Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Arthur José Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718052610306783por
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.advisor-co1FURTADO, Cassia Cordeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918por
dc.contributor.referee1CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.referee2FARIAS , Bruno Serviliano Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483482439913996por
dc.contributor.referee3NORONHA, Raquel Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782161324909358por
dc.contributor.referee4ANDRADE NETO , Mariano Lopes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8265029704334946por
dc.date.accessioned2021-04-20T00:57:29Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationMARQUES, Arthur José Silva. Características anatômicas tipográficas e sua influência no reconhecimento da letra: estudo dos materiais didáticos para a terceira idade na UNITI/UFMA. 2020. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3280-
dc.description.resumoConsiderando o atual processo de envelhecimento populacional e as necessidades de projetos que dialoguem com o público idoso, percebeu-se que no campo de conhecimento de design há poucas pesquisas e discussões que abordem design, terceira idade e educação. Esta pesquisa analisou o uso da tipografia em materiais didáticos utilizados no ensino da terceira idade. Consiste em um estudo de caso na Universidade da Terceira Idade - UNITI/UFMA. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: na primeira, identificou-se o perfil socioeconômico e os problemas visuais que acometem os discentes. Também foi realizado o Teste de Snellen para compreender o grau de acuidade visual dos mesmos. Na segunda etapa, foram coletados e analisados 7 artefatos gráficos usados no ensino. Para catalogar os tipos mais presentes nestes materiais, após a análise, estes foram divididos em três grupos tipográficos: Serifados, Sem Serifa e Manuscritos. A terceira etapa, foi a realização do teste de leitura, no qual os tipos foram aplicados em textos de caráter cultural, com o objetivo de ranqueá-los pela média de tempo e pela preferência dos discentes. A quarta etapa, foi a definição e produção de 4 jogos tipográficos. Além disso, foram realizados dois pré-testes, um na UNITI/UFMA e um na ADSA/Aveiro – Portugal. A quinta, e última etapa, foi a realização dos jogos tipográficos com os discentes da UNITI/UFMA. Participaram do experimento 45 discentes da instituição. Os principais resultados mostraram que a tipografia que melhor atendem aos discentes da terceira idade é aquela que possui o traço uniforme ou com leve/médio contraste e estão entre tipos Serifados ou Sem Serifa. Também devem possuir grandes aberturas, grandes ascendentes e descendentes; e grandes altura-x; constatou-se também que as letras análogas (u, n, b, q, p, d) e as letras estreitas (l, i, j, t, f) precisam de elementos que as diferenciem, assim como, as letras g, v e r precisam ter seus desenhos similares aos modelos mais usuais destas letras. Observou-se que a tipografia adequada a terceira idade deve contemplar a princípios os discentes com menor grau de instrução, pois, estes apresentaram maiores dificuldades de reconhecimento dos caracteres, demonstrando que há relação entre a identificação da letra e o repertório do indivíduo. Por fim, são feitas recomendações tipográficas que podem melhorar os materiais didáticos usados no ensino da terceira idade.por
dc.description.abstractConsidering the current population aging process and the needs of projects that dialogue with the elderly public, it was noticed that in the field of design knowledge, there is little research and discussion that addresses design, old age and education. This research analyzed the use of typography in teaching materials used in the teaching of the elderly. It consists of a case study at the University of the Third Age - UNITI / UFMA. The research was carried out in five stages: in the first, the socioeconomic profile and the visual problems that affect the students were identified. The Snellen test was also carried out to understand their degree of visual acuity. In the second stage, 7 graphic artifacts used in teaching were collected and analyzed. To catalog the types most present in these materials, after analysis, they were divided into three typographic groups: Serif, Sans Serif and Manuscripts. The third step was the reading test, in which the types were applied to texts of a cultural nature, with the aim of ranking them by the average time and by the preference of the students. The fourth stage was the definition and production of 4 typographic games. In addition, two pre-tests were carried out, one at UNITI / UFMA and one at ADSA / Aveiro - Portugal. The fifth, and last stage, was the realization of typographic games with UNITI / UFMA students. 45 students from the institution participated in the experiment. The main results showed that the typography that best suits the students of the third age is the one that has the uniform line or with light / medium contrast and are between Serifados or Sem Serifa types. They must also have large openings, great ascending and descending; and large height-x; it was also found that analogous letters (u, n, b, q, p, d) and narrow letters (l, i, j, t, f) need elements that differentiate them, as well as the letters g, see need have their designs similar to the most usual models of these letters. It was observed that the typography suitable for the elderly should at first contemplate students with less education, as they had greater difficulties in recognizing the characters, demonstrating that there is a relationship between the identification of the letter and the individual's repertoire. Finally, typographic recommendations are made that can improve the teaching materials used in teaching seniors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-04-20T00:57:29Z No. of bitstreams: 1 ArthuMarques.pdf: 7295254 bytes, checksum: 87333c2b62718071482017c008dc3eb5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-20T00:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArthuMarques.pdf: 7295254 bytes, checksum: 87333c2b62718071482017c008dc3eb5 (MD5) Previous issue date: 2020-09-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTipografiapor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.subjectGraphic designeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTypographiceng
dc.subjectDidactic materialseng
dc.subjectElderlyeng
dc.subject.cnpqDesenho Industrialpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleCaracterísticas anatômicas tipográficas e sua influência no reconhecimento da letra: estudo dos materiais didáticos para a terceira idade na UNITI/UFMApor
dc.title.alternativeAnatomical typographic characteristics and their influence on letter recognition: study of teaching materials for the elderly at UNITI / UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArthuMarques.pdfDissertação de Mestrado7,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.