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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudantes indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão: análise sobre o acesso e permanência.
Título(s) alternativo(s): Indigenous Tenetehara / Guajajara students at the Federal University of Maranhão: analysis of access and permanence.
Autor: AMARAL, Verissa Einstein Soares do 
Primeiro orientador: MENENDEZ, Larissa Lacerda
Primeiro membro da banca: MENENDEZ, Larissa Lacerda
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Conceicao de Maria Belfort de
Quarto membro da banca: DIAS, José Alves
Resumo: Este trabalho prossegue com a pesquisa iniciada no trabalho de conclusão do curso em Ciências Sociais, cuja temática foi a análise das políticas de ações afirmativas. Objetivou-se nesta dissertação de mestrado realizar um levantamento de categorias teóricas para analisar os sistemas de cotas, investigando o acesso, ingresso e permanência dos estudantes indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Trata-se de um tema multidisciplinar, que envolve etnologia indígena, educação, direito e política. A metodologia é indutiva, tratando-se de uma pesquisa qualitativa a partir de técnicas como observação participante, análise bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, que possibilitam conhecer e identificar elementos que influenciam diretamente o acesso e permanência dos estudantes Tenetehara/Guajajara na universidade Federal do Maranhão. As principais fontes de análise foram documentos legais relativos ao acesso ao ensino superior no Brasil e na UFMA e documentos relativos a atuação da Comissão de Verificação da Autodeclaração Indígena. Por fim, conseguiu-se identificar os princípios que norteiam a formulação das políticas compensatórias para indígenas e caracterizar as estratégias de construção e implementação dessas políticas na UFMA, demonstrando a efetividade da atuação das Comissões de Verificação e um pouco da convivência cotidiana dos estudantes indígenas na UFMA.
Abstract: This work continues with the research initiated in the conclusion of the Social Sciences course, whose theme was the analysis of affirmative action policies. The objective of this master's dissertation was to carry out a survey of theoretical categories to analyze the quota systems, investigating the access, entry and permanence of Tenetehara / Guajajara indigenous students at the Federal University of Maranhão - UFMA. It is a multidisciplinary theme, involving indigenous ethnology, education, law and politics. The methodology is inductive, being a qualitative research based on techniques such as participant observation, bibliographic analysis, semi-structured interviews, which make it possible to know and identify elements that directly influence the access and permanence of Tenetehara / Guajajara students at Universidade Federal do Maranhão. The main sources of analysis were legal documents related to access to higher education in Brazil and UFMA and documents related to the performance of the Indigenous Self-Declaration Verification Commission. Finally, it was possible to identify the principles that guide the formulation of compensatory policies for indigenous people and to characterize the strategies of construction and implementation of these policies at UFMA, demonstrating the effectiveness of the performance of the Verification Commissions and a little of the daily coexistence of indigenous students in the UFMA.
Palavras-chave: Cotas para indígenas;
Ensino superior;
Universidade Federal do Maranhão
Quotas for indigenous people;
University education;
Federal University of Maranhão
Área(s) do CNPq: Antropologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: AMARAL, Verissa Einstein Soares do. Estudantes Indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão: análise sobre o acesso e permanência.. 2021. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3316
Data de defesa: 28-Jan-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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