Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPESSOA FILHO, Raimundo Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231032047166009por
dc.contributor.advisor1MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee1MATOS, Elisene Casto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee2BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9454519770693683por
dc.contributor.referee3DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.contributor.referee4BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.date.accessioned2021-03-24T02:02:54Z-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.identifier.citationPESSOA FILHO, Raimundo Morais. Releitura nas artes visuais: contribuições à leitura da imagem pictórica nas aulas de Arte do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. 2020. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3256-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de análise da imagem pictórica no âmbito da Arte/Educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de reflexão crítica do educando por meio da prática de releitura contextualizada, a partir da leitura de imagem pictórica e da sua leitura de mundo. Propõe formas de integrar a leitura de imagem da obra de arte pictórica, mediadas pelo emprego de abordagens específicas desenvolvidas para tal finalidade, contribuindo para a identificação, tradução e domínio dos elementos e códigos formais próprios da linguagem visual, bem como entendimento da estrutura dos textos visuais, caracterizados por uma gramática visual específica. Metodologicamente, o trabalho orienta-se pela pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Além disso, os resultados são analisados de forma qualitativa, pois o corpus é formado pelas próprias obras de releituras dos alunos participantes. Como aporte teórico metodológico, destacamos estudos sobre a Iconografia/Iconologia de Erwin Panofsky, do Sistema Image Watching de Robert Ott e da Abordagem/Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Nos ancoramos nestes teóricos da imagem e da Arte/Educação que ressaltam a importância da leitura da imagem e a necessidade de uma educação visual. Para tanto, esses estudos e sistematizações orientam um trabalho de caráter teórico/prático. Durante a pesquisa, nos permitimos compartilhar saberes e fazeres e também adquirir novas aprendizagens junto aos envolvidos no processo durante a pesquisa-ação, de modo a contribuirmos com a formação de leitores críticos, criativos e propositores de novas imagens passíveis de outras leituras.por
dc.description.abstractThis dissertation has as object of study the process of analysis of the pictorial image in the scope of Art / Education. The general objective of the research is to analyze the process of critical reflection of the student through the practice of contextualized rereading of pictorial image, from his reading of the world and personal experiences. It proposes ways to integrate the image reading of the pictorial work of art, mediated by the use of specific approaches developed for this purpose, contributing to the identification, translation and mastery of the formal elements and codes typical of the visual language, as well as understanding the structure of the texts visual, characterized by a specific visual grammar. Methodologically, the work is guided by bibliographic research and action research. In addition, the results are analyzed in a qualitative way, as the corpus is formed by the rereadings of the participating students. As a methodological theoretical contribution, we highlight studies on Erwin Panofsky's Iconography / Iconology, Robert Ott's Image Watching System and Ana Mae Barbosa's Triangular Approach / Proposal. We are anchored in these image and Art / Education theorists who emphasize the importance of image reading and the need for visual education. Therefore, these studies and systematizations guide a theoretical / practical work. During the research, we allow ourselves to share knowledge and actions and also acquire new learning from those involved in the process during action research, in order to contribute to the formation of critical, creative readers and proponents of new images that can be read further.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-03-24T02:02:54Z No. of bitstreams: 1 RaimundoMorais.pdf: 2272468 bytes, checksum: d228eaf5919351d71746489d97b2756f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-24T02:02:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaimundoMorais.pdf: 2272468 bytes, checksum: d228eaf5919351d71746489d97b2756f (MD5) Previous issue date: 2020-10-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte/Educaçãopor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectLeitura crítica de imagem pictóricapor
dc.subjectReleiturapor
dc.subjectArt/Educationeng
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectCritical reading of pictorial imageeng
dc.subjectRereadingeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleReleitura nas artes visuais: contribuições à leitura da imagem pictórica nas aulas de Arte do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândiapor
dc.title.alternativeRereading in the visual arts: contributions to the reading of the pictorial image in the art classes of the Federal Institute of Maranhão - Campus Açailândiaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaimundoMorais.pdfDissertação de Mestrado2,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.