Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3256
Tipo do documento: Dissertação
Título: Releitura nas artes visuais: contribuições à leitura da imagem pictórica nas aulas de Arte do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia
Título(s) alternativo(s): Rereading in the visual arts: contributions to the reading of the pictorial image in the art classes of the Federal Institute of Maranhão - Campus Açailândia
Autor: PESSOA FILHO, Raimundo Morais 
Primeiro orientador: MATOS, Elisene Castro
Primeiro membro da banca: MATOS, Elisene Casto
Segundo membro da banca: BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Terceiro membro da banca: DOMINGO, Reinaldo Portal
Quarto membro da banca: BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o processo de análise da imagem pictórica no âmbito da Arte/Educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de reflexão crítica do educando por meio da prática de releitura contextualizada, a partir da leitura de imagem pictórica e da sua leitura de mundo. Propõe formas de integrar a leitura de imagem da obra de arte pictórica, mediadas pelo emprego de abordagens específicas desenvolvidas para tal finalidade, contribuindo para a identificação, tradução e domínio dos elementos e códigos formais próprios da linguagem visual, bem como entendimento da estrutura dos textos visuais, caracterizados por uma gramática visual específica. Metodologicamente, o trabalho orienta-se pela pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Além disso, os resultados são analisados de forma qualitativa, pois o corpus é formado pelas próprias obras de releituras dos alunos participantes. Como aporte teórico metodológico, destacamos estudos sobre a Iconografia/Iconologia de Erwin Panofsky, do Sistema Image Watching de Robert Ott e da Abordagem/Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Nos ancoramos nestes teóricos da imagem e da Arte/Educação que ressaltam a importância da leitura da imagem e a necessidade de uma educação visual. Para tanto, esses estudos e sistematizações orientam um trabalho de caráter teórico/prático. Durante a pesquisa, nos permitimos compartilhar saberes e fazeres e também adquirir novas aprendizagens junto aos envolvidos no processo durante a pesquisa-ação, de modo a contribuirmos com a formação de leitores críticos, criativos e propositores de novas imagens passíveis de outras leituras.
Abstract: This dissertation has as object of study the process of analysis of the pictorial image in the scope of Art / Education. The general objective of the research is to analyze the process of critical reflection of the student through the practice of contextualized rereading of pictorial image, from his reading of the world and personal experiences. It proposes ways to integrate the image reading of the pictorial work of art, mediated by the use of specific approaches developed for this purpose, contributing to the identification, translation and mastery of the formal elements and codes typical of the visual language, as well as understanding the structure of the texts visual, characterized by a specific visual grammar. Methodologically, the work is guided by bibliographic research and action research. In addition, the results are analyzed in a qualitative way, as the corpus is formed by the rereadings of the participating students. As a methodological theoretical contribution, we highlight studies on Erwin Panofsky's Iconography / Iconology, Robert Ott's Image Watching System and Ana Mae Barbosa's Triangular Approach / Proposal. We are anchored in these image and Art / Education theorists who emphasize the importance of image reading and the need for visual education. Therefore, these studies and systematizations guide a theoretical / practical work. During the research, we allow ourselves to share knowledge and actions and also acquire new learning from those involved in the process during action research, in order to contribute to the formation of critical, creative readers and proponents of new images that can be read further.
Palavras-chave: Arte/Educação
Artes Visuais
Leitura crítica de imagem pictórica
Releitura
Art/Education
Visual arts
Critical reading of pictorial image
Rereading
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: PESSOA FILHO, Raimundo Morais. Releitura nas artes visuais: contribuições à leitura da imagem pictórica nas aulas de Arte do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. 2020. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3256
Data de defesa: 15-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaimundoMorais.pdfDissertação de Mestrado2,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.