Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMARAL, Verissa Einstein Soares do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998371609046695por
dc.contributor.advisor1MENENDEZ, Larissa Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687por
dc.contributor.referee1MENENDEZ, Larissa Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279006668275644por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Conceicao de Maria Belfort de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821541616565704por
dc.contributor.referee4DIAS, José Alves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8925819574173012por
dc.date.accessioned2021-06-06T18:38:10Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.citationAMARAL, Verissa Einstein Soares do. Estudantes Indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão: análise sobre o acesso e permanência.. 2021. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3316-
dc.description.resumoEste trabalho prossegue com a pesquisa iniciada no trabalho de conclusão do curso em Ciências Sociais, cuja temática foi a análise das políticas de ações afirmativas. Objetivou-se nesta dissertação de mestrado realizar um levantamento de categorias teóricas para analisar os sistemas de cotas, investigando o acesso, ingresso e permanência dos estudantes indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Trata-se de um tema multidisciplinar, que envolve etnologia indígena, educação, direito e política. A metodologia é indutiva, tratando-se de uma pesquisa qualitativa a partir de técnicas como observação participante, análise bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, que possibilitam conhecer e identificar elementos que influenciam diretamente o acesso e permanência dos estudantes Tenetehara/Guajajara na universidade Federal do Maranhão. As principais fontes de análise foram documentos legais relativos ao acesso ao ensino superior no Brasil e na UFMA e documentos relativos a atuação da Comissão de Verificação da Autodeclaração Indígena. Por fim, conseguiu-se identificar os princípios que norteiam a formulação das políticas compensatórias para indígenas e caracterizar as estratégias de construção e implementação dessas políticas na UFMA, demonstrando a efetividade da atuação das Comissões de Verificação e um pouco da convivência cotidiana dos estudantes indígenas na UFMA.por
dc.description.abstractThis work continues with the research initiated in the conclusion of the Social Sciences course, whose theme was the analysis of affirmative action policies. The objective of this master's dissertation was to carry out a survey of theoretical categories to analyze the quota systems, investigating the access, entry and permanence of Tenetehara / Guajajara indigenous students at the Federal University of Maranhão - UFMA. It is a multidisciplinary theme, involving indigenous ethnology, education, law and politics. The methodology is inductive, being a qualitative research based on techniques such as participant observation, bibliographic analysis, semi-structured interviews, which make it possible to know and identify elements that directly influence the access and permanence of Tenetehara / Guajajara students at Universidade Federal do Maranhão. The main sources of analysis were legal documents related to access to higher education in Brazil and UFMA and documents related to the performance of the Indigenous Self-Declaration Verification Commission. Finally, it was possible to identify the principles that guide the formulation of compensatory policies for indigenous people and to characterize the strategies of construction and implementation of these policies at UFMA, demonstrating the effectiveness of the performance of the Verification Commissions and a little of the daily coexistence of indigenous students in the UFMA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2021-06-06T18:38:10Z No. of bitstreams: 1 Verissa Amaral.pdf: 28997923 bytes, checksum: ff844ae9e2a22a4b24be63d003fe63b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-06T18:38:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Verissa Amaral.pdf: 28997923 bytes, checksum: ff844ae9e2a22a4b24be63d003fe63b4 (MD5) Previous issue date: 2021-01-28eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCotas para indígenas;por
dc.subjectEnsino superior;por
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.subjectQuotas for indigenous people;eng
dc.subjectUniversity education;eng
dc.subjectFederal University of Maranhãoeng
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.titleEstudantes indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão: análise sobre o acesso e permanência.por
dc.title.alternativeIndigenous Tenetehara / Guajajara students at the Federal University of Maranhão: analysis of access and permanence.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Verissa Amaral.pdfDissertação28,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.