Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3304
Tipo do documento: Dissertação
Título: TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO ABORDADOS COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO.
Título(s) alternativo(s): TOPICS OF ELECTROMAGNETISM ADDRESSED WITH A SEQUENCE EXPERIMENTAL TEACHING FOR SIGNIFICANT LEARNING IN THE HIGH SCHOOL.
Autor: ROSAS, Ajax Wellington Parente
Primeiro orientador: SILVA, Eder Nascimento
Primeiro membro da banca: SILVA, Eder Nascimento
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Terceiro membro da banca: DANTAS, Cláudio Rejane da Silva
Resumo: Este trabalho propõe a implementação de uma Sequência Didática (SD) que aplicada em sala de aula com o uso de materiais de fácil acesso e baixo custo agrega ao ensino dos professores uma aprendizagem significativa aos alunos. Com o objetivo de proporcionar uma mudança na realidade do ambiente escolar, este estudo buscou transformar fenômenos físicos em conteúdos interessantes saindo do âmbito conceitual para a praticidade do experimental, permitindo assim, a construção do conhecimento de forma significativa que insere o aluno no contexto da discussão de forma efetiva. Em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em um estudo de caso, em um ambiente de uma escola pública estadual na cidade de São Luís/MA, aplicou-se uma sequência didática de dez encontros, utilizando atividades diversificadas que envolveu um questionário para avaliação dos conhecimentos prévios, aulas expositivas dialogadas, mapas conceituais e atividades experimentais com materiais de baixo custo. A Sequência Didática é fundamentada na Teoria da Aprendizagem significativa, em que a aprendizagem caracterizada pela interação entre conhecimentos prévios e os novos conhecimentos alcançaram um significado maior nas estruturas cognitivas dos alunos. Na abordagem, preocupou-se em esclarecer os fenômenos magnéticos em diferentes contextos e suas relações com o nosso cotidiano. Dessa forma, após a aplicação da sequência didática aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, constatou-se que as atividades possibilitaram o exercício dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, para uma aprendizagem significativa relacionada ao Eletromagnetismo. Além disso, a avaliação, que é parte essencial do processo de ensino e aprendizagem, foi realizada ao longo de todo o trabalho e sempre considerando as respostas dos educandos, conforme alcançavam os objetivos pedagógicos propostos. Como resultado, expõem-se gráficos com a avaliação diagnóstica sobre o Eletromagnetismo, textos produzidos pelos alunos que refletem as avaliações formativas e fotos que demonstram a participação efetiva dos alunos na montagem e exposição dos experimentos confeccionados durante o desenvolvimento da sequência didática. Com o exposto, nos permite avaliar que este trabalho alcançou seu objetivo e contribuiu para uma participação efetivas dos discentes participantes na construção do conhecimento e os conduziu a uma aprendizagem significativa dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais sobre tópicos de Eletromagnetismo. Os resultados desta pesquisa culminaram na construção de um produto educacional direcionado a professores e alunos do ensino médio.
Abstract: This work proposes the implementation of a Didactic Sequence (SD) that integrates the application in the classroom of the use of materials of easy access and of low cost to the teachers and students, in order to promote a meaningful learning. With the objective of providing a change in the reality of the school environment, this study sought to transform physical phenomena into interesting contents, leaving the conceptual scope for the practicality of the experimental, thus allowing the construction of knowledge in a meaningful way that inserts the student in the context of the discussion effectively. In a qualitative and quantitative research, in a case study, in an environment of a state public school in the city of São Luís / MA, a didactic sequence of ten meetings was applied, using diversified activities that involved a questionnaire to evaluate previous knowledge. , dialogue lectures, concept maps and experimental activities with low-cost materials. The Didactic Sequence is based on the Theory of Meaningful Learning, in which the learning characterized by the interaction between previous knowledge and the new knowledge reached a greater meaning in the students' cognitive structures. In the approach, he was concerned with clarifying magnetic phenomena in different contexts and their relationship with our daily lives. Thus, after the application of the didactic sequence to the students of the 3rd Grade of High School, it was found that the activities enabled the exercise of conceptual, procedural and attitudinal contents, for a meaningful learning related to Electromagnetism. In addition, the assessment, which is an essential part of the teaching and learning process, was carried out throughout the work and always considering the responses of the students, as they reached the proposed pedagogical objectives. As a result, graphics with the diagnostic evaluation on Electromagnetism are displayed, texts produced by the students that reflect the formative evaluations and photos that demonstrate the effective participation of the students in the assembly and exhibition of the experiments made during the development of the didactic sequence. With the above, it allows us to evaluate that this work reached its objective and contributed to an effective participation of the students participating in the construction of knowledge and led them to a significant learning of the conceptual, procedural and attitudinal contents on topics of Electromagnetism. The results of this research culminated in the construction of an educational product aimed at teachers and high school students.
Palavras-chave: Sequência Didática;
Tópicos de Eletromagnetismo;
Experimentos de baixo custo;
Aprendizagem Significativa
Didactic sequence;
Topics of Electromagnetism;
Low cost experiments;
Meaningful Learning
Área(s) do CNPq: Eletricidade e Magnetismo; Campos e Partículas Carregadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: ROSAS, Ajax Wellington Parente. Tópicos do eletromagnetismo abordados com uma sequência didática experimental para uma aprendizagem significativa no ensino médio.. 2020. 149 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3304
Data de defesa: 16-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ajax W. Parente R..pdfDissertação de Mestrado37,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.