóstico aplicado, possibilitou a geração de dados, dados que originaram a mediação colaborativa, isto é, a oferta do curso de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas, desenvolvido por meio dos encontros formativos reflexivos. O desenvolvimento do curso ofertado proporcionou a construção do produto, o Livreto intitulado: Itinerário metodológico para a proposição de formação continuada na escola. As conclusões mostraram mediante a avaliação do percurso formativo oferecido a relevância do estudo, pois oportunizou às colaboradoras a apropriação de elementos teóricos metodológicos para a proposição de ações formativas na escola. | por |
dc.description.abstract | PEDAGOGICAL COORDINATION AS CONTINUOUS professional development ADVISORY: thinking and acting in the provision of formative assessment at school, research developed in the professional master's degree, had the general objective of developing collaborative pedagogical intervention with the participating coordinators, through a continuous professional development training course for pedagogical coordinators of public schools in São Luís with a focus on the content ‘offering of continuous education for educational professionals', aiming at the elaboration of theoretical methodological guidelines, in order to provide formative assessment for schools, materialized in a booklet . To achieve our goals, we used the collaborative methodology, based on Ibiapina (2008, 2016), which enabled the participation of a group of pedagogical coordinators, who work in municipal public schools that are part of the SEMED Nucleus of São SEMED de São Luís. The theoretical background on the themes of Pedagogical Coordination and Continuing Education are based on the thoughts of authors such as: Almeida and Placco (2010); Canary (2004); Cruz (2017); Domingues (2014); Imbernón (2011); Libâneo (2004); Nóvoa (2001); Pepper (2015); Tardif (2012) 0 Saviani (2005); Vasconcellos (2002). The empirical data was produced during questionnaires and pedagogical meetings as research instruments. The applied diagnostic questionnaire carried out the generation of data, which originated the collaborative mediation, with the offer of the continuous formative education course for the pedagogical coordinators. The development of the respective course allowed us to bring out the final booklet entitled: Methodological itinerary for the provision of continuous professional development for teachers at school. The conclusions showed the relevance of the study, which provided the collaborators with the opportunity to acquire theoretical methodological elements when proposing formative assessment actions at school. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-06-23T14:21:23Z No. of bitstreams: 1 ALEXANDRINA-MARTINS.pdf: 24528065 bytes, checksum: 0e31bafe0f8729bfecfae7b3320c162d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-23T14:21:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALEXANDRINA-MARTINS.pdf: 24528065 bytes, checksum: 0e31bafe0f8729bfecfae7b3320c162d (MD5) Previous issue date: 2020-11-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Pesquisa colaborativa | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Assessor de formação continuada | por |
dc.subject | Itinerário de formação | por |
dc.subject | Pedagogical coordination | eng |
dc.subject | Collaborative research | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Continuing education advisor | eng |
dc.subject | Training itinerary | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | A coordenação pedagógica como assessoria de formação continuada: o pensar e o agir na proposição de ações formativas na escola | por |
dc.title.alternative | Pedagogical coordination as assistance in continuing education: thinking and acting in the proposition of training actions at school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEXANDRINA-MARTINS.pdf | Dissertação de Mestrado | 23,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.