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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3303
Tipo do documento: Tese
Título: ESPERANÇA DO MUNDO: ontologia, futuro e emancipação no século 21.
Título(s) alternativo(s): HOPE OF THE WORLD: ontology, future and emancipation in the 21st century.
Autor: SILVA, Saulo Pinto 
Primeiro orientador: SILVA, Ilse Gomes
Primeiro membro da banca: SILVA, Ilse Gomes
Segundo membro da banca: COUTINHO, Joana Aparecida
Terceiro membro da banca: ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes
Quarto membro da banca: BARBOSA, Zulene Muniz
Quinto membro da banca: MARTINS, Carlos Eduardo
Resumo: A esperança do mundo é uma elaboração teórica que objetiva se contrapor ao obscurantismo e resignação que domina o mapeamento cognitivo global. Para isso, tenta localizar a questão constitutiva da falha, que opera a destituição objetiva da democracia e obstrui a plena representação de todos. Assim, a populaça ou proletariado é o espectro que impede a unidade orgânica do corpo social. O que temos é a explosão de revoltas e conflitos por dentro das sociedades contemporâneas que mantêm a reprodução da instabilidade do capitalismo. É nesse sentido que o fascismo aparece como alternativa popular, mobilizando o ressentimento recalcado e dissimulando o ódio despolitizado contra a própria democracia. O que pode ser feito? Na verdade, é necessário construir a rearticulação cognitiva da opressão social hoje, problematizando que a exploração econômica, dominação política e humilhação social estão em discordância no que diz respeito à temporalidade da ação. Depois, precisamos pensar que a liberdade desprovida da igualdade substantiva é uma armadilha, pois ela não é capaz de produzir sujeitos verdadeiramente livres. O capitalismo, pela sua própria lógica inconsistente, amplia seus mecanismos de dominação social até o ponto de estabelecer a exploração da liberdade, isto é, da estrutura do sentimento e da emoção. Então, o que temos é o aparecimento do sujeito depressivo. O beco sem saída do capitalismo somente pode ser confrontado pela insistência na mudança do mundo. Ainda temos futuro? Formula-se a necessidade ontológica da imaginação do futuro e da emancipação como o primeiro procedimento para superar a derrota. Pensamos que a Ideia comunista é a tradução imediata da nomeação do futuro que podemos desejar. Mas a emancipação social não pode ser reduzida à mera tomada do poder político. Ela precisa ir além do fracasso, realizando a emancipação como uma nova forma de sensibilidade e uma nova forma de habitar o mundo. A revolução social no século 21 é duplamente a constituição de um sujeito sensível renovado e a instituição de uma forma de comunidade autêntica: o comunismo é o programa político-estético da liberdade e da igualdade, da felicidade e da alegria.
Abstract: The hope of the world is a theoretical elaboration that aims to oppose the obscurantism and resignation that dominates the global cognitive mapping. To this end, it tries to locate the constitutive issue of the failure, which operates the objective destitution of democracy and obstructs the full representation of all. Thus, the population or proletariat is the spectrum that prevents the organic unity of the social body. What we have is the explosion of revolts and conflicts within contemporary societies that maintain the reproduction of the instability of capitalism. It is in this sense that fascism appears as a popular alternative, mobilizing repressed resentment and concealing depoliticized hatred against democracy itself. What can be done? In fact, it is necessary to build the cognitive rearticulation of social oppression today, problematizing that economic exploitation, political domination and social humiliation are at variance with regard to the temporality of action. Then, we need to think that freedom without substantive equality is a trap, because it is not capable of producing truly free subjects. Capitalism, by its own inconsistent logic, expands its mechanisms of social domination to the point of establishing the exploitation of freedom, that is, the structure of feeling and emotion. So, what we have is the appearance of the depressive subject. The dead end of capitalism can only be confronted by the insistence on changing the world. Do we still have a future? The ontological need for the imagination of the future and emancipation is formulated as the first procedure to overcome defeat. We think that the Communist Idea is the immediate translation of the nomination of the future that we can wish for. But social emancipation cannot be reduced to the mere taking over of political power. It needs to go beyond failure, realizing emancipation as a new form of sensitivity and a new way of inhabiting the world. The social revolution in the 21st century is doubly the constitution of a renewed sensitive subject and the institution of a form of authentic community: communism is the political-aesthetic program of freedom and equality, happiness and joy.
Palavras-chave: Esperança do mundo;
Futuro;
Emancipação
Hope of the world;
Future;
Emancipation
Área(s) do CNPq: Teoria Sociológica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SILVA, Saulo Pinto. Esperança do mundo: ontologia, futuro e emancipação no século 21.. 2020. 491 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3303
Data de defesa: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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