Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3309
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Amizade, política e a produção de subjetividades éticas: sobre a construção do mundo contemporâneo como Amor Mundi |
Título(s) alternativo(s): | Friendship, politics and the production of ethical subjectivities: on the construction of the contemporary world as Amor Mundi |
Autor: | GONÇALVES, Lucidalva Pereira |
Primeiro orientador: | SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da |
Primeiro coorientador: | SERRA, Maria Olília |
Primeiro membro da banca: | SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da |
Segundo membro da banca: | SERRA, Maria Olília |
Terceiro membro da banca: | COSTA, Márcio José de Araújo |
Quarto membro da banca: | BATISTA, Gustavo Silvano |
Quinto membro da banca: | ALCANTARA, Ramon Luis de Santana |
Resumo: | A presente pesquisa de dissertação analisa o fenômeno intersubjetivo da amizade como experiência dotada de potencial político, uma vez que a livre discussão de ideias e o compartilhamento de opiniões viabilizam o contato com o diferente. Trata-se de uma prática onde o mundo nasce como lócus privilegiado nas relações humanas, havendo a produção de subjetividades e, consequentemente, do modo de ser do si mesmo e do(s) outro(s). De acordo com Hannah Arendt, na qualidade política da amizade reside a responsabilidade com o mundo comum. Todavia, nessa perspectiva, a experiência intersubjetiva que define o encontro com o amigo se difere da relação intimista (definida pelos moldes da familiaridade ou fraternidade) que caracterizou a intensa privatização do espaço público na Idade Moderna. Para construção desta pesquisa, a metodologia utilizada é de caráter bibliográfico-qualitativo, empregando um modelo de investigação hermenêutico por compreender um procedimento que reconhece a pertença da humanidade à história como herança que se propaga na formação das subjetividades (e que permite compreender o sentido da amizade em seu vínculo com a tradição por remeter ao clássico conceito de Philía). Este trabalho se baseia na teoria filosófico e política de Hannah Arendt e na literatura especializada nos estudos sobre amizade, com destaque para Francisco Ortega e Lívia Godinho Nery Gomes. Com Arendt, a amizade se apresenta sob a denominação de Philía Politique, e em seu sentido embrionário contempla a relação dialógica com o outro e a pertença da humanidade ao mundo que se interpõe entre os homens. |
Abstract: | This master’s thesis analyzes the intersubjective friendship phenomenon as an experience with a political potential, once free talk and sharing opinions enable a comunication between different discourses. It is a kind of practice where the world represents a privileged locus in human relationships, with subjectivities production and, consequently, the way of being oneself and other (s). According to Hannah Arendt, in political quality of friendship, it lies responsibility with a common world. However, in this perspective, the intersubjective experience in friends encounter, it is different from the kind of intimate relationships (defined by the molds of familiarity or fraternity), that characterized the intense privatization of public space in Modern Age. For this research construct, methodological character used is the bibliographic-qualitative method, employing a hermeneutic research model by understanding a procedure that recognizes human belonging to History as an inheritance that propagates subjectivities formation (and that allows to understand the meaning of friendship in its connection with tradition, by referring to the classic concept of Philía). On the other hand, it is also a phenomenological model when is conceiving friendship as a phenomenon, as it presents itself to the Conscience. This thesis is based on the philosophical and political theory of Hannah Arendt and on the specialized literature in friendship studies, with emphasis on Francisco Ortega and Lívia Godinho Nery Gomes. With Arendt, friendship is presented under the name of Philía Politique, and in its embryonic sense, it contemplates the dialogical relationship with the other and the belonging of humanity to the world that stands between men. |
Palavras-chave: | Philía Subjetividade Prática Política Intersubjetividade Mundo Comum Philía Subjectivity Political Practices Intersubjectivity Common World |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH |
Citação: | GONÇALVES, Lucidalva Pereira. Amizade, política e a produção de subjetividades éticas: sobre a construção do mundo contemporâneo como Amor Mundi. 2020. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3309 |
Data de defesa: | 12-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIDALVA-GONÇALVES.pdf | Dissertação de Mestrado | 728,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.