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Tipo do documento: Dissertação
Título: A coordenação pedagógica como assessoria de formação continuada: o pensar e o agir na proposição de ações formativas na escola
Título(s) alternativo(s): Pedagogical coordination as assistance in continuing education: thinking and acting in the proposition of training actions at school
Autor: MARTINS , Alexandrina Colins 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Terceiro membro da banca: FARIAS, Isabel Maria Sabino de
Resumo: A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ASSESSORIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: o pensar e o agir na proposição de ações formativas na escola, pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, teve por objetivo geral desenvolver intervenção pedagógica colaborativa junto às coordenadoras participantes, por meio de um curso de formação continuada para coordenadores/as pedagógicos/as de escolas públicas municipais de São Luís com o foco no conteúdo ‘proposição de formação continuada para os profissionais da educação’, visando a elaboração de orientações teórico metodológicas, para proposiç de ações formativas nas escolas, materializada em um Livreto. Para o alcance do que nos propomos, lançamos mão da metodologia colaborativa, com base em Ibiapina (2008, 2016), que possibilitou a participação de um grupo de coordenadoras pedagógicas, que atuam em escolas públicas municipais integrantes do Núcleo/Anil da SEMED de São Luís. O aprofundamento teórico sobre às temáticas Coordenação Pedagógica e Formação Continuada se basearam no pensamento de autores/as como: Almeida e Placco (2010); Canário (2004); Cruz (2017); Domingues (2014); Imbernón (2011); Libâneo (2004); Nóvoa (2001); Pimenta (2015); Tardif (2012)0 Saviani (2005); Vasconcellos (2002). A geração dos dados empíricos, foram produzidos com a utilização dos seguintes instrumentos de pesquisa: um Questionário e Reuniões Pedagógicas e Encontros Formativos Reflexivos. O questionário diagnóstico aplicado, possibilitou a geração de dados, dados que originaram a mediação colaborativa, isto é, a oferta do curso de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas, desenvolvido por meio dos encontros formativos reflexivos. O desenvolvimento do curso ofertado proporcionou a construção do produto, o Livreto intitulado: Itinerário metodológico para a proposição de formação continuada na escola. As conclusões mostraram mediante a avaliação do percurso formativo oferecido a relevância do estudo, pois oportunizou às colaboradoras a apropriação de elementos teóricos metodológicos para a proposição de ações formativas na escola.
Abstract: PEDAGOGICAL COORDINATION AS CONTINUOUS professional development ADVISORY: thinking and acting in the provision of formative assessment at school, research developed in the professional master's degree, had the general objective of developing collaborative pedagogical intervention with the participating coordinators, through a continuous professional development training course for pedagogical coordinators of public schools in São Luís with a focus on the content ‘offering of continuous education for educational professionals', aiming at the elaboration of theoretical methodological guidelines, in order to provide formative assessment for schools, materialized in a booklet . To achieve our goals, we used the collaborative methodology, based on Ibiapina (2008, 2016), which enabled the participation of a group of pedagogical coordinators, who work in municipal public schools that are part of the SEMED Nucleus of São SEMED de São Luís. The theoretical background on the themes of Pedagogical Coordination and Continuing Education are based on the thoughts of authors such as: Almeida and Placco (2010); Canary (2004); Cruz (2017); Domingues (2014); Imbernón (2011); Libâneo (2004); Nóvoa (2001); Pepper (2015); Tardif (2012) 0 Saviani (2005); Vasconcellos (2002). The empirical data was produced during questionnaires and pedagogical meetings as research instruments. The applied diagnostic questionnaire carried out the generation of data, which originated the collaborative mediation, with the offer of the continuous formative education course for the pedagogical coordinators. The development of the respective course allowed us to bring out the final booklet entitled: Methodological itinerary for the provision of continuous professional development for teachers at school. The conclusions showed the relevance of the study, which provided the collaborators with the opportunity to acquire theoretical methodological elements when proposing formative assessment actions at school.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
Pesquisa colaborativa
Formação continuada
Assessor de formação continuada
Itinerário de formação
Pedagogical coordination
Collaborative research
Continuing education
Continuing education advisor
Training itinerary
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MARTINS, Alexandrina Colins. A coordenação pedagógica como assessoria de formação continuada: o pensar e o agir na proposição de ações formativas na escola. 2020. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3322
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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