Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUIMARÃES, Rafaela Maria França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444211279487605por
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee2SILVA, Narciso Laranjeira Telles da-
dc.contributor.referee3STELZER, Andrea-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4953045718120818por
dc.date.accessioned2021-03-24T01:44:56Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Rafaela Maria França. A criação teatral a partir do conto o gato preto de Edgar Allan Poe: processos cênicos com o Grupo de Teatro Mímesis do IFMA/Campus Grajaú. 2020.173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3255-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe a investigação do processo criativo dos (as) alunos (as) do Grupo de Teatro Mímesis do IFMA/Campus Grajaú tendo como ponto de partida o gênero narrativo conto através da obra “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe e sua passagem para a linguagem teatral. Trata-se de uma abordagem qualitativa, pesquisa ação participante, descritiva, cujos caminhos percorridos se deram a partir dos seguintes procedimentos criativos: estudo do conto; pesquisas teóricas; leitura grupal; diários de bordo; narração do conto com recursos externos; gravações de narrativas; construções de fragmentos teatrais; chuva de ideias em cartazes; slam; montagem de cenas; exercícios com/sobre narrativas e narrador; jogos teatrais; estudo de personagem com experimentação de caracterização/maquiagem e trabalho com projeção da sombra. Esses procedimentos foram utilizados na tentativa de entender caminhos para a criação cênica por meio do gênero conto, cujos resultados apontaram para as construções de solos narrativos “Faces de Hamlet”, encenações com a linguagem da animação e a transcriação teatral “Gato Preto”. A proposta traz consigo experiências que instigam a reflexão sobre a importância do processo de criação cênica no fazer artístico na escola.por
dc.description.abstractThis research intends to investigate the creative process of the students who participate in the Theater Group Mímesis at IFMA/ Grajaú Campus using as starting point the narrative genre short story through the work “The Black Cat”, by Edgar Allan Poe and its passage to the theatrical language. It is a qualitative approach, a participatory action research and a descriptive research, in which a path has been drawn by using the following creative methods: study of the short story; thoretical research; grupal reading; logbooks; storytelling with exterior resources; narrative recording; construction of drama fragments; brainstorming in posters; slam; scene montage; exercises with/about narrator and narratives; theater games; study of character with experimentation of characterization/ make up and work with shadow projection. Theses methods were used in the attempt of uderstanding ways to the scenic creation through the short story genre, which results pointed to the construction of the narrative solos “Faces de Hamlet”, staging by using the animation language and also the theater transcription “The Black Cat”. This proposal brings experiences that instigate the reflection about the importance of the scenic creation process in the artistic production at school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-03-24T01:44:56Z No. of bitstreams: 1 RafaelaGuimarães.pdf: 27390875 bytes, checksum: 68226da29334cfdc8613f398eebea27e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-24T01:44:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RafaelaGuimarães.pdf: 27390875 bytes, checksum: 68226da29334cfdc8613f398eebea27e (MD5) Previous issue date: 2020-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectContospor
dc.subjectEdgar Allan Poepor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectShort storieseng
dc.subjectEdgar Allan Poeeng
dc.subjectCreation processeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleA criação teatral a partir do conto o gato preto de Edgar Allan Poe: processos cênicos com o Grupo de Teatro Mímesis do IFMA/Campus Grajaú.por
dc.title.alternativeTheatrical creation based on the short story the black cat by Edgar Allan Poe: scenic processes with the IFMA / Campus Grajaú Mímesis Theater Group.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaGuimarães.pdfDissertação de Mestrado26,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.