Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Adriano José Barroso-
dc.contributor.advisor1SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.contributor.referee1SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.contributor.referee2SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3BATISTA, Gustavo Silvano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8899510748810172por
dc.date.accessioned2021-05-24T14:19:59Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Adriano José Barroso. Ser professor de filosofia: a construção da identidade docente no ensino médio em Carutapera/Ma. 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3314-
dc.description.resumoA presente pesquisa realizou-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - nível de Mestrado Profissional (PROFI-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado a área de ensino de filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. A pesquisa tem como objetivo analisar a construção da identidade do professor de filosofia no ensino médio do centro de Ensino dr. Tarquínio Lopes filho na cidade de Carutapera/MA.O método utilizado foi o da pesquisa empírico-bibliográfica, com seleção de textos, organização e análise dos temas e problemas; pesquisa documental concentrada nos elementos da produção primária, coletada ou confeccionada no decurso da pesquisa, no contexto da escola e da prática profissional sobre a qual a reflexão foi realizada. Foram utilizados como como instrumentos de pesquisa questionários fechados e entrevistas estruturadas. Na construção do referencial teórico tomou-se como base fundamentos da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (2002), a teoria sobre a construção de perfis identitários Claude Dubar (2012), bem como reflexões sobre os saberes docentes na formação profissional, segundo Maurice Tardiff (2014), e acerca da pedagogia filosófica referente ao ensino de filosofia a partir de Alejandro Cerletti (2009). A partir da discussão e análise dos dados coletados apresenta-se uma leitura hermenêutica do perfil identitário do professor de filosofia considerando sua formação e sua ação pedagógica em sala de aulapor
dc.description.abstractThis research was carried out within the scope of the Postgraduate Program in Philosophy - Professional Master's level (PROFI-FILO) of the Federal University of Maranhão, linked to the area of philosophy teaching and the line of research in Philosophy and Teaching. The research aims to analyze the construction of the identity of the philosophy teacher in high school at the teaching center dr. Tarquínio Lopes Filho in the city of Carutapera / MA. The method used was that of empirical-bibliographic research, with selection of texts, organization and analysis of themes and problems; documentary research focused on the elements of primary production, collected or made in the course of the research, in the context of the school and professional practice on which the reflection was carried out. Closed questionnaires and structured interviews were used as research instruments. In building the theoretical framework, Hans-Georg Gadamer (2002) philosophical hermeneutics foundations were based on the theory about the construction of identity profiles Claude Dubar (2012), as well as reflections on teaching knowledge in professional training, according to Maurice Tardiff (2014), and about the philosophical pedagogy regarding the teaching of philosophy from Alejandro Cerletti (2009). From the discussion and analysis of the collected data, a hermeneutic reading of the identity profile of the philosophy professor is presented considering his education and pedagogical action in the classroomeng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-05-24T14:19:59Z No. of bitstreams: 1 ADRIANO-SOUZA.pdf: 1513031 bytes, checksum: 64231bc45f59dd30773ea55c59fd1785 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T14:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANO-SOUZA.pdf: 1513031 bytes, checksum: 64231bc45f59dd30773ea55c59fd1785 (MD5) Previous issue date: 2020-11-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhilosophy Teachingeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleSer professor de filosofia: a construção da identidade docente no ensino médio em Carutapera/Mapor
dc.title.alternativeBeing a professor of philosophy: the construction of teaching identity in high school in Carutapera / Maeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANO-SOUZA.pdfDissertação de Mestrado1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.