Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIRA, Zarah Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646056887099252por
dc.contributor.advisor1LOPES, Josefa Batista Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092957242427199por
dc.contributor.referee1LOPES, Josefa Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092957242427199por
dc.contributor.referee2GOMES, Darcilene Claudio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776555032114922por
dc.contributor.referee3LÉDA, Denise Bessa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee4COUTINHO, Joana Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1089256440314557por
dc.contributor.referee5ABREU, Marina Maciel-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164951587932833por
dc.date.accessioned2021-04-08T14:48:55Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.citationLIRA, Zarah Barbosa. A felicidade no trabalho docente e a mediação das políticas de valorização docente no estado de Pernambuco. 2020. 215 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3265-
dc.description.resumoProduto de um estudo sobre a relação felicidade e trabalho docente, considerando a mediação das políticas de valorização docente em Pernambuco, esta tese expressa um esforço para entender essa relação em sua totalidade complexa, a partir da compreensão de cada um dos dois eixos temáticos que a constituem em suas especificidades, no sentido de desvelar a importância das políticas de valorização docente para a felicidade no trabalho dos (as) professores (as) no ensino médio do sistema público de Pernambuco. Apoiada em pesquisa teórica, parte-se do entendimento de que o trabalho, como momento fundante da realização do ser social, é decisivo para a felicidade, considerada desde a Grécia antiga como a maior das aspirações humanas. Ancorada na literatura marxiana e marxista, bem como na Psicodinâmica do Trabalho, desenvolvida por Christophe Dejours, busca-se entender o sentido do trabalho na sociedade capitalista e sua valorização para a felicidade no trabalho docente. O trabalho, sob o regime capitalista, adquire um caráter de estranhamento para o trabalhador, deixando de ser meio de realização e felicidade humana para ser mero meio de sobrevivência, tornando-se trabalho de sacrifício e sofrimento. Na dinâmica do capitalismo, o trabalho docente no ensino público, embora não seja produtor de bens de capital, está subordinado ao regime capitalista de forma política e ideológica, com traços de alienação resultantes do aprofundamento do controle sobre o trabalho docente. A valorização docente na sociedade capitalista decorre do valor da educação para essa sociedade, cuja concepção é de cunho econômico sob o argumento de formar indivíduos para o mercado de trabalho. O entendimento de que a educação na sociedade capitalista está a serviço da perpetuação alienante do capital e subordinada aos interesses particulares da classe dominante, põe em relevo a importância do papel social da docência para ajudar a romper com os princípios da concepção liberal, legitimadora da injustiça social. As reformas neoliberais no âmbito da educação, sob os auspícios de organismos internacionais, que trazem subjacentes desregulação, privatização e flexibilização, resultam em intensificação, responsabilização e precarização do trabalho docente, tendo influência negativa na saúde física e psíquica dos (as) professores (as), a exemplo da Síndrome de Burnout. Das políticas de valorização docente do ensino médio em Pernambuco, é possível afirmar que embora tragam em seus discursos uma mensagem de valorização dos docentes, ainda que apareçam como resposta à luta incessante da categoria nesse sentido, além de não serem acompanhadas de melhoria nas condições de trabalho, em nada favorecem para que a categoria se sinta valorizada e prestigiada, sendo algumas delas até consideradas políticas de controle e dominação que contribuem para o processo de desprofissionalização e desvalorização da carreira docente. Por fim, da complexidade do estudo teórico, articulado aos achados empíricos, depreende-se que, se a mediação de políticas de valorização docente é essencial para a felicidade no trabalho docente, a superação do trabalho alienado, o qual retira do ser humano aquilo que lhe confere sua humanidade, é uma questão crucial para a fruição da atividade laboral, como condição para uma vida feliz no trabalho docente.por
dc.description.abstractResult of a study on the relationship between happiness and teaching work, considering the mediation of the policies of teacher appreciation in Pernambuco, this thesis aims to understand this relationship in its complex totality, based on the understanding of each of the two thematic axes that constitute in their specificities, in the sense of unveiling the importance of teacher valorization policies for happiness in the work of teachers in secondary education in the public system of Pernambuco. Supported by theoretical research, it is based on the understanding that work, as the foudation of the realization of the social being, is decisive for happiness, considered since ancient Greece as the greatest of human aspirations. Anchored in Marxian and Marxist literature, as well as in the Psychodynamics of Work, developed by Christophe Dejours, it seeks to understand the meaning of work in capitalist society and its appreciation for happiness in teaching work. In capitalist regime, work acquires a character of strangeness for the worker, ceasing to be a means of fulfillment and human happiness to be a mere means of survival, becoming work of sacrifice and suffering. In capitalist dynamics, teaching work in public education, although it is not a producer of capital goods, is subordinated to capitalist regime in a political and ideological way, with traces of alienation resulting from the deepening of control over teaching work. The teacher appreciation in the capitalist society stems from the value of education for that society, whose conception is of an economic nature under the argument of training individuals for the labor market. The understanding that education in capitalist society is at the service of the alienating perpetuation of capital and subordinated to the particular interests of the ruling class, highlights the importance of the social role of teaching to help break with the principles of the liberal conception, legitimizing social injustice. Neoliberal reforms in education, under the auspices of international organizations, which bring about deregulation, privatization and flexibility, result in intensification, accountability and precariousness of teaching work, having a negative influence on teachers' physical and psychological health, like the Burnout Syndrome. From the policies of teaching valorization of high school in Pernambuco, it is possible to affirm that although their speeches brings a message of appreciation of teachers, even though they appear in response to the category's incessant struggle in this sense, in addition to not being accompanied by improvement in the conditions of work, do nothing to make the category feel valued and prestigious, some of which are considered policies of control and domination that contribute to the process of deprofessionalization and devaluation of the teaching career. Finally, from the complexity of the theoretical study, linked to the empirical findings, it appears that, if the mediation of teaching valorization policies is essential for happiness in teaching work, the overcoming of alienated work, which removes from the human being what gives it its humanity, it is a crucial issue for the enjoyment of work activity, as a condition for a happy life in teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-04-08T14:48:55Z No. of bitstreams: 1 ZARAH-BARBOSA.pdf: 1205989 bytes, checksum: da758d3a8531ec1810403d7fa8fe11d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-08T14:48:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZARAH-BARBOSA.pdf: 1205989 bytes, checksum: da758d3a8531ec1810403d7fa8fe11d0 (MD5) Previous issue date: 2020-03-04eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco - FACEPEpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFelicidadepor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectValorização docentepor
dc.subjectHappinesspor
dc.subjectTeaching wokpor
dc.subjectTeacher appreciationpor
dc.subject.cnpqFatores Humanos no Trabalhopor
dc.titleA felicidade no trabalho docente e a mediação das políticas de valorização docente no estado de Pernambucopor
dc.title.alternativeHappiness in teaching work and the mediation of teacher valorization policies in the state of Pernambucoeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZARAH-BARBOSA.pdfTese de Doutorado1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.