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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSCAVONE, Joaquim Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8383271604289917por
dc.contributor.advisor1ALMEIDA NETO, Areolino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041675571955870por
dc.contributor.advisor-co1BRAZ JUNIOR, Geraldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287861610873629por
dc.contributor.referee1ALMEIDA NETO, Areolino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041675571955870por
dc.contributor.referee2BRAZ JUNIOR, Geraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287861610873629por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Alexandre César Muniz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225588855422632por
dc.contributor.referee4ROCHA, Marcelo Lisboa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909823430980265por
dc.date.accessioned2021-05-02T16:30:19Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.citationSCAVONE, Joaquim Martins. Otimizando CNNs Com Aprendizado Acumulativo Via Múltiplas Redes Neurais.. 2020. 68 f.. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3290-
dc.description.resumoO número de vítimas fatais em acidentes de trânsito é assustador. Muitos desses acidentes decorrem do desrespeito a sinalização, que, muitas vezes, acontece de maneira involuntária, por distrações, por exemplo. Esta problemática vem sendo tratada com muita atenção na comunidade científica. O que levou ao surgimento dos Sistemas Avançados de Auxílio ao Motorista (ADAS - Advanced Driver Assistance Systems), que são sistemas que podem interpretar a sinalização e fluxo na via e, a partir dessas informações, emitir alertas ao condutor ou até mesmo intervir na condução. As redes convolucionais já são amplamente utilizadas nos ADAS e estão promovendo verdadeiro avanço nesse área. Desta forma, este trabalho apresenta uma estratégia que utiliza redes neurais neste tipo de problema. A pesquisa desenvolvida realizou uma união das técnicas de múltiplas redes neurais autocoordenadas e redes neurais convolucionais, que demonstrou sua eficiência quando aplicada a redes já treinadas. A técnica proposta apresentou 95.33% de precisão, a possibilidade da diminuição do tempo de treinamento e uma nova estratégia de fuga de mínimos locais, o que abre um leque de novas pesquisas que podem ser realizadas.por
dc.description.abstractThe number of fatalities in traffic accidents is staggering. Many of these accidents result from disrespect for signaling, which often happens involuntarily, due to distractions, for example. This issue has been treated with great attention in the scientific community. This led to the emergence of Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), which are systems that can interpret signaling and flow on the road and, based on this information, issue alerts to the driver or even intervene in driving. Convolutional networks are already widely used in ADAS and are promoting real progress in this area. Thus, this work presents a strategy that uses neural networks in this type of problem. The developed research made a union of the techniques of multiple self-coordinated neural networks and convolutional neural networks, which demonstrated its efficiency when applied to already trained networks. The proposed technique achieved 95.33% accuracy, the possibility of reducing training time and a new strategy to escape local minimums, which opens up a range of new research that can be carried out.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2021-05-02T16:30:19Z No. of bitstreams: 1 J.M.Scavone.pdf: 25323728 bytes, checksum: b5e409fbba36956eecbe734e64a252ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-02T16:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 J.M.Scavone.pdf: 25323728 bytes, checksum: b5e409fbba36956eecbe734e64a252ec (MD5) Previous issue date: 2020-11-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectreconhecimento e classificação de semáforos;por
dc.subjectaprendizagem profunda;por
dc.subjectrede neural convolucional;por
dc.subjectmúltiplas redes neurais autocoordenadaspor
dc.subjectTraffic Lights Recognition;eng
dc.subjectDeep Learning;eng
dc.subjectMultiple Self-coordinated Neural Networkseng
dc.subject.cnpqModelos Analíticos e de Simulaçãopor
dc.titleOtimizando CNNs Com Aprendizado Acumulativo Via Múltiplas Redes Neurais.por
dc.title.alternativeOptimizing CNNs With Cumulative Learning Via Multiple Neural Networks.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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